2 de julho de 2022

As aves não criadas organicamente (granja)

Há alguns textos neste site que podem ser de seu interesse, principalmente um que fala sobre o alimento orgânico e o alimento inorgânico.

Neste texto você vai saber sobre as aves que não são criadas organicamente (ou de granja), ou seja, aquelas nas quais é injetado hormônios para acelerar o crescimento e fazer com que as aves fiquem maiores e pareçam apetitosas.

Acompanhe.

Seguro ou não seguro?

A indústria da carne diz que os antibióticos aplicados nos animais são seguros para a saúde humana, mas com isso não concorda o Conselho de Assessores de Ciência e Tecnologia da Presidência dos Estados Unidos.

Sendo seguro ou não, há quem considere isso desnecessário.

Para o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, cerca de metade do uso de antibióticos nos seres humanos e boa parte do uso desses antibióticos nos animais é desnecessária.

Várias empresas nos Estados Unidos colocaram como meta, nos últimos anos, usar apenas frango em que não foi injetado antibióticos.

De acordo com a fonte deste artigo, 26 empresas se comprometeram a eliminar totalmente os antibióticos até o ano de 2016.

Em alguns lugares, é proibido o uso de antibióticos para engordar animais, e é aí que está a falta de necessidade disso.

Os antibióticos deveriam ser usados para tratar as doenças dos animais, e não para engordá-los.

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, os antibióticos não podem — e não devem — ser usados para o crescimento dos animais, por mais que esse crescimento seja conseguido mais facilmente com isso.

Qual o perigo de se consumir aves com antibióticos

A carne de frango é bastante saudável quando tem origem orgânica, ou seja, quando é produzida utilizando apenas meios sustentáveis e naturais.

A carne orgânica não utiliza antibióticos ou outros remédios para potencializar o crescimento dos frangos — esses remédios só são usados quando os animais ficam doentes.

O principal problema de se consumir aves e outros animais que são produzidos com antibióticos é que em alguns lugares, de tanto isso ser feito, as bactérias que entram no corpo humano adquiriram resistência aos antibióticos, de modo que algumas bactérias atualmente não estão conseguindo ser vencidas pelos remédios, o que pode nos deixar mais doentes e até provocar a nossa morte.

É uma total regressão, visto que havia o tratamento eficaz dos antibióticos a doenças, mas, por conta do uso indevido desses antibióticos, agora as bactérias estão mais resistentes.

Um outro perigo é o nitrato

Em geral, as carnes criadas de forma inorgânica possuem uma alta quantidade de nitrato, cerca de 30% mais nitrato do que as criações de culturas orgânicas.

O nitrato se encontra em abundância nas carnes processadas e pode causar muitos problemas para a nossa saúde, inclusive pode nos levar ao câncer.

Até mesmo o sabor muda

Se você comer um pedaço de um frango criado em cultura inorgânica e logo depois comer um pedaço de um frango criado em cultura orgânica, certamente perceberá a diferença.

Os animais de cultura inorgânica, aquela onde é aplicado essas injeções cheias de hormônios, anabolizantes e antibióticos, têm um sabor diferente do que os animais de cultura orgânica, cujo processo de criação não envolveu nenhum tipo de substância do tipo.

As aves não criadas organicamente também apresentam um maior índice de gordura e possuem menor quantidade de ácidos graxos ômega-3.

Esses ácidos graxos são importantíssimos para pessoas que não querem sofrer de doenças cardíacas, pois ajudam a proteger o coração.

Há alguma vantagem no consumo desses animais?

Você provavelmente está se perguntando se há alguma vantagem no consumo dos animais de origem inorgânica (de granja), pois até agora apenas foram apresentados pontos negativos.

Há duas vantagens nesses animais.

A primeira delas é que esses produtos estão praticamente em toda parte, de modo que você não terá dificuldade em encontrá-los.

Provavelmente as aves que você compra na granja perto de casa são de cultura inorgânica, ou seja, vêm carregadas desses aditivos.

A segunda vantagem de comprar esses animais de origem inorgânica é que eles são mais baratos.

Você gastaria muito mais comprando aves de origem orgânica, pode ter certeza disso.

Pelo fato de as aves não criadas organicamente serem produzidas em maior escala, o preço fica mais barato.

Mas isso também significa que, se a produção orgânica crescer e for mais valorizada, o preço dela vai diminuir e você poderá se beneficiar com o consumo dessa carne sem precisar gastar muito mais do que gasta agora.

Mais textos relacionados
Couve e seus benefícios
pe de couve

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em Read more

Melão e seus benefícios
fruta melão

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas Read more

Cacau e seus benefícios
cacau

Nós conhecemos bastante o cacau por causa do chocolate, um alimento que é feito com esse produto natural. É até Read more

Beneficios Spirulina
pó de spirulina

A Spirulina é um item do qual muito se fala no mundo, por conta da enorme quantidades de benefícios que Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria