24 de junho de 2022

Abacate

Abacate é uma fruta originária do México, mas muito apreciada no mundo tudo.

Tem uma polpa bastante macia e leve sabor neutro – ou seja, não é doce nem salgado.

O Abacate, por muito tempo, foi considerado um “vilão” devido ao seu teor de gordura.

No entanto, não é bem assim…

Com o tempo, ciência chegou à conclusão de que a gordura do Abacate provém de em ácidos graxos monoinsaturados – o que é bem diferente da gordura saturada, por exemplo.

Consumido in natura ou em vitaminas e receitas doces e salgadas, o Abacate é uma fruta bastante nutritiva.

Veja também

Quais os benefícios que o Abacate traz?

Devido às suas propriedades nutricionais, essa fruta pode fazer muito bem à saúde e ajudar em tratamento, confira:

1 – Combate a prisão de ventre: devido ao alto teor de fibras e ácidos graxos presente no Abacate, o consumo da fruta ajuda muito a combater a prisão de vente, sem causar diarreia.

2 – Bom para atletas: as calorias e os carboidratos contidos no Abacate melhoram o desempenho de atletas, se consumido antes de treinos.

Ajuda até mesmo as pessoas que praticam atividades físicas por questões de saúde ou boa forma física.

3 – Previne câimbras: rico em potássio, o abacate ajuda a prevenir as terríveis câimbras.

4 – Reduz o colesterol ruim e o triglicérides: por fibras e  ácidos graxos monoinsaturados, o consumo do Abacate contribui para a redução da produção do colesterol ruim e ajuda a regular o triglicérides.

5 – Faz bem para a circulação: o Abacate tem minerais e antioxidantes que estimulam a boa circulação sanguínea, com isso, a fruta evita problemas diversos cardiovasculares.

6 – Ajuda na boa memória: as gorduras e alguns antioxidantes presentes na fruta (como o Ômega 3 e a luteína) estimulam as células do cérebro que otimizam o nosso poder de memorização.

7- Evita gases: reduz a retenção de gazes intestinais, alem de evitar a formação.

Quantas calorias tem o Abacate?

Cerca de 100 g da fruta tem, em média, 160 calorias.

100 gramas de Abacate equivale a 2 colheres cheias de polpa.

Assim, pode-se considerar que, apesar de tantos benefícios, o Abacate é uma fruta calórica.

Abacate pode fazer mal?

Normalmente, o Abacate só irá fazer mal à saúde se consumido em excesso.

O recomendável é consumir até 200 g da fruta por dia.

Mesmo assim, em alguns casos, é recomendável consultar um especialista para saber se o consumo do Abacate pode ser feito e com qual freqüência, veja:

1 – Problemas intestinais: exagerar no consumo da fruta pode trazer irritações intestinais e dores no estômago, devido aos poliois – que costumam causar incômodos digestivos para algumas pessoas.

2 – Síndrome de “Látex Fruta: se trata de um problema que causa dores estomacais e náuseas. Essa síndrome se da por conta de toxinas encontradas em algumas frutas, como o Abacate.

3 – Reações alérgicas: não é comum, mas existem pessoas que são alérgicas a alguns compostos encontrados no Abacate – o que causa coceiras na pele, olhos vermelhos e problemas digestivos.

4 – Lactantes: mulheres que amamentam devem pedir orientação médica para consumir a fruta, pois ela pode interferir na produção do leite materno.

5 – Ganho de peso: pessoas que querem ou precisam manter o peso corporal ou mesmo desejam perder peso, devem consumir Abacate com moderação, devido às calorias da fruta.

De preferência, não adicionar substâncias que aumentam ainda mais as calorias da fruta: açúcar, mel, leite condensado.

Propriedades Nutricionais do Abacate

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Manganês;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Lipídios;
  • Cobre;
  • Zinco;
  • Ácidos graxos monoinsaturados;
  • Fibras; etc.
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