3 de julho de 2022

Alimentação e obesidade: Quais os permitidos e os que devem ser evitados

A alimentação tem uma relação muito forte com várias doenças, inclusive com a obesidade.

Dependendo do que você come as chances de ficar obeso aumentam consideravelmente e a partir daí as coisas podem ficar bastante complicadas se você não receber o tratamento adequado.

Neste texto você conhecerá um pouco mais sobre a relação entre a alimentação e a obesidade. Você não pode perder!

O que é a obesidade?

A obesidade pode ser definida pelo excesso de gordura corporal. Geralmente há um aumento do peso, mas isso não é regra.

A obesidade é um problema de saúde que faz surgir diversos riscos para a pessoa que sofre com isso. Mais abaixo você conhece um pouco mais sobre isso.

Uma pessoa com obesidade pode sofrer de vários tipos de doenças como as cardiovasculares, digestivas, respiratórias, osteoartrite, diabetes tipo II, cancro e ainda outras.

Quanto mais obesa a pessoa for, mais riscos ela corre, então é necessário tomar cuidado com o peso para que esse problema não chegue a ficar tão grave.

Qual a principal causa da obesidade?

A obesidade pode ter diversas causas, mas a que mais atinge as pessoas mundo afora é o excesso da ingestão de alimentos e energia. Ocorre quando a pessoa ingere uma quantidade excessiva de calorias.

Também pode acontecer de a obesidade ser fruto de problemas endócrinos, como o hipotireoidismo, distúrbios psicológicos, como a bulimia nervosa, e fatores genéticos.

A alimentação é, portanto, o principal fator que mais ajuda a desenvolver a obesidade, e por conta disso ela tem que ser levada a sério.

Quando você se alimenta com produtos com pouca gordura, está diminuindo as chances de ter colesterol alto e outros problemas prejudiciais para a sua saúde, por exemplo.

Como é o tratamento para a obesidade?

O tratamento para a obesidade pode ser feito na modificação do comportamento de dieta que uma pessoa tem, a fim de ela consumir alimentos mais saudáveis e menos gordurosos, junto com a implementação de exercícios físicos em sua rotina.

A proposta é eliminar as calorias consumidas a fim de ter uma melhor saúde e mais disposição diariamente.

Para o tratamento, uma pessoa precisa modificar seus hábitos incorretos, de modo a deixá-los saudáveis, e acrescentar hábitos novos, mais saudáveis, que devem ser estabelecidos para ajudar no processo de perda de gordura.

Qual é o maior erro de quem faz o tratamento?

O maior erro de quem faz o tratamento para eliminar a gordura provavelmente é utilizar dietas milagrosas que limitam muito a ingestão de calorias e fazem com que a pessoa a longo prazo venha a sofrer deficiência de itens importantes para a nossa alimentação.

Essa deficiência se dá por não consumirmos uma grande variedade de alimentos, o que faz com que nós fiquemos apenas a ingerir alimentos de poucos tipos que podem nos trazer benefícios, mas que não suprem todas as nossas necessidades.

Por esse motivo, as chamadas “dietas milagrosas” que usam alimentos restritos não são tão milagrosas assim. Essas dietas são difíceis de manter ao longo do tempo, o que até pode fazer com que engordemos no futuro.

Quais alimentos são recomendados para tratar a obesidade?

Vários alimentos são recomendados para diminuir a gordura no nosso corpo e melhorar nossa saúde.

Você pode, pode exemplo, utilizar

  • iogurtes desnatados;
  • queijos fresco;
  • as carnes brancas, como a galinha e o peru;
  • as carnes magras, como algumas partes do boi e a vitela;
  • os pescados brancos, como a merluza, os mariscos e os crustáceos
  • e as conservas naturais.

Como frutas, é recomendado comermos coisas como:

  • pera;
  • kiwi;
  • laranja;
  • maçã;
  • ameixas;
  • damasco;
  • morangos;
  • abacaxi;
  • melão
  • e melancia.

Todas as verduras são recomendadas e o azeite de oliva é o melhor para temperar suas saladas.

As bebidas mais recomendadas são:

  • a água;
  • as infusões (chás);
  • café sem açúcar)

Se você quer consumir algum doce pode optar pelos edulcorantes artificiais — sem excesso —, marmelada sem açúcar, compota natural e gelatina.

Pescados e verduras congelados também podem te fazer bem, além de ervas aromáticas e vinagre e molho de soja.

Viu só? As opções não são poucas, então trate de aproveitar esses alimentos, comendo sempre com prudência para melhorar a sua saúde ao mesmo passo em que você recupera o seu peso normal.

Quais alimentos devemos limitar?

Limitar não é não consumir, mas sim consumir com uma menor frequência, apenas de vez em quando.

São alimentos que fazem bem, mas que não devem ser comidos com muita frequência. Eles são, por exemplo:

  • os queijos semi-curados;
  • os ovos;
  • os pescados azuis;
  • e as conservas em escabeche.

Além disso, você deve limitar o pão, a batata, o macarrão, o arroz e os legumes, maionese, sumos naturais de fruta, mostarda, ketchup e guisados.

Quais alimentos devemos evitar?

Alguns alimentos precisam realmente ser evitados, não importa o quanto você goste deles, se você quer ter uma saúde boa.

É recomendado que você evite alimentos lácteos inteiros e açúcares em porções.

Das carnes você deve evitar os embutidos, cordeiros, pato, vísceras, conservas em azeite, patê e bacon.

Você deve evitar cereais, batata frita, cookies, bolos, azeitonas, coco, abacate, tâmara, fruta seca doce e caldas.

Também não é recomendado comer toucinho, natas, cremes e manteigas, e não é recomendado beber bebidas alcoólicas, refrescos e bebidas amargas. Não são recomendados o açúcar branco, moreno, o mel e o chocolate. Além disso, você deve evitar alimentos pré-cozidos, fritos e empanados.

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