28 de outubro de 2021

5 formas caseiras para acabar com o excesso de gases intestinais

Soltar gases em um lugar público pode deixá-lo envergonhado. 

Situações como essas são tão comuns que qualquer um pode enfrentá-las em algum momento. 

Não se preocupe mais com isso, pois temos algumas dicas de receitas caseiras para acabar com o excesso de gases intestinais que afetam sua qualidade de vida. 

Mas antes de saber o que é bom consumir, vamos dar uma rápida olhada nas causas.

O que causa a dor dos gases?

Engolir ar enquanto se come e bebe, e comer certos alimentos são algumas das causas do excesso de gás. 

A dor no abdômen ocorre quando o gás fica preso no intestino, apesar de se mover através do trato digestivo.

Receitas caseiras para acabar com gases

Se você é uma daquelas pessoas que geralmente evitam drogas químicas, então você pode embarcar completamente nas formas naturais de se livrar do gás. 

Mas, antes disso, entenda o fato de que tratar a causa raiz e tomar precauções para não deixar o gás e o inchaço ocorrerem, pode prevenir você de muita dor antecipadamente. 

Uma vez que você sabe o que ajuda com a dor dos gases, você também deve motivar-se para fazer mudanças em sua dieta e tomar medidas que irão diminuir o seu problema a partir do foco. 

A razão pela qual os antigos remédios caseiros para o incômodo de gases são tão difundidos é que eles não têm efeitos colaterais em seu corpo.

Você pode aplicar esses métodos sem qualquer risco ou prescrição médica.

1) Chás de ervas para se livrar do gás

  • Chá de hortelã – Ele fornece alívio dos gases até certo ponto, mas não cura a causa em si. 
  • Chá de gengibre – Para as pessoas que estão propensas a enfrentar um atraso na digestão, ele estimula o trato digestivo. 
  • Chá de camomila – Misturar a camomila em uma xícara de água quente para beber 2 a 3 vezes ao dia é benéfico para evitar que o gás se acumule no intestino. Também tem efeitos positivos no esvaziamento do gás excessivo do estômago.

2) Óleos essenciais para gases e inchaço

O uso de óleos essenciais para tratar desordens estomacais ou em alimentos faz parte da tradição que vem sendo seguida há várias décadas. 

A coisa boa sobre óleos essenciais é que eles estão prontamente disponíveis e a maioria deles é barata.

  • Óleo de hortelã – Mostra atividade antimicrobiana e alivia os sintomas do gás. No entanto, pessoas que sofrem das seguintes condições, como pedras nos rins e hérnia de hiato, são aconselhadas a não usar óleo de hortelã como terapia.
  • Óleo de semente de coentro e erva-cidreira – Ele tem os ingredientes mais eficazes para o tratamento de gases e inchaço. Um dos impactos negativos da formação do excesso de gás é que ele vai para o cérebro, que é a principal razão pela qual uma dor de cabeça ocorre em alguns casos. Tratar seu problema de gás com esses remédios também ajuda a eliminar a dor causada por ele.
  • Óleo de tomilho – Tomilho é uma erva que é considerada principalmente como um remédio natural para os gases, por conta de suas atividades antimicrobianas. Ao consumir os alimentos misturados com tomilho, você estará produzindo ainda menos quantidade de gás.

3) Bicarbonato de sódio para gases

Bicarbonato de sódio é um antiácido que ajuda na digestão. 

As diretrizes para as prescrições dizem que você deve tomá-lo com água após 1 ou 2 horas depois das refeições. 

Fique atento, pois seu uso não é recomendado para uma criança com menos de 12 anos, a menos que o médico tenha prescrito.

4) Beber vinagre de maçã para gases

Você pode adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã para beber junto com água ou chá, mas não mais que três vezes ao dia. 

5) Mudar a alimentação

Sempre é interessante melhorar a qualidade de vida descobrindo tantas opções quanto possível para aliviar a dor dos gases.

Uma dieta contendo alimentos que formam uma cadeia curta de carboidratos que são conhecidos por serem mal absorvidos pelo intestino humano, pode contribuir e muito para o alívio desse problema.

Você pode experimentar os seguintes vegetais que são bons ajudantes no tratamento contra excesso de gases:

  • Vagem
  • Pimentão
  • Pepino
  • Tomate
  • Cenoura
  • Broto de feijão

As seguintes frutas também são interessantes para compor sua dieta:

Além dessas opções, você pode comer peixe, frango, tofu, manteiga de amendoim, massas, pães e biscoitos que não contêm glúten como constituinte. 

Arroz, aveia, carne bovina, carne de porco também são permitidos desde que seu consumo seja com moderação.

Os itens alimentares que você deve evitar são milho doce, pistache, castanha de caju, leite de vaca, sorvete, manga e aipo. 

Esses itens alimentares contêm ativos que não são aptos para uma pessoa que sofre de problemas digestivos.

Sabendo de seu problema, você deve evitar a comida que não combina com seu organismo. 

As pessoas são diferentemente sensíveis a determinados alimentos que são totalmente normais para outros.

Vá experimentando até descobrir o que for melhor para você.

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