25 de outubro de 2021

6 benefícios da salsinha (salsa) comprovados pela ciência

A salsa (Petroselinum crispum) é uma erva bastante usada e conhecida principalmente no âmbito culinário.

Outros nomes populares que essa plantinha recebe e que variam de acordo com cada região:

  • salsinha;
  • cheiro-verde;
  •  Perrexil;
  • Salsa-cultivada;
  • Salsa-das-hortas;
  • Salsa-de-cheiro;
  • Salsa-comum;
  • Salsa-hortense
  • Salsa-vulgar

Mas a salsa não serve apenas como tempero de pratos, ela tem muitos benefícios a nossa saúde, ela nos faz muito bem sempre que a consumimos de alguma forma.

Uma das formas que as pessoas buscam extrair mais benefícios da salsa é utilizando-a como chá.

Esse chá também é bastante poderoso, mas também deve-se ter atenção a alguns detalhes dele.

Na medicina popular a salsa já é usada para diversos tipos de tratamento como para tratar hipertensão arterial, doenças inflamatórias e até alergias e estudos que comprovam realmente esse uso. (1)

Veja os benefícios que são comprovados da salsa

1- A Salsa é muito nutritiva

Tem sentido as pessoas a utilizarem diariamente como tempero no preparo dos alimentos, pois além de dar um sabor melhor à comida ela é bastante nutritiva.

Ela rica em diversas vitaminas e de forma especial a “K” se destaca. A vitamina K é bem importante para nossa saúde e às vezes nem damos conta disso.

A vitamina K é necessária para a coagulação sanguínea e também para a saúde dos ossos (2)

 A salsa também é rica em vitamina A e C nutrientes importantíssimo para a nossa saúde.(3)

Outro ponto positivo da salsa é que ela tem pouca caloria, não vai atrapalhar a dieta de ninguém, muito pelo contrário.

CaloriasCarboidratoProteínaGorduraFibraVitamina AVitamina CVitamina KFolatoPotássio
11 calorias2 gramas1 gramasmenos de 1 grama1 gramas108% da ingestão diária de referência (IDR)53% do IDR547% do IDR11% do IDR4% do IDR

2- Rica em antioxidantes

Sempre escutamos muito que determinado alimento é rico em antioxidante, mas não temos muita noção do que vem a ser isso.

Esses chamados antioxidantes são compostos que normalmente impedem que os chamados Radicais Livres causem danos as nossas células. (4)

Os Radicais Livres são como a sujeira e os Antioxidantes como a pessoa responsável pela limpeza dessa sujeira.

Dentre esses alimentos que são ricos em antioxidantes a salsinha faz parte desse grupo.

São vários os antioxidantes e salsinha é rica particularmente em um deles que são os flavonoides.

Esses flavonoides, segundo mostram os estudos, reduz o risco de diversas doenças como diabetes tipo 2, doenças do coração e câncer de cólon (5)

A salsinha, por causa desses componentes presentes, também pode ser benéfica na prevenção de outras doenças como:

  • câncer de pulmão;
  • Apoio à saúde imunológica;
  • Proteção contra doenças crônicas;
  • Evitar o envelhecimento precoce

Curiosamente, aquelas pessoas que desejam obter os antioxidantes da salsinha deve fazer uso dela seca e não fresca. Os estudos mostraram que a salsinha seca tem 17 vezes mais antioxidantes do que ela fresca (6)

3- Saúde dos ossos

Devemos ter preocupação com a saúde óssea toda a vida para que ao chegar na velhice os ossos estejam fortes e saudáveis.

Sabemos que a saúde óssea é muito importante na terceira idade, naturalmente os nossos ossos tendem a enfraqueceram em idades mais avançadas.

Por esse motivo podemos dizer que salsinha pode ser uma boa companheira para pessoas da terceira idade que querem manter os ossos fortes.

Como já sabemos a salsinha é rica em vitamina K que é importantíssima para a nossa saúde óssea.

A vitamina K contribui para mantermos a densidade óssea alta, pois sem ela os nossos ossos ficam frágeis e mais fáceis de sofrerem alguma fratura.

A estudos que afirmam que o consumo regular da vitamina K pode diminuir os riscos de fraturas ósseas em até 22%.(7)

Então pode-se concluir que o consumo de salsa irá diminuir as chances de doenças ósseas (8)

4- Saúde dos olhos

Mais um importante benefícios que a salsinha pode apresentar é para saúde dos olhos. Por ser rica em carotenos como a luteína, o beta-carotenoe a zeaxantina ela é capaz de ajuda a termos uma visão mais saudável (9)

Há uma doença dos olhos que é incurável que tem o nome de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) (10)

Essa doenças é uma das principais causas de cegueira no mundo

Há estudo que afirmar que consumir alimentos ricos em luteínas e  zeaxantinas pode reduzir os risco da doença DMRI em até 26% (11)

A vitamina A também é essencial para nossa saúde ocular, e sabemos também que a salsa é rica em vitamina A

5- Combate bactérias

Estudos mostraram que a salsa quando utilizado como extrato tem ação antibacteriana (12)

Ela é capaz de impedir o crescimento de bactérias em alimentos o que pode ser muito prejudicial a nossa saúde como a salmonela.

Infelizmente esses estudos ainda não foram testados em humanos, apenas foram testes de laboratório.

6- Contra a diabetes

Há estudos feitos em animais que afirmar que um dos componentes da salsa chamado de miricetina é capaz tratar e prevenir a diabetes (13)

Ela é capaz de diminuir os níveis de açúcar no sangue e diminuir a resistência á insulina.

Há outro artigo em que falam do uso de outra espécie, mas que entre os seus componentes estavam a miricetina  assim como na salsa e comprovaram sua eficácia contra a diabetes (14)

Quais são os riscos no consumo da salsa

De modo geral a salsa é muito segura para seu consumo, mas de qualquer forma se a pessoas resolver fazer o uso regular e tiver algum tipo de doença é importante buscar orientação médica.

Pessoas que tomam anticoagulante devem ter atenção ao uso maior da salsa, pois como ela é rica em Vitamina K que atua diretamente na coagulação sanguínea, pode haver algum tipo de interferência

E o chá de salsinha?

O consumo da salsinha em forma de chá é bastante comum e também saudável.

Existem muitos benefícios em consumir esse chá, mas também se deve ter atenção com os efeitos colaterais.

Veja a lista de benefícios que do chá de salsinha:

Como fazer o chá de salsinha

É muito simples fazer esse chá, você irá precisar apenas da salsinha e da água e caso queira também açúcar.

Você poderá fazer com as folhas frescas ou as folhas desidratadas, isso é de sua escolha.

Com as folhas frescas usarão 3 colheres de sopa de salsa picada para 250 ml de água fervente.

Já para as folhas desidratadas poderá ser usada apenas 1 colher de salsa desidratada também para 250ml de água.

Depois da água estiver fervida é só jogar sobre as folhas, esperar aproximadamente 10 minutos, coar e beber.

Mulheres grávidas e que estão amamentando devem sempre procurar orientação de um profissional para saber se poderão ou não fazer uso de chás.

Pessoas com problemas renais não devem consumir esse chá, a menos que tenha uma orientação de um profissional.

FONTE

(1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24374449

(2) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26468402

(3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23638931

(4) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3249911/

(5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30041489

(6) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25340982

(7) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28445289

(8) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17906277

(9) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23571649

(10) https://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/dmri.php

(11) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23571649

(12) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK441868/

(13) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2213453012000031

(14) http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2006000300009&script=sci_abstract&tlng=pt

https://www.healthline.com/nutrition/parsley-benefits

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