Amoras: Benefícios para a saúde e informações nutricionais

As amoras são umas frutinhas que além de bonitas e saborosas também pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde.

Como é uma fruta de baixa caloria pode fazer parte do cardápio de todos sem medo de ganhar peso.

São vários os tipos de amoras existentes, mas os benefícios são semelhantes

Benefícios da amora para nossa saúde

amoras

Apesar de pequeninas são grandes os seus benefícios e com certeza depois dessas informações você terá mais interesse em consumi-las com mais frequência

1. Faz bem a nossa pele (ricas em vitamina C)

A vitamina C faz muito bem ao nosso corpo, ela é essencial na formação do colágeno dos nossos ossos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos.

Também a vitamina C ajuda na saúde da pele, evita uma doença chamada escorbuto, ajuda na absorção do ferro além de combater os radicais livres.

Da quantidade diária que precisamos de vitamina C para o corpo apenas uma xícara de amora representa mais da metade desse valor.(1)

2. Evita a prisão de ventre (rica em fibras)

As fibras são também muito importante para nossa saúde, infelizmente é muito comum as pessoas terem uma dieta pobre em fibra.

Uma dieta pobre em fibras pode trazer algumas complicações como inchaço abdominal, prisão de ventre e até dor na região abdominal.

As fibras juntamente com a água ajuda na formação do bolo fecal, sem ela a pessoas pode ter problemas de ressecamento.

As fibras ajudam também a reduzir o colesterol ruim (LDL), ajuda também na promoção dos movimentos do intestino, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e no controle da flora bacteriana do intestino

A amora é umas frutas que são ricas em fibras, uma xícara (144 g) dela é capaz de nos fornecer quase 8 g de fibra, isso representa cerca de 30% do recomendado para uma pessoa segue uma dieta de 2000 calorias diárias. (2)

3. Importante para a saúde dos ossos (rica em vitamina K)

A vitamina K não é tão famosa, não ficamos ouvindo falar muito dela por aí, mas ela é muito importante para o nosso corpo.

Dentre tantas coisas a vitamina K desempenha o papel de ajudar na coagulação sanguínea, é isso que não deixa nosso corpo sangrar de forma contínua quando nos cortamos.

Sem a coagulação sanguínea teríamos sérios problemas para fazer uma cirurgia, por exemplo, o sangue não se entancaria e nos mataria.

A vitamina K também é importante na saúde óssea, ela desempenha um papel no metabolismo ósseo.

Se não fosse por essa vitamina os nossos ossos ficariam mais frágeis e se quebrariam com mais facilidade

Consumindo a amora você estará consumindo a vitamina K , apenas uma xícara (144 g ) consumida representa mais de 30% do valor diário recomendado.

4. Previne a osteoporose (rica em manganês)

A amora também é rica em manganês, uma xícara de amoras tem quase a metade do valor diário necessário. (3)

Vale ressaltar que manganês em excesso pode ser tóxico para o organismo, mas nos alimentos dificilmente consumiremos o manganês em excesso, a menos que haja alguma condição em nosso corpo que impeça a sua eliminação.

Mas consumido nas quantidades indicadas o manganês é muito importante para o nosso corpo.

O manganês é vital para o desenvolvimento ósseo saudável, é importante também para o nosso sistema de defesa, ajuda nosso corpo metabolizar o carboidrato, aminoácido e colesterol.

O manganês também ajuda na prevenção da osteoporose, no gerenciamento dos níveis de açúcar no sangue e reduz crises epilépticas.

5. Melhora a saúde do cérebro (rica em antioxidantes)

Pesquisas feitas concluíram que os antioxidantes presentes em frutas silvestres como a amora, ajuda na saúde do cérebro, pois ajuda na prevenção da perda da memória causada pelo envelhecimento.

Esses antioxidantes presentes na amora ajuda a reduzir inflamações no cérebro o que poderia levar a problemas cognitivos e motores.

Tipos de amora

Existem alguns tipos de amoras, por isso os seus nomes científicos variam, mas o nome que se dá a amoreira de forma geral é morus sp.

Segundo a Wikipédia os tipos de amora existentes são

  • Amora-branca = maclura tintoria, morus alba e rubus erythrocladus
  • Amora-preta= morus nigra, rubus sellowii e rubus ulmifolius.
  • Amora- vermelha= rubus rosifolius

A famosa amora silvestre faz parte das amoras-pretas do gênero rubus ulmifolius e também a famosa amora miura vem da amora- preta (morus nigra)

Mais textos relacionados
Salsa e seus benefícios

Quem conhece a salsa nunca deixa de usá-la, pois ela é cheia de benefícios para o nosso corpo, os quais Read more

Guaco

O guaco é uma planta muito conhecida popularmente e de muitos usos medicinais. Neste texto você verá quais são os Read more

benefícios da babosa

A aloe Vera é uma planta bastante conhecida em nosso país, popularmente é chamada de babosa. Por morarmos terras tropicais Read more

Sumo

O Sumo de uma erva, normalmente, é onde se concentra as propriedades medicinais e fitoterápicas. E, o que muita gente Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =