27 de junho de 2022

Ansiolíticos naturais (seus benefícios, chás, contraindicação)

Os ansiolíticos são os remédios que servem para acalmar a ansiedade e diminuir o nível de estresse. Podem ser naturais ou não, mas neste texto vamos nos focar nos produtos naturais que possuem menos contraindicações e efeitos colaterais. Além de tudo, não é o tipo de remédio que causa dependência. Quer conhecer alguns deles? É só continuar lendo.

Antes, porém, vamos falar um pouquinho sobre a ansiedade.

Tem-se como conhecimento que ela afeta mais mulheres que homens, mas isso não significa que eles não sofrem com isso.

A ansiedade pode ser absolutamente normal, assim como pode ser caracterizada como transtorno. Depende muito dos porquês. Quer um exemplo? É normal sentir ansiedade quando você está se preparando para ver alguém que não vê há muito tempo ou quando você tem de falar em público. Entretanto, não é normal se sentir preocupado por situações tão cotidianas que boa parte das pessoas levam da forma como devem ser levadas que é com calma.

Soluções naturais

São vários os ansiolíticos naturais, mas citaremos os que possuem maior destaque. Uma vez que os fármacos psiquiátricos podem levar o paciente à abstinência quando o remédio é suspenso, as opções naturais se mostram alternativas menos nocivas.

Vale ressaltar que não queremos indicar substitutos às prescrições médicas, mas falar de coisas naturais que têm efeitos muito interessantes para muitas pessoas. Nunca deixe de seguir a prescrição de seu médico

Lavanda

Aquela planta bonitinha que se apresenta distinta diante das outras, não é só bonita. Tomando-a como em infusão ajuda a acalmar os nervos, equilibra o nosso sistema nervoso, reduz a ansiedade e o estresse e ajuda a ter uma noite de sono melhor.

A dose de infusão de lavanda recomendada é até duas xícaras diárias. Passando disso, pode haver efeitos desagradáveis como alucinações e aumento da frequência cardíaca.

Melisa

Também conhecida como Melissa, é uma planta que é um ótimo ansiolítico natural. Ela tem um certo reconhecimento como um bom redutor de estresse e ansiedade, além de possuir a propriedade de acalmar os nervos. A melissa é contraindicada para grávidas e lactantes, para crianças e bebês, e pessoas que têm problemas de tireoide precisam consultar o médico antes de tomar, para que a melissa não interfira na tiroxina.

Camomila

A camomila é conhecida por suas propriedades em acalmar o estômago, mas também é muito útil — e muita gente não sabe disso — para casos de ansiedade leve.

Ela não é tão eficiente quanto o maracujá para relaxar o corpo e a mente, mas ainda assim é muito boa no caso de você não ter alguma outra disponível. Dentre as principais contraindicações, se destacam as que são para grávidas e pessoas alérgicas a plantas, óleos essenciais ou ao pólen.

Como preparar a infusão

De forma geral as infusões são preparadas usando um copo de água e uma colher de chá de erva ou planta por infusão, ou seja, para uma pessoa só. Deve deixar a água alcançar o ponto de ebulição, e depois jogar a colher de erva ou planta. Então, cubra a panela e deixe a infusão por 10 minutos. Aí, está pronta.

Mais textos relacionados
Receita caseira para má circulação

Uma boa saúde envolve uma série de coisas, mas sem dúvidas uma delas é a de uma boa circulação sanguínea. Read more

Receitas caseiras para candidíase
vidro com bicarbonato de sodio

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. O problema de saúde é muito frequente nas mulheres e Read more

8 receitas caseiras para febre

O estado de febre pode ser preocupante, mas ele é mais que isso. É um indicativo de que há algo Read more

3 Soluções caseiras expectorante
xícara com chá

Os remédios expectorantes são aqueles que são capazes de aliviar a tosse do tipo produtiva, popularmente conhecida como “tosse com Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria