24 de junho de 2022

Açaí

O Açaí (Euterpe oleracea) se trata do fruto produzido por uma espécie de palmeira.

Muito comum no estado do Pará o Açaí, nos últimos anos, cai no gosto de todo o país e tem sido, até mesmo, exportado.

Na Pará é mais consumido em bebidas, há décadas.  

No resto do país, a fruta faz sucesso sendo saboreada de maneira congelada e com acompanhamentos, sendo que sua industrialização leve xarope de guaraná.

Ganhou fama também às altas propriedades nutricionais, se tornando uma fruta funcional.

O Açaí tem um sabor levemente azedo e com um fundo terroso.

Quais os benefícios do consumo do Açaí?

O Açaí é uma fruta rica em propriedades nutritivas – como já fora mencionado.

O seu consumo pode trazer diversos benefícios ao organismo, como:

1 – Combate a anemia: por ter ala concentração de ferro e outros nutrientes, combate e previne a anemia.

2 – Dá energia: seus valores nutricionais e composição dão mais energia ao organismo, disposição e vitalidade.

3 – Retarda o envelhecimento: devido à alta concentração de antioxidantes (principalmente, antocianinas), combate os radicais livres e retarda o processo de envelhecimento.

4 – Previne a prisão de ventre: o consumo regular da fruta estimula a evacuação, prevenindo e tratando a incomoda prisão de ventre.

5 – Funciona como protetor para o coração e artérias: estimula o sistema circulatório.  

Ainda, destacam-se as funçõoes:

  • Anti-inflamatório natural;
  • Antibacteriano natural;
  • Reduz as taxas do colesterol ruim;
  • Oferece proteção solar para a pele;
  • Favorece a boa visão e a saúde dos olhos;
  • Evita e ajuda a tratar doenças neurodegenerativas;
  • Aumenta a expectativa de vida; entre outros benefícios.  

Há riscos ou contraindicações para o consumo do Açaí?

O Açaí, como a maioria das frutas ricas em nutrientes e compostos,  não deve ser consumido em exagero.

Devido ao alto valor calórico (247 kcal a cada 100 g), a fruta pode trazer ganho de peso e aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Isso sem levar em consideração que é comum a adição de ingredientes calóricos ao Açaí, como: açúcar, leite condensado, xaropes, etc.   

Assim, pessoas diabéticas também devem ter cautela com o consumo do Açaí, em relação a quantidade, freqüência e ingredientes adicionais.

Um cuidado a ser tomado é a procedência da fruta, pois como o Açaí se tornou popular, há diversos produtos sem o certificado da ANVISA – fazendo com que a fruta possa ser mal cultivada.

A popularidade do Açaí

Conforme já mencionado, a fruta caiu nas graças de todo o país e de algumas regiões do mundo, com isso é destaque na economia do Brasil.

Atualmente, a produção e a demando do Açaí cresce a cada ano.

Assim, o Açaí cumpre um papel importante na economia nacional e nas exportações.

Prova disso são dados do IBGE, que apontam que no ano 2000, o Brasil produzia cerca de 122 toneladas da fruta.

Já no ano de 2016, a produção d Açaí era de mais de 215 toneladas.

Propriedades nutricionais do Açaí

  • Fibras;
  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Lipídeos;
  • Polifenois;
  • Açúcar;
  • Oligoelementos;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Fósforo;        
  • Cálcio;
  • Sódio;           
  • Zinco;           
  • Ferro;
  • Cobre;
  • Vitamina C;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina B3;
  • Vitamina B5;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B9;
  • Vitamina B12;
  • Vitamina A;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K;  
  • Valor energético: 247 calorias a cada 100 g
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