2 de julho de 2022

Aprenda a fazer frutas secas e conheça seus benefícios

Entenda como fazer e quais as vantagens do consumo dessa iguaria

Frutas secas é uma fruta que teve quase todo o conteúdo de água removido através de métodos de secagem. A fruta encolhe durante esse processo deixando outra seca, pequena e com muita energia.

As passas são o tipo mais comum, seguido de ameixas, figos e damascos. Outras variedades de frutas secas também estão disponíveis, às vezes em forma cristalizada (revestida com açúcar). Estes incluem mangas, abacaxis, bananas e maçãs.

As frutas secas podem ser preservadas por muito mais tempo do que frutas frescas e podem ser um lanche útil, particularmente em viagens longas em que a refrigeração não está disponível.

As frutas secas são altamente nutritivas. Um pedaço contém aproximadamente a mesma quantidade de nutrientes que a fruta fresca, mas condensada em uma embalagem muito menor.

Por peso, frutas secas contém até 3,5 vezes a fibra, vitaminas e minerais de frutas frescas.

No entanto existem algumas exceções. Por exemplo, o teor de vitamina C é significativamente reduzido quando a fruta é seca. Frutas secas geralmente contém muita fibra e é uma ótima fonte de antioxidantes, especialmente polifenóis.

Os antioxidantes de polifenóis estão associados a benefícios para a saúde, como melhora do fluxo sanguíneo, melhor saúde digestiva, diminuição do dano oxidativo e risco reduzido de muitas doenças.

Como fazer frutas secas

Passo 1

Selecione a fruta madura – mas não muito madura – e livre de contusões. Maçãs frescas, peras, pêssegos, cerejas, bananas e damascos são boas escolhas.

Lave e descasque a fruta (os mirtilos, os damascos e as cerejas funcionam melhor se estiverem secos).

Remova os núcleos, depois corte o fruto na espessura desejada. Mantenha a espessura da fatia uniforme.

Passo 2

Organize as fatias de frutas em uma única camada em panelas antiaderentes e certifique-se de que as peças não se toquem.

Pré-aqueça o forno.

Mantenha a porta do forno aberta um pouco durante a secagem e agite as frutas a cada 30 minutos.

Passo 3

Uma vez que o fruto é completamente seco (pode levar de 4 a 8 horas, dependendo da espessura das fatias e do teor de água da fruta), retire as bandejas do forno e deixe repousar durante a noite (pelo menos 12 horas) antes de colocar em recipientes de armazenamento.

Passo 4

Para consumir você pode combinar com sementes como granola, cereais e iogurte.

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