2 de julho de 2022

Banana

A Banana é uma das frutas mais populares e consumidas em países de clima tropical, como o Brasil.

De polpa macia e doce, geralmente, é saboreada in natura ou como ingredientes de bebidas e receitas em geral.

Há mais de 50 variedades de Banana pelo mundo.

A Banana também é conhecida pelas suas propriedades nutricionais, sendo considerada uma fruta que fortifica o organismo como um todo.

O que é que a Banana tem?

A Banana, como mencionado, é uma fruta riquíssima em nutrientes.

Entre os principais, podemos destacar:

  • Carboidratos (sendo que mais de 80% da fruta é formada por esse nutriente);
  • Potássio (também é uma fonte rica);
  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Antioxidantes;
  • Fibras;
  • Cobre;
  • Ácido fólico;
  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Manganês; entre outros.

E quais são os benefícios da Banana?

São diversos os benefícios que o consumo dessa fruta traz a nossa saúde.

Alguns deles são:

1 – Dá energia: por ter alta concentração de carboidratos, nos mantém mais dispostos.

2 – Regula a pressão arterial: por ser rica em potássio, ajuda a baixar a pressão alta.

3 – Evita câimbras: o potássio da Banana também é um excelente aliado para pessoas que sofrem das terríveis câimbras.

4 – Regula o funcionamento do intestino: consumida de forma moderada, ajuda no bom funcionamento intestinal, evitando tanto a prisão de ventre como a diarreia.

5 – Faz bem para a digestão: ajuda no processo digestivo de alimentos em geral.

6 – Tem efeito calmante: a Vitamina B tem leve efeito tranquilizante para o sistema nervoso.

7 – Faz bem para o coração.

8 – Traz saciedade: pela sua consistência, sabor e nutrientes, deixa a pessoa saciada por mais tempo, além de reduzir o desejo de ingerir doces.

A Banana pode fazer algum mal à saúde?

Eis um assunto bem polêmico!

Na verdade, a Banana dificilmente causa algum mal à saúde.

O problema está no consumo exagerado da fruta, nas condições e em certas ocasiões.

Diabéticos, por exemplo, não estão proibidos de consumir a Banana.

Porém, a banana contém bastante carboidratos e tal nutriente, em excesso, se transforma em açúcar.

Assim, pessoas com diabetes deve consumir moderadamente a fruta, como 1 unidade por dia apenas.

Outro problema do exagero é acumular muito potássio no organismo – o que pode levar a problemas renais, musculares, etc.

Pessoas com propensão a prisão de ventre devem preferir as bananas bem maduras – isso porque consumir Banana verde pode favorecer o intestino preso.

As variedades mais consumidas de Banana no Brasil

Entre as diversas variedades da fruta mais consumidas pelos brasileiros, destacam-se:

1 – Banana nanica: apesar do nome, não é a banana de menor tamanho.

Tem um sabor peculiar, que pode agradar a muitos, mas a outros não.

É bastante usada para compostas, bolos e tortas.

2 – Banana prata: é adocicada, macia e mais consumida in natura.

3 – Banana maça: é consumida tanto in natura como cozida.

4 – Banana ouro: é considera uma das melhores para fazer doce, pois contém bastante frutose.

5 – Banana da terra: dificilmente é consumida in natural, sendo mais usada para assar, fritar ou cozinhar.

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