2 de julho de 2022

5 alimentos para fortalecer os ossos

Raramente você parou para pensar sobre o quão importante é o bom estado do esqueleto para o perfeito funcionamento de todo o corpo, não é mesmo? Mas os ossos também precisam da nossa atenção e do nosso cuidado. 

Uma dieta completa e equilibrada e exercícios moderados serão suficientes para atingir 45 a 50 anos sem perda adicional de osso, o que está ao alcance da maioria.

Em uma dieta variada, você encontrará todas as substâncias necessárias para um ótimo funcionamento de todo o organismo, incluindo cálcio, presentes especialmente em produtos lácteos. 

Além do mais, o hábito saudável da ingestão de leite, iogurte ou a porção de queijo que acompanha as refeições diárias, não deveria ser substituído à medida que cresce com hábitos menos saudáveis, como beber refrigerantes. 

O cálcio também protege da osteoporose, uma doença muito comum a partir dos 45 anos de idade, que se caracteriza pela perda óssea que facilita as fraturas.

A vitamina D também é extremamente importante na manutenção dos ossos fortes, porque ajuda o corpo a absorver cálcio dos alimentos. O banho de sol é muito bom porque facilita a transformação desta vitamina.

Alimentos para fortalecer os ossos

Leite e derivadosO laticínios são nutrientes essenciais, e uma importante fonte de cálcio e vitaminas A, B e D.

Cálcio e vitamina A contribuem para o crescimento ósseo. 

A vitamina D absorve o fósforo e o cálcio necessários para manter nossos dentes e ossos fortes.

Outros benefícios:

  • A vitamina B cuida do coração e das artérias. 
  • Além de conter vitaminas, minerais e gorduras, os produtos lácteos contêm proteínas que atendem às nossas necessidades de aminoácidos. 
  • Melhora o colesterol e o sistema imunológico. 
  • Se você tem excesso de peso, opte por produtos lácteos desnatados; estes não têm gordura, mas mantêm o resto dos nutrientes.

Feijão de sojaA soja é uma leguminosa asiático pode ser encontrado na forma de sementes, germinadas ou diferentes produtos: miso, tofu, shoyu, tempeh e leites e iogurtes.

É muito nutritivo porque nos dá uma boa quantidade de proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas de todo o complexo B, potássio, fósforo, cálcio e magnésio .

A soja é um ótimo alimento, uma vez que contém fitoestrogênios que fazem com que nosso corpo absorva o cálcio, prevenindo assim a osteoporose.

Dos seus derivados, o melhor é o tofu. Ele possui o cálcio equivalente ao do leite, já que é fixado com cloreto de cálcio ou sais de cálcio.

Outros benefícios:

  • Ajudar a controlar o colesterol. 
  • Alivia os sintomas da menopausa. 
  • Mantém nossa pele e nossas células jovens.

SardinhasPor conta de seu alto teor de ácidos graxos ômega-3, as sardinhas são muito boas para os ossos.

Elas também são ricas em vitamina D, que favorece a absorção do cálcio e sua fixação ao osso e regula o nível de cálcio no sangue.

As conservas de sardinha têm um teor de cálcio muito importante porque são ingeridas em conjunto com a coluna. Eles fornecem cerca de 314 mg de cálcio por 100 g.

Outros benefícios:

  • Previne e combate doenças do coração, graças à sua vitamina B6. 
  • Eles são muito bons para as grávidas por causa de sua concentração de vitamina B12. 
  • Por serem ricos em magnésio, fornecem energia e estimulam o funcionamento dos ossos e músculos. 
  • O selénio que contêm melhora os sintomas da psoríase e do eczema.

NozesAs nozes são muito boas para os ossos por conta do seu alto teor de cálcio. Eles são os substitutos perfeitos para os produtos lácteos por conta da intolerância à lactose.

As nozes reforçam os ossos, favorecem o crescimento e previnem a osteoporose .

Outros benefícios:

  • Evitam doenças degenerativas graças às vitaminas B, E, ferro, fósforo, potássio e selênio que contêm. 
  • Contém fitoestrógenos , que aliviam as ondas de calor da menopausa. 
  • O seu conteúdo de ácidos oleico e linoleico melhora a circulação e reduz o colesterol. 
  • Os oligoelementos das nozes, como as avelãs, reduzem o risco de arteriosclerose. 
  • Eles são bons para a artrite por causa do seu conteúdo Omega 3.

Espinafre – Suas propriedades são muitas. O espinafre são fontes de vitamina K , que nos ajuda a reter o cálcio dos ossos. Eles também contêm proteínas e outros minerais, como magnésio, zinco e fósforo, que nos ajudam a ter ossos fortes
Ideal para prevenir a osteoporose, comer espinafre também ajuda a manter os dentes e as unhas saudáveis .

Espinafre também contém vitamina A, ácido fólico, vitamina C, vitamina B2, potássio e vitamina B6 . Além de ser uma fonte de ácidos graxos ômega-3 .

Outros benefícios:

  • Eles contêm flavonóides, que atuam como antioxidantes, protegendo-nos dos radicais livres. 
  • Devido ao seu teor de ácido fólico, protegem a nossa saúde cardiovascular. 
  • Eles contêm magnésio, o que ajuda a reduzir a pressão alta. 
  • Ser rico em fibras evita a constipação. 
  • Eles têm propriedades anti-inflamatórias.
  • Eles protegem nossa visão devido ao seu conteúdo de luteína. 
  • Eles contêm muito ferro, importante para crianças em idade de crescimento e para menstruação nas mulheres.
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