6 soluções caseiras que realmente funcionam para acabar com a infecção urinária

As infecções do trato urinário afetam milhões de pessoas e dentre essas as mulheres são as mais atingidas.

Pelo fato de ser uma infecção tão comum muitas pessoas não querem ou não podem buscar ajuda de um médico para tratar.

Neste texto você encontrará informações seguras de como tratar e evitar essas infecções urinárias com soluções caseiras sem o uso de antibióticos, afinal apenas médico em nosso país podem receitar medicamentos.

Por que as infecções urinárias ocorrem mais em mulheres do que em homens?

 O motivo principal das mulheres apresentarem mais infecções do que homens é por que elas possuem uretras mais curtas e assim o caminho para as bactérias fica mais curto para a bexiga  (1)

O infecção urinária é considerada rara, estima-se que ela afeta apenas 3% dos homens em todo o mundo a cada ano, isso significa que a maioria dos homens nunca tiveram principalmente se jovem (2).

A relação sexual também é um fator que contribui muito para que as mulheres tenham mais infecção urinária, por isso é sempre aconselhável urinar após cada relação sexual para expulsar possíveis bactérias que possa estar presentes.

Principais sintomas da infecção urinária

Os sintomas da infecção urinária são bastante conhecidos e até fáceis de serem identificados. Entre eles podemos destacar:

  • Dor ou queimação na hora de urinar
  • Necessidade frequente de ir ao banheiro para urinar e quando chega ao banheiro sai pouca urina
  • Desconforto no abdômen inferior
  • Urina com cheiro forte
  • Urina mais escura
  • Pode aparecer sangue na urina

Como é confirmado se tenho infecção urinária

Os sintomas clássicos citados acima é uma indicação para a pessoa buscar ajuda médica. Apesar de esses sintomas serem bem claros não significa que uma pessoa tendo eles tem necessariamente a infecção urinária.

Normalmente os médicos pedem alguns exames para confirmarem a presença da infecção e onde ele está.

Pode ser pedido o exame de urina, urocultura e pode até pedir ultrassonografia, radiografia com contraste caso ache necessário (3)

Quais remédios são tomados para a infecção urinária

Logo após feito o diagnóstico e confirmado a presença de bactérias que estão causando alguma infecção no trato urinário o médico pode prescrever antibióticos e até analgésicos.

Vale lembrar que somente médicos podem indicar esse tipo de remédio e a automedicação não é aconselhada.

Como evitar a infecção urinária

Melhor do saber como tratar a infecção urinária o importante é saber como preveni-la e isso é bem possível.

A primeira orientação é sempre manter-se hidratada, beber água o suficiente de acordo com o seu peso e tipo de atividades diárias.

A quantidade de água que cada pessoa precisa não dá para ser padronizada, varia de acordo com vários fatores como peso, clima, tipo de atividade física, metabolismo, dieta, etc.

Mas de forma geral a urina deve estar um amarelo-claro, não mais do que isso (4)

Segunda coisa é urinar sempre quando sentir vontade, evitar segurar a urina na bexiga é o mais indicado. Deu vontade de urinar, urine.

Terceira coisa que é boa para evitar a infecção é consumir probióticos que são bactérias benéficas ao nosso trato urinário. Os probióticos mais conhecidos são as bebidas lácteas fermentadas.

Quarta coisa é fazer consumo constante de vitamina C, consuma alimentos ricos dessa vitamina. Ela é boa para o nosso corpo em geral e ajuda muito nosso sistema de defesa

A quinta dica é para as mulheres tomarem cuidado na higiene íntima principalmente na hora de usar o papel higiênico. O correto é sempre limpar-se com o papel higiênico de frente para trás e não o contrário.

E a última dica é ter uma boa higiene após o ato sexual, pois em uma relação sexual pode haver troca de bactérias entre os parceiros.

Quais são as formas ou remédios caseiros que contribuem para acabar com a infecção urinária

Já falamos anteriormente de algumas coisas muito boas para a infecção do trato urinário que são comprovadamente eficazes como manter-se hidratada (5), fazer consumo de vitamina C (6), ingerir probióticos (7)

Veja abaixo outros remédios caseiros comprovadamente benefícos

1- Uva-ursina

A uva-ursina (Arctostaphylos uva-ursi L.) é uma planta que tem seus benefícios medicinais comprovados em artigos científicos, ela tem efeitos profiláticos em mulheres que sofrem com cistite recorrente

Um dos estudos (8) feitos com a uva-ursina para saber de sua eficácia contra a cistite chegaram a conclusão que realmente ajuda na prevenção.

Nesse estudo 57 mulheres foram observadas durante 1 ano e notaram a diferente entre aquelas que fizeram uso da uva-ursina e aquelas que não fizeram e além de tudo essas mulheres não tiveram efeitos colaterais

2- Extrato de alho

Outro remédio caseiro que foi comprovado seus efeitos não apenas sobre a infecção urinária, mas também seu efeito antibacteriano como um todo foi o alho Allium sativum Linn.

Em estudos (9) comprovaram que o extrato de alho exerceu uma atividade antibacteriana importante sobre as bactérias Staphylococcus aureus Gram-positivo e Escherichia coli Gram-negativo.

3- Chá verde

Para quem deseja evitar e tratar a infecção urinária o chá verde também é uma possibilidade. Muitas pessoas o conhecem apenas para a ajuda no emagrecimento, mas se engana quem pensa que é apenas esse o benefícios dele.

Existem artigos científicos (10) falando como o chá verde é eficaz no tratamento da infecção urinária pela bactéria Escherichia Coli

O chá  verde é derivado de uma árvore chamada Camellia Sinensis que é a árvore também de outros chás como o branco e o preto, por exemplo. O que vai diferenciar será o processo e o tempo de colheita das folhas da árvore.

Se você tem problemas frequentes de infecção urinaria faça o uso regular também do chá verde.

4- Cranberry

O cranberry é uma frutinha que tem se popularizado em nosso país, mas em outros ela é bem mais conhecida e consumida.

Essa frutinha também combate a infecção urinária e existem inúmeros artigos e estudos falando sobre isso. (11)

Ela pode ser consumida in natura,  mas principalmente em forma de suco.

Para a infecção urinária o suco não deve ser adoçado com açúcar, pois o açúcar é uma das coisas que contribuem para o aparecimento das infecções do trato urinário.

O cranberry recebe outros nomes aqui em nosso país como arando-vermelho, oxicoco, mirtilo-vermelho e airela.

O cranberry é seguro para a maioria das pessoas, mas ele tem uma quantidade significativa de ácido salicílico, semelhante a aspirina, então pessoas alérgicas a esse medicamento deve tomar cuidado.

Não é por que é um remédio natural que se deve tomar o suco à vontade, o recomendado é consumir até 500 ao dia apenas.

5 -Manjericão

O famoso manjericão (Ocimum basilicum) é outra erva que tem seus efeitos comprovados na luta contra bactérias nocivas ao nosso corpo e é muito boa para quem sofre com infecções do trato urinário.

Ele exerce uma ação de inibidora do crescimento de bactérias. Estudos (12) comprovam sua eficácia para o tratamento de infecções do trato urinário.

O manjericão pode ser usado na culinária, mas principalmente em forma de chá.

6- Banho de assento com camomila

Existem diversas ervas que podem ser usadas em banhos de assento para tratar principalmente os sintomas da infecção urinária. Entre essas ervas está a camomila que é bem simples de ser encontrada.

Para fazer o banho de assento com camomila é bem simples

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de camomila;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

  1. Coloque os ingredientes no fogo e depois que iniciar a fervura deixe por mais 5 minutos;
  2. Depois que esfriar coloque em uma bacia em que seja possível sentar dentro;
  3. Sem roupas sente nessa água e fique por aproximadamente 20 minutos

FONTES

(1) https://www.health.harvard.edu/a_to_z/urinary-tract-infection-in-women-a-to-z

(2) https://www.medicalnewstoday.com/articles/320872.php

(3) https://www.urocentrobrasilia.com.br/noticias/15-infeccao-urinaria/62-quais-os-exames-realizados-para-detectar-infeccao-urinaria

(4) https://www.medicalnewstoday.com/articles/322411.php

(5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12859784

(6) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17611821/

(7) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22529959

(8) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0011393X05802048

(9) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3217283/

(10) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3684790/

(11) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19441868

(12) https://www.bartleby.com/essay/Effectiveness-of-Basil-Plant-for-Urinary-Tract-F386YCJ4KRYYS

Comentários Desativados