Geralmente quem mais faz uso dos óleos essenciais são os aromaterapeutas e eles usam esses óleos em massagem misturando o óleo essencial com um óleo carreador (transportador).
Mas é possível usarmos os óleos essenciais em casa e é recomendado outros métodos de uso.
Abaixo listamos os outros métodos de uso do óleo essencial em casa
1) Banhos e imersões com óleo essencial
É possível usar o óleo essencial no banho de imersão, para isso basta acrescentar de 3 a 6 gotas de um óleo essencial na água.
O melhor mesmo é diluir em um óleo de base para banho.
2) Inalação de vapor
É muito comum usar o óleo essencial em inalações de vapor principalmente para o tratamento de problemas respiratórios como sinusite, por exemplo.
É muito fácil fazer a inalação de vapor, basta colocar 2 a 4 gotas do óleo essencial próprio (pode ser o de hortelã-pimenta, eucalipto, alecrim) em uma vasilha com água fervente.
Depois coloque uma toalha sobre a cabeça e se incline sobre a água para inalar o vapor, tomando cuidado para não se queimar.
3) Perfumes
Faça um perfume caseiro com óleo essencial de maneira simples, para isso use um vidro roll-on e coloque a metade com óleo de jojoba e depois acrescente 20 gotas de um óleo essencial de sua preferência.
Agite bem antes de fechar com a tampa roll-on
4) Aromatizantes de ambientes
Também é bem simples fazer um aromatizante de ambiente caseiro com o óleo essencial, basta pegar um recipiente com borrifador de 100 ml de vidro escuro.
Despeje no frasco um pouco de base feita de álcool de cereais, fixador e dipropilenoglicol (álcool para perfumaria). Depois acrescente 20 gotas de óleo essencial e agite bem e complete com água destilada e agite novamente.