24 de junho de 2022

5 potentes calmantes naturais

Os calmantes são substâncias capazes de “deprimir” o Sistema Nervoso Central (SNC), proporcionando à pessoa bastante tranquilidade e relaxamento.

Outros remédios, como ansiolíticos e antidepressivos, também têm essa mesma capacidade e hoje vamos nos focar nos calmantes naturais, mostrando alguns chás que você pode fazer para se sentir mais calmo.

Os fármacos citados acima podem a causar dependência em alguns casos, assim como uma série de contraindicações e efeitos colaterais, como sonolência e dor de cabeça.

Os calmantes naturais têm menos contraindicações, e vamos falar de todas elas hoje.

É importante lembrar que ervas medicinais não substituem o tratamento indicado por médicos, há muitos casos que realmente apenas os remédios fabricados em laboratórios resolverão o problema, sempre siga a indicação de seu médico

Calmantes naturais

Camomila

A camomila proporciona um efeito calmante no nosso corpo, fazendo com que nos sintamos mais tranquilos. Ela é conhecida por suas muitas propriedades digestivas, sendo usada muitas vezes em casos de flatulência ou digestão intensa, mas também é uma opção totalmente natural que ajuda o corpo e a mente a relaxar.

A camomila é considerada uma planta segura, mas mesmo assim é contraindicada para grávidas que mulheres que amamentam.

Saiba mais sobre a camomila

Valeriana

A valeriana é um potente sedativo, sendo comumente usada para ajudar a pessoa a dormir, principalmente quando ela sofre de insônia ou distúrbios do sono. Ela naturalmente faz com que o cérebro e o sistema nervoso relaxem.

Não é indicado usar valeriana em mulheres que estão grávidas, que amamentam ou em crianças com menos de três anos de idade.

Saiba mais sobre a valeriana

Maracujá

O maracujá é uma das mais famosas e populares plantas conhecidas por sua capacidade de tranquilizar e acalmar os nervos.

Ajuda muito quando a pessoa sofre de estresse constante e tensão nervosa. Além disso, ainda é indicado para tratar insônia e distúrbios do sono.

Não é aconselhável usá-lo em grávidas, lactantes e crianças pequenas.

Lavanda

Outra planta de ação sedativa que é bastante reconhecida é a lavanda.

Também é bastante utilizada para banhos relaxantes.

Ela proporciona uma facilitação do sono além de ser apropriada para tratar dores, devido a sua ação anti-inflamatória.

Em suma, é aconselhável para tratar insônia, ansiedade e para acalmar os nervos do estômago.

A lavanda é contraindicada para quem tem doença de Crohn, gastrite, colite, epilepsia, mal de Parkinson, doenças do fígado, intestino irritável, gravidez, para mulheres que amamentam e lactantes, além de crianças.

Saiba mais sobre o chá de lavanda

Menta

A menta é uma erva conhecida por diversos usos, dentre eles o uso para acalmar e tranquilizar o corpo e a mente.

É contraindicada para pessoas com cálculos biliares, doenças hepáticas ou algum transtorno intestinal, como a doença de Crohn.

Não é recomendado também para pessoas que sofrem de refluxo gástrico ou azia e não deve ser usado por grávidas ou lactantes.

Para fazer a preparação deve-se deixar a quantidade de uma xícara de água no fogão até atingir o ponto de ebulição e depois acrescentar uma colher de chá da planta ou erva.

Deixe mais alguns minutos no fogão, e então só é preciso coar e beber quando estiver em uma temperatura agradável.

Mais textos relacionados
Receita caseira para má circulação

Uma boa saúde envolve uma série de coisas, mas sem dúvidas uma delas é a de uma boa circulação sanguínea. Read more

Receitas caseiras para candidíase
vidro com bicarbonato de sodio

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. O problema de saúde é muito frequente nas mulheres e Read more

8 receitas caseiras para febre

O estado de febre pode ser preocupante, mas ele é mais que isso. É um indicativo de que há algo Read more

3 Soluções caseiras expectorante
xícara com chá

Os remédios expectorantes são aqueles que são capazes de aliviar a tosse do tipo produtiva, popularmente conhecida como “tosse com Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria