26 de novembro de 2020

5 benefícios comprovados da cúrcuma

O uso da cúrcuma é algo que tem crescido cada vez mais, um dos fatores se deve ao fato de que as informações estão chegando com mais facilidade e velocidade na casa das pessoas.

Assim as pessoas estão descobrindo que o uso da cúrcuma é muito benéfico para nossa saúde.

A cúrcuma recebe outros nomes e um deles é o açafrão.

Devemos entender inicialmente que o verdadeiro açafrão não tem nada a ver com a cúrcuma.

Chamar a cúrcuma de açafrão é apenas costume popular.

A cúrcuma é uma raiz e faz parte da família do gengibre.

O seu nome científico é cúrcuma longa.

Já o verdadeiro açafrão não é uma raiz e sim o pistilo de uma flor de cor lilás chamada crocus sativus.

O açafrão verdadeiro tem um valor comercial muito alto, pois para conseguir juntar um quilo desses pistilos, ainda mais que eles devem ser secos, são necessárias aproximadamente 150 mil flores colhidas.

VEJA TAMBÉM

1) A cúrcuma é um anti-inflamatório natural

Na cúrcuma é encontrado um componente ativo que é o responsável por sua pigmentação chamado de curcumina.

Segundo estudos (1), a curcumina encontrada na cúrcuma é capaz de combater inflamações em nosso corpo, ela é um excelente anti-inflamatório natural e sem efeitos colaterais indesejáveis.

Sabe-se que a curcumina bloqueia uma molécula de nome NF-Kb que anda pelas células ativando os genes relacionados à inflamação (2).

É importante lembrar que a inflamação é algo comum e positiva em nosso corpo, ela exerce um papel importante na manutenção de nossa saúde.

A inflamação ajuda nosso corpo a combater invasores que podem fazer mal à nossa saúde. O problema é quando essa inflamação se torna crônica ou ataque nosso corpo de forma inadequada.

2) A cúrcuma aumenta os antioxidantes em nosso corpo

Você deve ter cansado de ler sobre os benefícios de ingerir alimentos que são ricos em antioxidantes. Isso é realmente verdade segundo o que temos de estudos até os dias atuais.

Claro que devemos sempre buscar o equilíbrio, não adianta sairmos comendo grandes quantidades de alimentos que são ricos nesses chamados antioxidantes.

As nossas células sofrem a oxidação, os chamados radicais livres encontrados em nosso corpo quando estão em número maior do que deveria acelera essa processo de envelhecimento da célula.

Os alimentos chamados de antioxidantes tem o papel de combater esse excesso de radicais livres pelo corpo.

Acredita-se que esse dano oxidativo que as nossas células sofrem como passar dos anos é o responsável por algumas doenças e pelo nosso envelhecimento.

Claro que todos vamos envelhecer, mas o consumo de alguns alimentos como a cúrcuma pode ajudar a retardar ou impedir a aceleração desse processo.

A curcumina já citada anteriormente é capaz de neutralizar esses radicais livres aumentando a atividade das enzimas antioxidantes do corpo (3)

3) Pode ajudar no tratamento da artrite

A artrite é uma inflamação muito comum, infelizmente.

Acredita-se que a artrite reumatoide atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil e entre essas pessoas as mulheres são as mais afetadas.

A inflamação nas articulações é algo que incomoda e atrapalha a vida de milhões de pessoas.

É uma doença bastante séria e que requer muitos cuidados, pois afeta muitas outras partes do corpo além das juntas.

Descobriram que a cúrcuma pode ajudar muito as pessoas que têm artrite, pois ela combate inflamações em geral como já dito em tópico anterior.

Há estudos (4) afirmando que a cúrcuma foi tão eficaz quanto alguns remédios para esse fim.

Claro que isso não deve ser desculpas para não seguir as orientações médicas prescritas.

VEJA TAMBÉM

4) Diminui os riscos de doenças cardíacas

As pessoas normalmente têm muito medo das doenças cardíacas, afinal elas estão entre as principais causas de morte no mundo.

Para a termos um coração saudável é necessário a junção de vários fatores, mas sabe-se que a cúrcuma pode ser incluindo entre eles.

Estudos demonstram que a cúrcuma pode sim diminuir os riscos de doenças cardíacas.

A curcumina melhora a função do endotélio  que é o revestimento dos vasos sanguíneos. Problemas no endotélio são responsáveis pela maioria das doenças cardíacas.

Estudos demonstraram que a cúrcuma é tão eficaz quanto o exercício físico e até a comparou com remédios próprios para tratar o coração. (5) (6)

5) A cúrcuma ajuda na prevenção do câncer

O câncer é uma doença terrível que atinge milhões de pessoas no mundo. Não temos ainda a cura definitiva dessa doença, mas há atitudes que são importantes na prevenção.

Estudos apontam que a cúrcuma pode ser benéfica tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer. Claro que não devemos achar que ela é a solução dos problemas, foram apenas estudos que apontaram uma ação positiva dessa raiz em relação ao câncer. (7) (8) (9) (10)

Nunca os tratamentos convencionais prescritos por médico devem ser deixados de ser seguidos.

Afinal, como então consumir a cúrcuma para obter esses benefícios

A cúrcuma pode ser consumida de várias maneiras, a mais conhecida é como tempero de pratos.

Ela dá uma coloração amareladas aos alimentos, muitas pessoas usam ela no dia a dia.

Também é possível fazer o chá de cúrcuma.

Tanto o tempero quanto chá de cúrcuma traz os benefícios a longo prazo para a saúde, isso sem dúvidas.

Mas vale ressaltar que os estudos com essa planta normalmente usa uma dosagem bem mais alta do que somos capazes de consumir tomando o chá ou usando-a como tempero.

O nosso corpo tem dificuldade de absorção da curcumina, por isso indica-se o uso de suplementos de cúrcuma para ter acesso a todos os benefícios citados anteriormente.

Uma outra dica para melhorar absorção da curcumina, é tomar o suplemento com pimenta preta ou após uma refeição mais gordurosa.

FONTE DE PESQUISA

Mais textos relacionados
como fazer soro caseiro para infecção intestinal

O soro caseiro pode sim ser um dos remédios caseiros usados em uma infecção intestinal, mas ele não cessa com Read more

O que é Ashwagandha e para que serve

A Ashwagandha (Withania somnifera) é um erva medicinal que possui incríveis benefícios para nossa saúde, ela pode ajudar não apenas Read more

Receitas caseiras para candidíase
vidro com bicarbonato de sodio

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. O problema de saúde é muito frequente nas mulheres e Read more