17 de maio de 2021

Banabá benefícios

Você deve estar lendo o título desse artigo e imaginando que “banana” está escrito errado. Pode ser que também esteja se perguntando “Banabá e emagrecimento.

O que isso tem a ver?”.

Não! Você não leu errado e sim, tem muito a ver uma coisa com a outra.

Embora relativamente nova no mundo ocidental, a folha de banabá tem sido usada como um remédio popular para tratar diabetes nas Filipinas por vários anos. 

Crescendo principalmente na China e nas Filipinas, essa planta ganhou mais recentemente atenção no Ocidente por sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue. 

O banabá e o emagrecimento também se correlacionam, como veremos em seguida.

Mas antes, vamos saber um pouco mais sobre essa “novidade”.

O que é o banabá?

folha de banabá

Banabá é uma planta nativa para as Filipinas, Índia e outros países asiáticos – e tem sido usada na medicina há vários anos para o gerenciamento de açúcar no sangue e diabetes. 

Nos últimos anos, a folha de banabá tem sido usada para ajudar as pessoas a manter o açúcar no sangue equilibrado. Especialmente para aqueles que estão preocupados com a diabetes. 

Isso ocorre porque os médicos queriam algo para ajudar que não tivesse toneladas de efeitos colaterais associados a ele.

Uma das coisas que você vai gostar de folha de banabá é quão bem ela foi testada. Porque tem uma história tão longa de uso popular, os pesquisadores têm ficado curiosos para ver o que é essa planta que a torna tão eficaz.

Alguns dos primeiros estudos da folha de banabá são de quase 80 anos de idade. E desde o primeiro estudo de pesquisa, vários estudos subsequentes foram lançados para descobrir o que faz esta planta “funcionar”.

Os efeitos do banabá no organismo

O que aprendemos até agora é que a folha de banabá possui alguns  compostos especiais  que contribuem para sua capacidade de transformar sua saúde para melhor. 

Um dos principais compostos – aquele que acreditamos que desempenha o papel principal na cura – é chamado de ácido corosólico. Acredita-se que o ácido corosólico tenha um forte efeito nos níveis de açúcar no sangue, pode acalmar a inflamação, é um antioxidante e até ajuda na atividade de inibição da proteína quinase C.

O ácido corosólico atua diretamente nas células e afeta a forma como elas absorvem a glicose, uma vez introduzidas no corpo. Este processo é conhecido como “captação de glicose”. 

Pelo que mostram as pesquisas, dentro de 60 minutos após a introdução da glicose , o ácido corosólico consegue fazer com que o açúcar contido no sangue caia em torno de 10 a 15%.

Acredita-se que o ácido consegue isso regulando como  as proteínas transportadoras de glicose, especialmente GLUT4, reagem com a glicose no sangue. 

Para diversas pessoas esse processo é corrompido devido a dieta e inatividade física. Você pode ter ouvido falar dessa corrupção antes; é chamada de resistência à insulina. 

Quando o corpo não responde à insulina da maneira como foi projetado, isso causa alguns efeitos bem graves a jusante. 

Estes incluem picos maciços e mergulhos no açúcar do sangue, que então produzem inflamação, fadiga e uma interrupção em outros níveis hormonais. 

A boa notícia é que quando você suplementa com folha de banabá, acontece a regulagem do açúcar contido no sangue. E isso será feito sem efeitos colaterais adversos.

Existem alguns estudos sobre como o ácido corosólico afeta a glicose, e quase todos eles apoiam a alegação de que usá-lo para regular os níveis de açúcar no sangue resultará em resultados positivos.

Banabá e emagrecimento

As pesquisas feitas com as folhas de banabá revelam que ao final de 10 semanas de tratamento com a planta, houve as seguintes mudanças significativas no organismo:

  • A pressão arterial baixou consideravelmente;
  • Melhora no metabolismo do organismo (gordura);
  • As inflamações do corpo são acalmadas.

Banabá e emagrecimento estão interligados com o consumo do chá de ervas da planta. Seu uso diário também tem efeitos no gerenciamento de perda de peso sustentada.

Açúcar no sangue, insulina e aumento de peso

Uma condição comum conhecida como resistência à insulina é um dos principais contribuintes para a obesidade. 

Quando o nível de açúcar no sangue é elevado – como através do consumo de pão e lanches açucarados – o pâncreas libera uma sobrecarga de insulina no corpo. 

O efeito de ter muita insulina no sangue durante um longo período pode ser prejudicial ao organismo e contribuir para o desenvolvimento de doenças, sendo a principal, a diabetes. 

No entanto, o efeito colateral mais comum é o aumento de peso ou obesidade. Quando o açúcar no sangue tem seus níveis elevados, essa glicose é armazenada como gordura. 

Portanto, reduzir esses níveis tem um efeito direto na perda de peso. É exatamente aí que o banabá e emagrecimento se unem.

Após atingir a meta de perda de peso, a pessoa que continua bebendo o chá de banabá mantém o peso ideal sem quaisquer efeitos colaterais.

Essa redução de peso acontece também para os diabéticos. Esse é um benefício muito estimado entre o banabá e o emagrecimento. Por quê?

Pelo faro de que o ácido corosólico não altera a absorção ou depuração do açúcar no sangue em indivíduos não diabéticos, mantendo o seu efeito de perda de peso.

E isso não é tudo. A folha de banabá também está sendo pesquisada por sua capacidade de ajudar:

  • Saúde renal;
  • Pressão sanguínea;
  • Função urinária (ajuda a aliviar a micção);
  • Nível de colesterol;
  • Função gastrointestinal;
  • E mais.

Atividade antiobesidade

O uso do extrato de banabá resulta em menor celulose, ganho de peso corporal e peso do tecido. Há também o conteúdo lipídico hepático, que é devido a uma redução de triglicerídeos. 

Lipídios hepáticos baixos estão relacionados à perda de peso. Estes resultados sugerem que a folha de banaba tem um efeito benéfico em pessoas obesas.

Dosagem

Como as plantas de banabá não crescem nos países ocidentais, a folha deve ser tomada em forma de suplemento. Ingerir de 8mg a 48mg de folha de banabá por dia pode ajudar em um nível significativo de perda de peso ao moderar o açúcar no sangue.

Precaução

Ainda não foi determinado como os suplementos de folha de banabá podem interagir com medicamentos orais tomados para diabetes tipo 2. 

Aqueles que têm diabetes devem discutir tomar o chá ou o extrato da planta com seu médico para ver se é apropriado para sua condição.

Mais textos relacionados
Conhece o Pariri? Saiba quais sãos os benefícios dessa planta
planta pariri

Pariri ou também chamada por alguns de crajiru (nomes científicos arrabidaea chica ou fridericia chica) é uma excelente planta para Read more

Colônia
planta colonia

A colônia é uma planta relativamente conhecida por nós, geralmente encontramos em locais em que não foram plantadas e que Read more

Como cultivar a planta Colônia

Aqui em nosso site você já viu outros textos falando sobre essa plantinha chamada colônia Neste texto iremos mostrar como Read more

Como plantar alho
alho plantado

Por incrível que pareça o número de pessoas querendo plantar em sua própria casa algumas plantas como o alho tem Read more

postado em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *