A Alcachofra é uma hortaliça bastante apreciada pelo sabor da polpa de suas folhas e de seu miolo.

É um alimento consumido cozido no vapor e também como ingredientes em receitas mais elaboradas e, ainda, em conservas.

Além disso, a Alcachofra é famosa pelas suas propriedades nutricionais e seu emprego na fitoterapia, sendo usada, até mesmo, pela indústria farmacêutica.

Valores nutricionais da Alcachofra

Os valores nutricionais de 1 unidade de Alcachofra média cozida, sem o miolo (ou coração) são, em média:

  • Calorias: 120 kcal
  • Proteínas: 4,2 g
  • Fibras: 7 g
  • Carboidratos: 13 g
  • Potássio: 475 mg
  • Sódio: 120 mg

Já 1 unidade grande de miolo ou coração de Alcachofra em conversa, contém, em média:

  • Calorias: 34 kcal
  • Proteínas: 0,9 g
  • Fibras: 1,5 g
  • Carboidratos: 2,8 g
  • Potássio: 90 mg
  • Sódio: 24 mg

Além disso, a Alcachofra contém:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina B3;
  • Vitamina B9;
  • Vitamina B12;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Antioxidantes; etc.

A Alcachofra tem contraindicações?

Antes de sabermos quais são os benefícios da Alcachofra, saiba que essa hortaliça, embora seja excelente para a saúde – além de saborosa – deve ser evitada em algumas situações, como:

  • Pessoas com obstrução no ducto biliar;
  • Mulheres gestantes ou em fase de amamentação.

Quais os benefícios do consumo da Alcachofra?

  • Faz bem para o colesterol: a Alcachofra contém agentes amargos que reduzem a síntese do colesterol ruim e ainda eleva a sua secreção na bílis, o que diminui a taxa de gordura no sangue.
  • Fortalece os ossos: é fonte de Vitamina K, que melhora a absorção do cálcio pelo organismo, deixando os ossos mais fortes e prevenindo a osteoporose e outros problemas ósseos.
  • Ajuda a emagrecer: tem fibras e baixas calorias, o que é excelente para quem deseja perder peso ou manter a boa forma física.
  • Faz bem para quem tem problemas renais ou urinários: a Alcachofra tem um bom potencial diurético, o que estimula o funcionamento dos rins e ajuda na eliminação de fungos e bactérias que causam problemas urinários.
  • Regula o funcionamento intestinal: por ser rica em fibras, a Alcachofra ajuda na formação do bolo fecal, estimulando o bom funcionamento do intestino e evitando a prisão de ventre.
  • É rica em antioxidantes: por conter altas propriedades desses agentes, contribui para retardar o envelhecimento das células, protege a pele, ajuda a prevenir o câncer e outros benefícios.
  • Contribui com a boa circulação sanguínea: devido às suas vitaminas e minerais, estimula a boa circulação sanguínea, ajudando a prevenir ou tratar varizes e outros problemas circulatórios – o que também faz bem para o coração.
  • Regula a tireoide: a Alcachofra contribui para o bom funcionamento da glândula tireoide, por conter enzimas como a niacina e a tiamina, além do ácido pantotênico.
  • Faz em para o sangue: contém ferro e cobre, que são fundamentais para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue.

Suco de Alcachofra

Além de consumir a hortaliça, você também pode preparar um suco de Alcachofra para usufruir de todos os benefícios dela, bebendo uma vez ao dia.

Ingredientes:

  • Folhas de ½ Alcachofra média;
  • Suco de 1 limão;
  • 300 ml de água;
  • Mel a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

1 – Higienize as folhas da Alcachofra com vinagre ou bicarbonato de sódio, corte-as e triture com a ajuda de um pouco de água, no liquidificador ou processador. Você obterá uma espécie de farinha.

2 – Bata a Alcachofra triturada, o suco do limão, a água e o gelo até formar um suco.

3 – Adoce com mel se desejar.

4 – Se quiser, passe a bebida por um coador.

5 – Beba em seguida, de preferência pela manhã.

Dica: pode triturar uma boa quantidade de folhas de Alcachofra e congelar separadamente em porções.

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