9 de dezembro de 2021

3 potentes receitas de xaropes caseiros para gripe

Procurando uma receita de xarope tônico para combater o frio do inverno e a gripe? Remédios caseiros como os xaropes clássicos trazem maravilhas surpreendentes para o nosso corpo.

Esqueça os medicamentos comerciais para o resfriado e a gripe e sirva este delicioso xarope para afastar de vez a tosse e aliviar os sintomas de dor no corpo, coriza e afins.

Não importa o que a diversão e beleza o inverno traz, às vezes você não pode evitar se sentir para baixo, especialmente quando foi atingido por um resfriado e gripe. 

Até mesmo nas outras estações do ano, ocasionalmente você fica abatido, e ao invés de aproveitar o tempo, fica em sua cama o dia todo. Bem, isso não é nem um pouco agradável.

Portanto, é sempre recomendável que se tenha um remédio caseiro pronto para servir e garantir que ninguém pegue um resfriado ou gripe. Antes de começar, verifique se todos os seus ingredientes são extratos naturais.

Como fazer um xarope caseiro para gripe?

Receita 1

Ingredientes:

  • 2 limões;
  • 1 raminho de alecrim;
  • 1 raminho de hortelã;
  • 1 raminho de estragão;
  • 1 extrato completo echinacea conta-gotas;
  • 1 extrato de ginseng americano completo conta-gotas;
  • 1 extrato de sabugueiro;
  • 1 extrato de cranberry;
  • Água destilada.

Modo de preparo:

  1. Fatie as limões em metades.
  2. Esprema-os ao máximo para extrair o suco. Esta será a sua base líquida no fundo do frasco para misturar o resto dos ingredientes.
  3. Macere as ervas. Uma a uma, macere ou torça o alecrim, a hortelã e o estragão para liberar seus óleos e sabores naturais. Adicione ao frasco com o suco de limão.
  4. Adicione o restante dos ingredientes: o extrato de echinacea completo, o extrato de ginseng americano, o extrato de sabugueiro, e o extrato de cranberry.
  5. Complete o pote com água destilada até estar cheio. Então, é isso: o seu próprio xarope tônico totalmente natural para combater a gripe no inverno e nas outras estações.

“Veja alguns chás para gripe “

Receita 2

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de mel cru;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco não refinado, derretido;
  • 1 limão espremido;
  • 1 colher de chá de canela.
Veja também!  Ansiolíticos naturais (seus benefícios, chás, contraindicação)

Modo de preparo:

  1. Combine todos os ingredientes até ficar bem misturado. (Não aqueça seu mel. O aquecimento destrói as enzimas benéficas. Se você precisar aquecer seu mel, faça-o na temperatura mais baixa possível).
  2. Tome de 1 a 2 colheres de chá, 3 a 5 vezes por dia ao primeiro sinal de um resfriado ou tosse.

“Lista de chás para tratar resfriado”

Receita 3

Este xarope de sabugueiro é simples e rápido de fazer e usa o mel cru para aumentar as propriedades de cura e antibióticos.

Ingredientes:

  • 3 xícaras de água filtrada;
  • 1 e ½ xícaras de mel cru;
  • 1 e ½ xícaras de sabugueiro seco.

Modo de preparo:

  1. Coloque sabugueiro seco e a água filtrada em uma panela média. 
  2. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe em fogo médio por 30 minutos. O líquido reduzirá em cerca de um terço.
  3. Retire a panela do fogo e amasse o sabugueiros para liberar qualquer suco restante.
  4. Coe a mistura em uma tigela de vidro. 
  5. Quando o líquido diminuir a temperatura (após cerca de 30 minutos), misture delicadamente o mel cru e misture bem. Verifique o xarope com um termômetro para ter certeza de que está menos que 48º C. Qualquer valor superior irá destruir as propriedades antibióticas do mel cru.
  6. Armazene em frasco bem tampado.

Notas da receita:

As quantidades listadas acima fazem um xarope potente que é ideal para doenças graves como gripe e bronquite. Para um xarope mais fino que seja adequado como preventivo e ótimo para pequenas doenças como resfriados, use estas medidas: 

  • 1 xícara de sabugueiro;
  • 3 xícaras de água filtrada;
  • 3/4 a 1 xícara de mel.

Essa mistura vai durar muitos meses na geladeira. Uma despensa fresca e escura também é um ótimo lugar para armazená-la. O mel cru atua como conservante natural.

Uma nova opção para fazer xarope de sabugueiro que recentemente se tornou disponível é usando suco de sabugueiro concentrado. Há um par de marcas que parecem aceitáveis.

Veja também!  Remédio caseiro para hipoglicemia

Você simplesmente mistura mel cru a gosto e tem um xarope em questão de minutos, em vez de cozinhar as frutas. É uma boa opção para aqueles que estão pressionados pelo tempo. No entanto, esta rota é um pouco mais cara.

Evite marcas que diluam o suco de sabugueiro com mais do que pequenas quantidades de água ou misturem sucos mais baratos, como maçã e uva. Leia os rótulos com cuidado!

Mais textos relacionados
Receita caseira para má circulação

Uma boa saúde envolve uma série de coisas, mas sem dúvidas uma delas é a de uma boa circulação sanguínea. Read more

Receitas caseiras para candidíase
vidro com bicarbonato de sodio

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. O problema de saúde é muito frequente nas mulheres e Read more

8 receitas caseiras para febre

O estado de febre pode ser preocupante, mas ele é mais que isso. É um indicativo de que há algo Read more

3 Soluções caseiras expectorante
xícara com chá

Os remédios expectorantes são aqueles que são capazes de aliviar a tosse do tipo produtiva, popularmente conhecida como “tosse com Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *