24 de junho de 2022

A carne de porco de granja

Se você for procurar por dados sobre a carne de porco descobrirá que o Brasil é o quarto maior produtor dessa carne no mundo inteiro, mas ainda é pouco consumida no país, por muitas vezes ser considerada gordurosa e cheia de doenças.

Isso podia ser assim no passado, mas atualmente a carne de porco da granja é muito mais saudável, pois é preparada com um maior cuidado a fim de evitar a transmissão de doenças e não fazer tanto mal à saúde.

Quer saber mais sobre a carne de porco da granja? Acompanhe.

Quando mudou as condições da criação dos porcos nas granjas?

Como dissemos no início do texto, antigamente a produção de carne suína no Brasil era, digamos, mais suja.

Mas o tempo passou e, desde os anos 1970, as condições de criação dos porcos mudaram bastante.

Hoje, é uma carne bem mais saudável e segura de ser consumida.

Então, se você não comia por receio, não se preocupe. Basta não exagerar.

Como é feita a reprodução dos porcos?

Atualmente, vários lugares do Brasil utilizam a inseminação artificial para a reprodução dos porcos.

Em Santa Catarina, por exemplo, estado brasileiro com maior produção de carne suína em todo o país, 85% dos lugares que cuidam da carne suína realiza a inseminação artificial, porque dessa forma é possível garantir um rebanho mais saudável.

Melhoramento genético

O melhoramento genético faz parte da reprodução dos porcos e trabalha junto com a inseminação artificial.

Trata-se de uma ferramenta para melhorar a genética dos porcos, de modo a fazer com que as futuras linhagens sejam ainda mais desenvolvidas e potentes.

Em muitas granjas em Minas Gerais, por exemplo, os funcionários fazem dessa forma.

Que outras medidas foram feitas para garantir uma carne suína saudável?

Atualmente, a carne de porco é tratada da seguinte forma: a alimentação dos animais é controlada, pois o que eles comem reflete na qualidade da carne, e além disso os ambientes onde os porcos vivem são higienizados e mantêm a temperatura ideal para o bem-estar dos animais.

Um outro ponto de grande importância é que os porcos recebem assistência veterinária, para que possam ser tratados no caso de contraírem alguma doença.

Segundo dados disponibilizados pelo programa Bem-Estar, do canal de televisão Globo, em uma matéria do final de dezembro de 2015, com essas mudanças em vigor a quantidade de gordura presente na carne de porco diminuiu 31%, quase um terço de como era antes.

Além disso, as calorias foram diminuídas em 14% e o colesterol, em 10%.

De acordo com os dados disponibilizados no artigo do site do programa, a carne de porco hoje é, em níveis de gordura, equivalente ou melhor do que as carnes de frango e de boi.

Quais os benefícios da carne de porco?

Muita gente fala apenas da gordura presente na carne de porco — ou, atualmente, nem tão presente assim —, mas não conhece os benefícios que ela tem para o nosso corpo.

A carne suína é rica em ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio e também é rica nas vitaminas do complexo B.

Alguns tipos de animais possuem grandes quantidades de vitamina B1, mas é a carne suína que possui mais.

Ela também tem grandes taxas de tiamina.

E o risco de transmissão de doenças?

Agora você sabe que essa é uma carne saudável para o corpo se consumida moderadamente.

Mas talvez ainda assim talvez não pense em comer a carne suína por conta do medo de adquirir alguma doença.

No passado, essas doenças eram até comuns e o medo de adquiri-las através da carne tinha fundamento.

Mas não é mais assim.

Atualmente, o local onde os porcos ficam é bastante higienizado, a alimentação dos animais é controlada e eles podem receber antibióticos quando ficam doentes.

As doenças que eles às vezes apresentam são facilmente detectadas com as consultas constantes com o veterinário, e então são tratadas de uma forma que o animal volta à sua forma 100% novamente.

Um dos grandes medos das pessoas era sofrer doenças como a cisticercose, que pode ser transmitida quando se consome carne de animais que tiveram contato com as fezes humanas contaminadas com os ovos de um tipo específico de vermes.

É praticamente impossível que essa contaminação ocorra hoje em dia por causa da existência de sistemas modernos de criação de porco.

Operação Carne Fraca

Depois da Operação Carne Fraca, que aconteceu não há muito tempo, houve uma maior procura pela carne de porco in natura, e hoje muitos donos de granjas têm se reinventado para produzir sempre um produto de qualidade.

Apenas um detalhe

Em nosso texto tivemos o cuidado de falarmos apenas sobre a segurança de se comer porco de granja hoje em nosso país, claro que estamos falando de como as coisas acontecem ou deveriam acontecer na maioria dos locais.

Apenas um detalhe que não falamos é que ainda a forma de criação desses porcos é muito criticada pelos grupos de defesa dos animais.

Infelizmente, esses porcos são criados em um espaço muito pequeno, limitando assim a sua locomoção.

Esse é um assunto para outro texto por sua complexidade e por sua polêmica.

Mais textos relacionados
Couve e seus benefícios
pe de couve

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em Read more

Melão e seus benefícios
fruta melão

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas Read more

Cacau e seus benefícios
cacau

Nós conhecemos bastante o cacau por causa do chocolate, um alimento que é feito com esse produto natural. É até Read more

Beneficios Spirulina
pó de spirulina

A Spirulina é um item do qual muito se fala no mundo, por conta da enorme quantidades de benefícios que Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria