28 de outubro de 2021

A importância de desintoxicar o organismo

Muita gente não sabe disso, mas todos nós ficamos expostos todos os dias aos variados tipos de toxinas que nos atingem.

Além disso, nosso próprio corpo gera substâncias tóxicas.

Tendo isso em vista podemos dizer que não podemos controlar todos os tipos de substâncias tóxicas que nos afetam, mas podemos controlar as toxinas que vêm a partir da nossa alimentação.

Neste texto você vai saber da importância de desintoxicar o organismo.

Quando é mais recomendado fazer uma dieta de desintoxicação?

A dieta de desintoxicação deve ser feita com alguma frequência, mas ela é especialmente necessária e recomendada quando comemos e bebemos demais, como depois de festas e feriados comemorativos, como o Natal.

Se isso está acontecendo com você agora, se você ingeriu muita comida não saudável nos últimos dias, vale a pena desintoxicar o organismo.

Se não está acontecendo com você agora, lembre-se de salvar o link para quando precisar.

Qual é o maior perigo de não fazer essas dietas?

Essas dietas são necessárias, como já dissemos, principalmente quando comemos uma quantidade exorbitante de comida não saudável, uma quantidade de toxinas maior do que a que podemos excretar pela urina, fezes e outros meios.

Quando isso acontece, nosso corpo meio que se sobrecarrega e os órgãos que fazem a purificação do corpo podem até entrar em colapso.

Sobre as toxinas

As toxinas normalmente aparecem no plural porque não se trata apenas de uma coisa que as produz.

Na verdade uma série de coisas pode fazer com que as toxinas sejam produzidas.

Há as toxinas de origem ambiental e também as que são originadas do nosso próprio corpo. Por esse motivo, nós encontramos as toxinas exógenas e as endógenas.

Toxinas exógenas: são aquelas que têm origem externa e entram no nosso corpo por vários meios.

Podem entrar, por exemplo, pela via respiratória, como acontece com os gases de fábricas, veículos, fumaça de cigarros e de chaminés.

Podem também entrar no nosso corpo pela pele ou pelas membranas mucosas, como acontece com as tintas e os inseticidas.

E, por último, podem entrar por nosso aparelho digestivo, como o excesso de carne vermelha, as gorduras, conservantes, medicamentos, corantes artificiais e o álcool.

Toxinas endógenas: são as que vêm de dentro, do nosso próprio corpo. Podem estar relacionadas com doenças infecciosas como hepatite, diabetes e febre tifoide, além de outras.

Essas nós não temos como controlar. As toxinas endógenas ainda podem vir de estresse e ansiedade, então, fique atento se você sofre desses problemas.

O que pode acontecer quando não eliminamos toxinas?

Quando o nosso corpo acumula toxinas por muito tempo, é bastante possível que venhamos a padecer de problemas sérios de saúde, doenças inclusive que não têm cura.

Por esse motivo, é necessário fazer essas dietas de tempos em tempos para que mantenhamos o nosso corpo sempre puro.

Os alimentos que ajudam na desintoxicação limpam completamente o fígado, os rins e o cólon e é um ponto positivo para quem come frutas e vegetais durante a limpeza, pois isso aumenta a quantidade de enzimas ativas e permite que regeneremos nossas células.

Como desintoxicar o organismo?

Para desintoxicar o organismo, você pode usar frutas, legumes e verduras que ajudam nisso.

Nosso corpo tem a capacidade de eliminar as toxinas sozinho, mas muitas vezes ele não consegue dar conta por causa da nossa alimentação que é cheia de toxinas — que pode vir de alimentos enlatados e fast food, por exemplo.

Para desintoxicar você precisa ingerir uma boa quantidade de frutas.

As mais importantes nesse processo são as frutas cítricas. Exemplos de frutas cítricas são a laranja, o limão, a tangerina e a lima.

É importante que você não faça uma dieta com um único tipo de fruta por mais de 7 dias.

Você pode fazer dietas com vários tipos de frutas, mas a fruta mais recomendada para desintoxicar o corpo é a uva — lembrando que você não pode levar a dieta por mais de uma semana.

“Veja mais sobre os benefícios das frutas cítricas”

Nessas dietas, você deve comer apenas frutas e vegetais durante 7 dias, pois eles são cheios de vitaminas, minerais e possuem todos os nutrientes que o nosso corpo precisa.

Para ter uma melhor desintoxicação, você ainda pode procurar os alimentos de origem orgânica, que levam pouco ou nenhum agrotóxico.

Uma outra dica para fazer a melhor desintoxicação é diversificar os alimentos que vai consumir, de modo a fazer combinações para você tirar o melhor de cada alimento.

Pode parecer difícil sobreviver com frutas, legumes e verduras, mas não é impossível. Além do mais, seu corpo agradecerá.

Posso fazer a dieta de desintoxicação com mais ou menos dias?

É possível, mas você nunca deve deixar uma dieta de desintoxicação muito curta ou muito longa.

Não pode ser curta demais para você receber mais benefícios e não deve ser longa demais porque não é recomendado excluir outros alimentos por muito tempo.

Você pode fazer essa dieta de desintoxicação de 3 a 21 dias.

Qual a primeira coisa que você deve fazer em uma dieta de desintoxicação?

A primeira coisa que você deve fazer pela manhã em uma dieta de desintoxicação é misturar um copo de água com gotas de limão e beber.

Isso vai preparar o seu estômago para os próximos sucos e alimentos do dia.

Mas preste atenção se isso isso começar a lhe fazer mal, principalmente pessoas que sofrem de algum problema no estômago como azia e úlcera, aí não é aconselhado.

Mais textos relacionados
O perigo do açúcar processado

O açúcar é, sim, importante na nossa alimentação, mas se você ingere muito açúcar processado, é provável que venha a Read more

Os piores alimentos que existem para nosso organismo

No nosso site falamos muito sofre chás e alimentos que fazem bem para a saúde, mas é preciso falar também Read more

O que acontece com o corpo quando você não bebe água o suficiente

Neste texto você vai saber disso e também vai saber o que acontece com o corpo quando você não bebe Read more

Dieta dos pontos

A dieta dos pontos pode ser a melhor dieta para você, e neste texto você encontrará bons motivos para isso. Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *