A Acelga se destaca por seu sabor suave, além de ser muito versátil na culinária, pois permite o consumo in natura, além de refogados e como ingredientes em preparados mais elaborados (como tortas, sopas, etc).

Além disso, é uma hortaliça de preços, em geral, acessíveis e que dura muito na geladeira.

Também, é bastante nutritiva, de baixo valor calórico e praticamente sem contraindicações – podendo até ser consumida todos os dias!

Tipos de Acelga

As variedades de Acelga não se diferem muito em propriedades nutricionais e nem no sabor, mas vale conhecer alguns dos tipos mais consumidos dessa hortaliça:

  • Acelga branca: levemente salgada e suculenta.
  • Acelga amarela: se assemelha com a Acelga branca, mas tem menos caldo.
  • Acelga vermelha: essa Acelga tem folhas levemente avermelhadas e o seu sabor é mais adocicado do que salgado.

VEJA TAMBÉM: Como fazer uma receitinha de acelga empanada

Benefícios da acelga

Essa hortaliça é rica em propriedades nutricionais: vitaminas, minerais, antioxidantes, etc.

Com isso, o consumo regular da Acelga traz muitos benefícios para a nossa saúde, como, por exemplo:

  • Protege os olhos e a visão de raios solares nocivos e evita problemas como a catarata, glaucoma, degeneração macular, etc.
  • Faz bem para a saúde mental, estimulando o bom funcionamento de neurotransmissores envolvidos no controle da ansiedade, bom humor e bem-estar, regulador do sono.
  • Protege o coração, já que evita a formação de coágulos, fortalece a musculatura coronária, evita a pressão arterial alta e reduz a absorção de açúcar e gorduras (devido às fibras).
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino, pois a Acelga é rica em água e fibras – o que ajuda muito o intestino a funcionar com regularidade, evitando a prisão de ventre.
  • Faz bem para os ossos, pois tem vitaminas que aumenta a capacidade de o organismo absorver o cálcio – um mineral fundamental para o fortalecimento ósseo.
  • É bom para a pele, unhas e cabelos, por conter antioxidantes e compostos diversos que nutrem e fortalecem a cútis, as unhas e os cabelos.
  • A Acelga pode ser consumida por diabéticos, pois tem baixo teor glicêmico e por pessoas com problemas de colesterol alto, pois tem baixos níveis de gorduras também.

Acelga pode fazer algum mal?

Em geral, não.

Os problemas da Acelga, em geral, estão mais ligados a qualidade da hortaliça, assim, tenha cautela antes de colocar essa verdura à mesa, higienizando muito bem as folhas e o talo, além de remover partes que estejam amolecidas ou escuras.

Valores nutricionais da Acelga

A cada 100 g de Acelga cozida em água ou no vapor, encontramos:

  • Valor energético: 20 kcal
  • Fibra alimentar: 1,5 g
  • Proteínas:  1,5 g
  • Carboidratos: 4,5 g      
  • Ferro: 0,4 mg      
  • Vitamina C: 22,5 mg
  • Piridoxina B6: 0,2 mg   
  • Cálcio: 43,  mg   
  • Manganês: 0,1 mg       
  • Fósforo: 40 mg
  • Lipídios: 0,1 g
  • Magnésio: 10,5 mg      
  • Potássio: 240 mg
  • Cobre: 0,1 ug
  • Sódio: 1 mg        
  • Zinco: 0,3 mg     

Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Chard

https://www.healthline.com/nutrition/swiss-chard

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