26 de novembro de 2020

5 benefícios comprovados da cápsula do óleo de peixe

É bastante comum o consumo da cápsula do óleo de peixe por causa de todos os benefícios que ele pode trazer para nossa saúde.

Às vezes não é necessário consumir tanto peixe, com a cápsula do óleo do peixe será possível obter os benefícios.

Abaixo você verá os principais benefícios que o óleo de peixe poderá trazer para sua saúde.

Afinal o que é a cápsula do óleo de peixe?

Na cápsula do óleo de peixe é encontrada a gordura poli-insaturada encontrada em animais marinhos de água fria e que são uma fonte rica em ácidos graxos e ômega-3.

A gordura de peixe é a gordura ou óleo extraído do tecido do peixe.

Notaram em estudos que os esquimós que são moradores da Groelândia e que são consumidores de animais de águas geladas têm uma incidência menor de doenças do coração.

Muitas vezes o consumo de óleo de peixe encapsulado se dá pelo fato de que nem sempre as pessoas em acesso ao consumo diário de frutos do mar como o peixe.

A cápsula é um recurso inteligente que acharam para que todos possam ter acesso aos benefícios dessa gordura sem ter que necessariamente consumir esse animal

Por que consumir óleo de peixe?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo semanal de 1 a 2 porções de peixe por semana para que assim possamos ter acesso aos benefícios dele protegendo assim o corpo de várias doenças.

No entanto pode haver vários motivos para não ser possível esse consumo frequente, há pessoas que simplesmente não gostam do sabor do peixe, por esse motivo a cápsula do óleo do peixe é uma saída para essas pessoas.

Do total, 30% da gordura do peixe é de ômega-3 e o restante é de outras gorduras. Além do ômega-3 o peixe também é fonte de vitamina A e D.

Há outras fontes de ômega-3 como alguns vegetais, mas o presente no peixe traz maiores benefícios a nossa saúde (1)

Os principais ômega-3 presente no peixe são o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o  ácido docosahexaenóico (DHA)

Outros benefícios da gordura de peixe para nossa saúde

1- Saúde do coração

O primeiro benefício que se destaca para a utilização do óleo de peixe é que ele é excelente para manter o nosso coração saúdável.

A maior causa de morte no mundo é relacionada a problemas cardíacos (2), significa que se o óleo de peixe faz bem ao coração ele é muito bem vindo.

Existem as gorduras que fazem mal ao coração, mas há aquelas que fazem bem e elas devem estar presentes em nossas vidas.

O consumo desse óleo afasta vários fatores de risco para doenças cardíacas como:

  • Aumenta o HDL: O consumo do óleo de peixe é capaz de aumentar o nível do colesterol bom em nosso corpo. (3). Apesar do aumento do colesterol bom, ele não é capaz de baixar o colesterol ruim (LDL)
  • Triglicerídeos: Ele também ajuda a baixar os níveis de triglicerídeos em até 30% (4)
  • Hipertensão: Pessoas que sofrem com pressão alta pode sentir algum efeito ao consumir o óleo de peixe, há casos que ele pode ajudar (5)
  • Placas de gordura: Também ele ajuda a não deixar a formar placas na artérias (6)

Apesar de todos esses benefícios não há evidências que ele possa diminuir os fatores de risco para ataques cardíacos ou derrames (7)

SAIBA MAIS

2- Perda de peso

Há uma certa controvérsia quanto a ação do óleo de peixe como um coadjuvante no emagrecimento, há estudos que dizem que sim outros que não. Mas há um estudo (8) que levanta a hipótese desse óleo ajudar na redução da circunferência da cintura e a relação cintura-quadril em pessoas obesas.

De todo modo sabe-se que o uso de suplemento de óleo de peixe pode melhorar a composição corporal e os fatores de risco de doenças do coração em pessoas obesas  (9)

SAIBA MAIS

3 – Visão de pessoas mais velhas

Não é apenas impressão, realmente à medida que envelhecemos enxergamos menos e o suplemento com cápsulas de óleo de peixe poderá ajudar algumas pessoas.

Há evidências que o consumo não adequado de ômega-3 aumentam os riscos de doenças dos olhos (10)

A parte mais central da visão humana responsável pela nossa visão de nitidez e chamada de mácula.

Há uma doença degenerativa que atinge essa parte cujo nome é DMRI( Degeneração Macular Relacionada à Idade). Essa doenças ocorre principalmente  na terceira idade, ou seja, após os 60 anos.

O principal fator de risco dessa doença é a idade, mas há outros também. (11)

Infelizmente não há estudos que comprovem a relação entre consumo de ômega-3 e a melhora das doenças oculares advindas da idade, ainda faltam estudos que possam afirmar isso. (12)

Apesar de não haver nenhum estudo conclusivo nada também diz o contrário que faria mal, então apostar no ômega-3 pode ser uma alternativa (13)

4 – Diminuir a gordura no fígado

Sabemos que a parte do corpo que processa a maior parte da gordura é o fígado e ele tem um papel importante no ganho de peso.

Infelizmente as doenças hepáticas estão mais comuns, principalmente pelo fato de que o número de pessoas obesas e acima do peso tem crescido continuamente (14)

O excesso de peso corporal pode causar o acúmulo de gordura no fígado também conhecido como esteatose hepática

O consumo de óleo de peixe pode ajudar a diminuir a inflamação no fígado e também melhorar a função hepática. (15)

5 – Para mulheres grávidas

 O período em que a mulher está grávida é muito importante que ela esteja muito bem de saúde, pois assim melhoram as chances de o bebê nascer também saudável.

O ômega-3 é essencial para o crescimento e desenvolvimento inicial (16), por isso que as mães devem ter a quantidade na medida durante a gravidez e também durante a lactação.

Há estudos que afirmam que o suplemente de óleo de peixe durante a gravidez e amamentação melhora o desenvolvimento visual do bebê e também ajuda a reduzir os riscos de alergias  (17)

Onde comprar cápsulas de óleo de peixe

 É muito fácil encontrar cápsulas de óleo de peixe para comprar, muitas farmácias já vendem esse suplemento.

Na internet também há diversas lojas vendendo. É importante sempre buscar a procedência da da loja em que deseje comprar.

Qual o valor das cápsulas de óleo de peixe?

Esse valor vai variar de acordo com cada marca, infelizmente não há um preço padrão. Vale a pena pesquisar a respeito de cada marca e procurar reclamações de pessoas que já consumiram o produto

FONTE

(1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25398754

(2) https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/the-top-10-causes-of-death

(3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12351465

(4) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21924882

(5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26817716

(6) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22317966

(7) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16565093

(8) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4646500/#pone.0142652.ref016

(9) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17490962

(10) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24557349

(11) http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/tudo-sobre-dmri.php

(12) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23519529

(13) https://hco.med.br/beneficios-do-omega-3-aos-olhos/

(14) https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,n-de-obesos-cresce-67-8-mas-pais-tem-aumento-de-habitos-saudaveis,70002938378

(15) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22023985

(16) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1908631

(17) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8317386)

Mais textos relacionados
Sementes de coentro é um excelente diurético
sementes de coentro

É relativamente comum encontrarmos pessoas que estão sofrendo com a retenção de líquido e isso acontece por alguns motivos. Existem Read more

Quais os efeitos colaterais da valeriana?
planta valeriana

A valeriana (valeriana officinalis) é uma das plantas mais conhecidas quando o assunto é acabar com a insônia e também com Read more

xarope de cebola
cebola

A cebola (Allium cepa) é realmente um excelente remédio natural para diversas doenças de forma especial para problemas relacionados ao Read more