2 de julho de 2022

10 benefícios do chá de maracujá que você precisa conhecer

O maracujá é uma fruta que vem sendo consumida desde muito tempo por causa do seu gosto e dos seus benefícios para o corpo e para a mente.

Atualmente ele é bastante usado para fazer sucos e sobremesas, mas além disso pode ter um uso como chá que pode ser ainda mais eficaz para melhorar algumas condições de saúde.

Você quer saber mais sobre esse chá que vem sendo consumido cada vez mais pelos brasileiros?

Basta acompanhar o texto.

Com o que é feito o chá de maracujá?

Muitos dos chás de frutas são chás feitos com as folhas das frutas, e, apesar de o chá de maracujá ser possível fazer o chá com a planta ou a casca, também pode ser feito com a polpa da fruta o que mostra que os benefícios não se concentram em apenas uma parte.

Benefícios do chá de maracujá

O chá de maracujá é altamente recomendado para pessoas que têm os mais diversos quadros clínicos.

Pesquisas recentes dizem que esse chá pode ser eficaz, se combinado com outros procedimentos, para tratar o alcoolismo e o vício das drogas.

O chá de maracujá proporciona um intenso relaxamento de modo que a pessoa que tem esses problemas ou anda ansiosa e estressada pode se sentir mais calma rapidamente.

A calma também tem muito a ver com ter um bom sono, portanto, as pessoas que consomem o chá de maracujá podem sentir melhora nos seus quadros de insônia

O sono proporcionado pelo chá de maracujá é um sono satisfatório, que dá novas energias para a pessoa começar o dia seguinte com tudo.

O chá de maracujá ainda tem outras propriedades muito importantes, como:

  1. É um poderoso antioxidante, ou seja, esse chá se trata de uma bebida que combate o envelhecimento precoce e previne a ação de células cancerígenas.
  2. Se você sofre de anemia pode contar com o chá de maracujá, pois ele é uma fonte rica de ferro.
  3. Minerais são um ponto forte dessa bebida, pois ele ainda é rico em cálcio, sódio e fósforo.
  4. Propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que aliviam as dores e os desconfortos no corpo.
  5. Nas crianças pode ser usado como um remédio de vermes.
  6. As mulheres podem se beneficiar dessa bebida se a consumirem quando estão na menopausa, pois o maracujá ajuda a diminuir as ondas de calor no corpo.
  7. Se você sofre de pressão alta o chá de maracujá é recomendado, já que ele ajuda na diminuição dela.
  8. O chá de maracujá reduz o nível de açúcar no sangue, o que faz com que os picos fiquem sob controle e as gorduras fiquem bloqueadas. Mas se você sobre de diabetes, pode utilizar a casca do maracujá como uma ingestão de insulina que o diabético precisa.
  9. Se você sofre de problemas no coração, pode se beneficiar com o consumo frequente de chá de maracujá, pois ele combate o colesterol LDL, o chamado colesterol “ruim”. As sementes do maracujá são estruturas que contêm uma boa dose de ácidos graxos, que são consideradas gorduras saudáveis para o bom funcionamento do coração.
  10. O chá de maracujá ainda ajuda no combate à depressão, problemas gastrointestinais e é um ótimo reforço para os ossos dos idosos.

Qual é a melhor forma de preparar o chá de maracujá?

Não existe exatamente uma melhor forma de preparação. Tanto fazer o chá com as folhas, quanto com as cascas ou a polpa têm as propriedades citadas acima.

Há pessoas que se sentem melhor tomando o chá com a polpa, enquanto outros com as folhas ou as cascas.

Mas é certo que você será beneficiado, então, para ficar mais fácil, pode preparar de acordo com o gosto que você achar melhor.

Você também pode incluir outros produtos naturais, como mel e gengibre, no chá de maracujá, a fim de realçar o sabor e tornar a bebida ainda mais benéfica.

Se você decidir fazer o chá com as folhas de maracujá, deve se atentar para como elas estão. Para que os benefícios não sejam perdidos é ideal que as folhas tenham sido postas para secar na sombra.

Obs: Caso faça o chá com as folhas do maracujá , seja elas frescas ou secas o ideal é deixar fervê-las bem. As folhas de maracujá podem ser tóxicas e por isso é preciso fervê-las e não apenas fazer uma infusão como se faz com os demais chás.

Quanto tomar?

Você apenas pode tomar de uma a três xícaras de chá de maracujá por dia, sendo que o tratamento não pode durar mais de uma semana.

Quando passar uma semana você deve dar um tempo antes de consumir o chá novamente, parando sempre a cada uma semana de tratamento.

Se você está consumindo para tratar o alcoolismo ou vício em drogas, pode ingerir 1 litro de chá por dia, o que deve dar umas quatro xícaras.

Atenção!

O chá de maracujá é contraindicado para quem sofre de pressão baixa, porque, como explicado um pouco mais acima, ele abaixa a pressão.

Como efeito colateral o chá de maracujá tem a sonolência, e, apesar de não parecer muito ruim, pode ser perigoso em determinadas condições como, por exemplo, se você estiver dirigindo ou operando máquinas que exigem muita atenção.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria