21 benefício do hortelã

Você talvez conheça alguns benefícios do hortelã na nossa vida, aqueles dos quais mais se fala, mas essa planta tem dezenas de benefícios para tratar diversas condições de saúde do nosso corpo, e neste texto você vai conhecer todos eles e certamente vai procurar hortelã o quanto antes para usar. Acompanhe.

Hortelã e seus benefícios

1) Gases e espasmos

Você já ouviu falar no medicamento Buscopan? Trata-se de um remédio eficaz na redução dos espasmos no cólon. Se você procura uma alternativa para esse medicamento, se você prefere se tratar com algo totalmente natural, pode fazer uso do chá de hortelã. Esse chá vai diminuir os gases e reduzir os espasmos no cólon.

2) Síndrome do Intestino Irritável

Se você sofre da síndrome do intestino irritável, um problema que precisa de cuidado, os sintomas podem ser aliviados com as cápsulas do óleo de hortelã-pimenta. Foi feita uma pesquisa que descobriu que essas cápsulas e o chá são eficazes na diminuição dos sintomas dessa síndrome, tanto em adultos quanto em crianças.

3) Dispepsia

Se você sofre de dispepsia funcional, que é a perturbação estomacal misturada à indigestão, pode se beneficiar ao ingerir a mistura de 90 miligramas de óleo de hortelã com óleo de alcarávia, que é o conhecido cominho. Uma pesquisa feita descobriu que essa mistura melhorou os sintomas em 67%. Algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta também podem ser colocadas em um copo de água pequeno, para que você possa ingerir.

4) Cólica infantil

Se um bebê está sofrendo de cólica, você pode fazê-lo ingerir algumas colheres de chá de hortelã-pimenta, pois isso pode ser até mais eficaz do que alguns medicamentos.

5) Distúrbios gastrointestinais

Várias pessoas atualmente sofrem com distúrbios gastrointestinais funcionais, e com o chá de hortelã-pimenta é possível fazer com que seja melhorado o esvaziamento gástrico.

6) Amamentação

Se você é uma mãe que está amamentando e sofre com dores nos mamilos, vai se beneficiar ao consumir o chá de hortelã. Esse chá ainda ajuda a evitar as rachaduras nos mamilos.

7) Rinite alérgica

A rinite alérgica é um problema de saúde comum, mas os extratos de folhas de hortelã podem aliviar os sintomas, uma vez que inibe a liberação de histamina, que é uma reação do corpo aos alérgenos.

8) Cobreiro

O cobreiro, também chamado de “zona” e “Herpes Zoster”, é um problema de saúde que se propaga facilmente e que pode causar muita dor. De acordo com estudos, o tratamento tópico com o óleo de hortelã-pimenta faz com que a dor seja aliviada quase imediatamente. Certamente é um grande aliado para esse problema de saúde.

9) Tuberculose

A tuberculose, uma doença rara que se propaga facilmente, pode ser revertida com a ajuda do óleo essencial de hortelã. Para isso, basta respirar esse óleo, e dessa forma os sintomas de inflamação da tuberculose são diminuídos. Os pesquisadores que fizeram esse estudo acreditam que esse tratamento pode prevenir a recorrência da doença.

“Mais detalhes sobre o chá de hortelã”

10) Náusea

Se você sofre de náusea causada por quimioterapia, pode utilizar o óleo de hortelã-pimenta para reduzir de forma efetiva esse incômodo. Há outros tratamentos para reduzir a náusea nesses casos, mas são tratamentos mais caros.

11) Danos por radiação

Se você consome o óleo de hortelã-pimenta, sempre tomando cuidado com a dosagem, pode se proteger contra os danos no DNA e a morte celular causados ao se expôr à radiação.

12) Memória

A hortelã é uma grande aliada da memória, e além disso aumenta o estado de alerta. Para se beneficiar, basta inalar o aroma do chá de hortelã.

13) Cáries dentárias

Você sofre frequentemente de cáries dentárias? Esse problema bucal pode diminuir de incidência quando você usa o extrato do óleo de hortelã-pimenta — uma ou duas gotas bastam — junto com a pasta de dente. Além disso, você pode usar as folhas em pó, que vai melhorar o hálito e embranquecer os dentes.

14) Expectorante

Tanto o óleo de hortelã quanto o chá dele agem como expectorante e descongestionante, e podem ajudar a limpar as vias aéreas. Se você sofre problemas do trato respiratório, pode aplicar o óleo essencial de hortelã no peito ou inalá-lo com um vaporizador.

15) Asma

Você sofre de asma? A hortelã-pimenta tem componentes que ajudam a controlar a inflamação da asma, fazendo a pessoa sentir alívio e mais disposição para suas tarefas diárias.

16) Herpes Simplex Tipo 1

Você sofre de herpes simplex tipo 1? A hortelã-pimenta já demonstrou ser efeitva no tratamento desse problema, quando ele é resistente a medicamentos.

17) Dores de cabeça

Você sabia que o óleo de hortelã-pimenta e o chá de hortelã podem ser usados para reduzir as dores de cabeça? Você pode ingerir o chá ou esfregar o óleo nas mãos e inalar o cheiro, além de massageá-lo na testa e nas têmporas.

18) Estresse

A hortelã-pimenta tem a capacidade de acalmar e dar energia. Para aliviar as tensões do corpo, você pode adicionar algumas gotas do óleo na sua banheira, ou então no corpo — antes de tomar banho. O alívio do estresse acontecerá de maneira quase automática. Uma alternativa é colocar o óleo de hortelã-pimenta no queimador, para você inalar o aroma.

19) Cabelo e pele

O óleo de hortelã-pimenta pode ser misturado com xampu, óleo de massagem, sabonete ou creme para o corpo, e, graças às suas propriedades antissépticas e antibacterianas, pode ajudar numa série de coisas. Pode, por exemplo, deixar a pele mais calma e remover a caspa e os piolhos do couro cabeludo.

20) Dor muscular

Se você sofre de dores musculares, vai se sentir bem melhor quando passar a fazer uso da hortelã, pois ela alivia essas dores e faz você se sentir melhor. Além da dor, a hortelã diminui os espasmos. Você pode tomar o chá de hortelã ou massagear as áreas doloridas com o óleo de hortelã-pimenta.

21) Câncer de próstata

O último benefício listado é que a hortelã-pimenta possui mentol, que impede o câncer de próstata de crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *