2 de dezembro de 2020

Arroz

Arroz é o alimento mais consumido no mundo todo.

Pesquisas revelam que ele alimenta mais da metade da população de todo o mundo, todos os dias.

Em geral, é consumido de forma cozida, juntamente com outros alimentos.

Mas, há uma infinidade de formas de consumir o arroz, até mesmo, em receitas doces.

No Brasil, o cultivo do Arroz movimenta a agricultura e a economia, sendo que maior produtor do país é o município de Uruguaiana (estado do Rio Grande do Sul) – de acordo com dados do Ministério da Agricultara (2015).

Há diversas variedades de arroz, porém todas elas se destacam por serem ricas em carboidratos e antioxidantes – além de outros nutrientes.   

Tipos de Arroz

tipos de arroz

Além das variedades de Arroz branco (também chamado de Arroz polido), hoje, encontramos no mercado, diversos tipos desse alimento.

Alguns foram modificados e outros são bem diferentes do tradicional Arroz branco.

1 – Modificados

  • Arroz Parboilizado: é uma variação do Arroz branco, modificado para de forma que evita “empapar” durante o cozimento.

Além disso, possui uma coloração mais amarelada, devido conservar mais os nutrientes quando cozigo, em relação ao arroz branco.

  • Integral: é um dos tipos de arroz mais nutritivos e saudáveis que tem, pois concentra alta quantidade de fibras e óleos essenciais.

Estimula o funcionamento do intestino, reduz a absorção de açúcar e gorduras pelo organismo e traz sensação de saciedade.

2 – Exóticos

  • Arroz Negro: é um tipo de arroz de cor preta, que é rico em antioxidantes – o que evita câncer, retarda o envelhecimento e protege o coração.

Ainda, é rico em fibras.

  • Arroz Vermelho: é levemente avermelhado, devido à presença da monocolina – um composto natural que estimula a boa digestão e reduz a absorção de gorduras e açucares.
  • Arroz Selvagem: se parece mais com um grão ou cereal e é rico em fibras e proteínas.

Benefícios do Arroz

Além dos benefícios citados acima, de cada tipo de Arroz, o alimento, em geral, é fonte de carboidratos – o que é excelente para a geração de energia.

Além disso, o Arroz contém antioxidantes, que evita câncer, retarda o envelhecimento das células e da pele, além de outros benefícios.

O Arroz pode fazer mal?

O Arroz pode trazer malefícios quando consumido em excesso.

Pessoas portadoras de diabetes, por exemplo, devem comer o alimento com moderação e seguindo uma dieta – devido à alta quantidade de carboidratos.

Quem deseja emagrecer ou manter a boa forma física, também não deve exagerar.

O ideal é consumir até 3 colheres de sopa cheias de Arroz 2 vezes ao dia, ou seja, no máximo 6 colheres de sopa.

Propriedades Nutricionais do Arroz Branco

Cerca de 100 g de arroz branco cozido contêm (em média):

  • Valor energético: 130 Kcal          
  • Carboidrato: 7,03 g
  • Proteína: 0,63 g     
  • Fibra alimentar: 0,4 g      

Gorduras totais: 0,5 g       

  • Gorduras saturadas: 0,5 g
  • Sódio  0,25 mg

Ainda, contêm: Vitamina A; Vitamina B1, B2, B3, B6 e antioxidantes.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/is-white-rice-bad-for-you

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arroz

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