2 de julho de 2022

bebê pode tomar chá

Será que bebês e crianças menores podem fazer uso de chás?

Será que consumir chá faz mal para os bebês e crianças menores?

Os bebês e crianças menores podem tomar quais tipos de chás?

São essas as perguntas que nortearam o nosso texto, se você também tem curiosidade sobre este assunto continue até o final e se quiser deixe seu comentário.

Hoje talvez menos, mas lembram como era comum as mães oferecerem para seus filhos alguns chás para resolver algum problema como cólica?

Elas não estavam erradas, o chá pode ser consumido por bebês e crianças menores sim, mas alguns cuidados devem ser tomados.

Converse com o pediatra

Não é por que você lê um texto na internet que você deve confiar totalmente nele, sempre duvide e pesquise mais sobre o assunto, mesmo que o assunto esteja neste site.

Antes de qualquer tipo de chá para seu bebê vá conversara primeiro com o pediatra que já tem o costume de atendê-lo, ele é a pessoa mais indicada para isso.

Realmente muitos pediatras vão indicar outros tipos de remédios que não sejam os naturais, mas aí caberá a você discutir com ele o assunto.

O pediatra é a pessoa indicada para lhe dizer os prós e contras de seu filho tomar chá ou não, mesmo que saibamos que a princípio o chá pode ser tomado.

Saiba mais
Quais chás as crianças podem tomar?

Depois dos 6 meses de idade

A regra usada com os bebês é que até os primeiros 6 meses de vida ele deve ingerir apenas o leite materno, nem água precisa dá-lo e muito menos chás.

O chá só pode ser introduzido após os primeiros 6 meses de vida do bebê e faça isso apenas se for necessário, afinal os chás tem compostos químicos que mexem com o nosso corpo

Nem todo chá está liberado

Saiba que o consumo de chá pelos bebês e crianças menores é bem mais restrito, não é qualquer chá que eles podem fazer uso, há uma lista bem reduzida e que deve-se ficar atento a ela.

Os chás que contém cafeína não são indicados como o chá Mate

Entre as ervas mais populares e que podem ser oferecidas para os bebês estão os chás de erva doce, erva cidreira e hortelã.

Elas são oferecidas em infusão e não há contraindicação.

Saiba mais
Benefícios do chá de hortelã

Deve-se continuar o aleitamento

A recomendação é que as mães possam oferecer o leite materno até os 2 anos de vida de seu filho, e mesmo com a introdução de água e chás é indicado que esse aleitamento permaneça.

O leite materno tem as propriedades mais importantes para a saúde do bebê e deve ser sempre incentivado.

Veja para quê serve cada chá

Cólica

Mesmo que as cólicas sejam mais frequentes nos  primeiros meses de vida não é aconselhado oferecer o chá antes dos seis primeiros meses, a menos que seja indicado pelo pediatra.

Caso o bebê tenha cólicas depois dos primeiros 6 meses de vida ou algum desconforto gastrointestinal pode ser oferecido a ele o chá de erva doce ou erva cidreira que é indicado para esses casos.

O chá de erva doce, inclusive, é muito bom para eliminação dos gases intestinais.

Saiba mais
Benefícios do chá de erva doce

Para o sono

Para ajudar o bebê a pegar no sono com mais facilidade, caso ele esteja muito agitado e com dificuldades pode ofertá-lo os chás de erva doce, hortelã e erva cidreira que são relaxantes naturais

gripes

Para tratar a gripe pode ser ofertado um chazinho de gengibre com limão, pois eles são anti-inflamatórios naturais e possuem vitamina C.

Talvez o sabor não agrade muito, pois é relativamente forte

Colocar ou não açúcar?

Quanto mais tarde for a introdução do açúcar na vida de uma pessoa melhor, pois ela traz muitos malefícios à saúde como obesidade, cáries nos dentes e até cólicas nos bebês.

Nem o mel é aconselhado dar para bebês.

Caso resolva dar um chazinho ofereça sem açúcar, ainda mais por que os bebês ainda não conhecem o sabor do açúcar e para eles tomar algo sem o açúcar é mais fácil do que para os adultos.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria