24 de junho de 2022

5 poderosos Chás antioxidantes

Os alimentos e chás antioxidantes são muito importantes para o nosso corpo.

Neste texto, além de você saber o que eles são e qual é a ação deles, você vai conhecer os principais chás antioxidantes, aqueles que têm mais dessas substâncias tão importantes para as prevenção de problemas de saúde. 

O que são os antioxidantes?

Quando falamos em antioxidantes, estamos falando nas substâncias que agem contra os radicais livres.

Os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento das células, o que faz com que apresentemos uma aparência mais envelhecida, e também ajuda na prevenção de doenças como o câncer.

Por esses motivos, comer alimentos antioxidantes pode ser muito benéfico como um meio de proteger o corpo desses radicais livres tão prejudiciais.

Se você quer ter uma melhor qualidade de vida, é ideal ter uma ideia baseada em muitas vitaminas, minerais e nos antioxidantes.

Abaixo, você vai conhecer os principais chás antioxidantes.

Chá de gengibre

Você já ouviu falar no chá de gengibre e nos seus benefícios?

O gengibre é uma raiz muito usada na culinária e também para tratar problemas de saúde.

É, provavelmente, a raiz com mais benefícios em todo o mundo, e ela não é difícil de ser encontrada.

O chá de gengibre é cheio de antioxidantes, o que faz com que seja retardado o envelhecimento celular e a degradação do tecido.

O chá de gengibre ainda ajuda na prevenção de doenças virais, como a gripe, e doenças cardiovasculares, além de melhorar o fluxo sanguíneo e se tornar um grande aliado para quem sofre de algumas doenças específicas.

Para fazer o chá de gengibre, você precisa ralar a raiz e, em seguida, adicionar uma colher de sopa dessa raiz ralada em uma xícara de água fervente.

O próximo passo é deixar o chá descansar por 15 minutos, coar e beber.

Para o chá ficar com o sabor mais agradável, você pode adicionar gotas de suco de limão e pode adoçar com mel.

O chá de gengibre não é recomendado por grávidas e lactantes, quem toma anticoagulantes, é hipertenso, toma injeções de insulina, está abaixo do peso e sofre de hemofilia.

Se você tem problemas cardíacos, não consuma por mais de 4 dias seguidos.

“Saiba mais sobre o chá de gengibre”

Chá verde

O chá verde é outro grande nome quando se fala nos chás com ação antioxidante.

Esse chá possui uma grande quantidade dessas substâncias e para muitas pessoas é a primeira opção quando se precisa retardar o envelhecimento celular e se proteger de doenças como o câncer.

Por esse mesmo motivo, o de prevenir o envelhecimento prematuro das células e da pele, esse chá é uma bebida ideal para quem quer sempre parecer mais jovem.

Além disso, tem uma forte ação diurética, o que faz com que o corpo elimine o excesso de líquidos e as toxinas presentes.

Essa bebida tem sido usada desde muito tempo atrás para tratar vários problemas de saúde e prevenir muitos outros.

Com o consumo controlado, mas frequente, é provável que você extraia muitos de seus benefícios e que coloque o chá verde na lista dos seus chás preferidos.

O chá verde é contraindicado para grávidas e lactantes, bebês e crianças, pessoas que fazem uso de medicação contínua — nesse caso, a pessoa precisa falar antes com o médico — e por quem sofre de problemas digestivos.

“Tudo sobre o chá verde”

Chá de mirtilo

Os mirtilos são espécies de arbustos que têm frutos comestíveis de cor azul.

Nesses frutos, você encontra uma grande quantidade de antioxidantes, até mesmo mais do que em morangos ou em framboesas, e fazendo e bebendo o chá todos os dias é possível extrair muitos benefícios.

Você precisa tomar apenas uma xícara de chá de mirtilo por dia, pois é o suficiente para você se beneficiar.

O chá de mirtilo é muito requisitado quando se fala em ação antioxidante, pois ele tem propriedades importantes em seus antioxidantes que fazem com que o corpo possa lidar de forma adequada com os radicais livres, minimizando sua ação e fazendo com que a pessoa apresente mais juventude e saúde.

Se você não quer sofrer de câncer ou problemas cardiovasculares, consumir o chá de mirtilo é um ótimo passo.

Ele vai melhorar a saúde toda do corpo, inclusive pelo fato de ser saudável, pois tem baixa ingestão calórica.

É preferível não consumir o chá de mirtilo quando se sofre de problemas no estômago, irritação intestinal e excesso de peso.

Chá de rooibos

O chá de rooibos também é muito usado por pessoas que querem absorver suas propriedades antioxidantes.

Esse chá está cheio de flavonoides, que são pigmentos vegetais que ajudam a neutralizar de uma vez por todas os efeitos dos radicais livres.

Se você consome o chá de rooibos todos os dias, você terá o benefício da prevenção do envelhecimento das células e da pele.

Um outro benefício é que ele não tem teína, diferentemente do chá verde. A teína é uma substância estimulante, semelhante à cafeína, e, como o chá de rooibos não a tem, o sistema nervoso vai se manter equilibrado.

O chá de rooibos pode interagir com medicamentos, então, se você faz uso de um medicamento de uso contínuo, converse com seu médico.

Chá de milefólio

Talvez um pouco mais desconhecido do que as outras infusões, o chá de milefólio é uma bebida que pode te deixar tranquilo quanto a ação dos radicais livres, pois vai neutralizá-la.

Um dos seus mais comentados benefícios é a purificação do sangue, o que faz com que ele se torne fluido e puro.

Se você sofre de retenção de líquidos e dor menstrual, vai se beneficiar com esse chá.

Para fazer essa bebida purificadora e rejuvenescedora, você vai precisar apenas adicionar duas colheres de chá de milefólio em ¼ de litro de água fervente.

Depois disso, tudo o que você precisa fazer é deixar a bebida descansar, coar e beber.

Você logo perceberá os benefícios do consumo desse chá.

O milefólio não é recomendado para quem toma anticoagulantes, quem toma lúpulo, valeriana e outros calmantes, quem vai fazer cirurgia e quem tem alergia.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria