3 de julho de 2022

Benefícios do chá de canela de velho

A Miconia Albicans, nome científico para a planta mais conhecida pelo nome canela de velho, tem a sua origem no nordeste do Brasil.

Apesar de ser possível encontrá-la em outros estados brasileiros, o plantio e a comercialização dela são mais abundantes na Bahia e em Sergipe.

A Miconia Albicans recebe outros nomes populares que varia de acordo com a região do país, você pode encontrar os nomes quaresmeira de flor branca e pau de tucano.

Abaixo, você fica sabendo de todos os benefícios dessa planta e outras informações.

Propriedades

Que tal começar falando sobre as propriedades desse chá?

O chá de canela de velho é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antinociceptivas — que diminuem os estímulos que captam a dor —, antimutagênicas, tônicas digestivas, antimicrobianas, hepatoprotetoras e antitumorais.

A partir disso, já é possível constatar os benefícios que uma pessoa terá quando consumir esse chá.

Benefícios da canela de velho

planta de canela de velho

Articulação

Realmente a primeira coisa que falam sobre esse chá é que ele é bom para tratar problemas de articulação.

Isso significa que você vai se beneficiar se sofre de artrose, uma doença que também é chamada de osteoartrite, que desgasta a cartilagem que reveste as extremidades dos ossos.

Essa doença, assim como outras parecidas, provoca muitas dores que podem ser aliviadas com o consumo do chá de canela de velho, graças às suas propriedades anti-inflamatórias que, além de eliminar as dores, ainda aliviam o inchaço e a inflamação.

Problemas de circulação sanguínea

O chá de canela de velho é ótimo para o sistema circulatório, ajudando assim a controlar o diabetes, pois reduz as taxas de açúcar no sangue.

E, por falar em sangue, esse chá é um purificador sanguíneo, já que tem substâncias que combatem os radicais livres.

Problemas digestivos

Se você sofre de algum problema de digestão, é possível que as propriedades tônicas digestivas possam te ajudar a recuperar sua qualidade de vida.

Essa erva age diretamente contra as doenças estomacais e intestinais, como respectivamente gastrite e diarreia.

Se você tem algum quadro assim ou parecido, o consumo do chá é indicado.

Bloqueio da dor

As propriedades antinociceptivas são aquelas que bloqueiam ou diminuem os estímulos a dor, fazendo com que a pessoa não os sinta.

Dá para ser confundido com uma propriedade analgésica, embora não sejam exatamente a mesma coisa.

Se você sofre de doenças que causam muita dor, principalmente nas articulações, vai sentir logo um alívio na dor vinda dessas doenças.

Essa propriedade foi aproveitada desde muito tempo atrás para tratar doenças como artrite, artrose e outras inflamações tanto articulares quanto gerais.

Previne tumor

O chá de canela de velho previne tumores e é muito bom para melhorar as condições do fígado.

Além disso, tem as propriedades antimicrobianas e antioxidantes, essa última responsável pela eliminação dos radicais livres, que, dentre outras coisas, causam o envelhecimento das células, envelhecem a aparência da pessoa e podem contribuir para a formação de cânceres.

Outros beneficiados são aqueles que sofrem de torcicolo, bursite, tendinite, hérnia de disco e dores na coluna.

Como escolher a melhor erva?

Você só vai conseguir aproveitar os vastos benefícios desse chá se escolher as folhas que estão saudáveis, isto é, sem mofo.

Também deve ser observado, caso você vá comprar em feiras, se as folhas foram colocadas ainda verdes dentro do saco.

Para saber se está comprando um produto de qualidade, precisa se atentar às informações que mostram que o produto está bem conservado: as folhas precisam estar dentro de uma lata de porcelana ou vidro, mas nunca de plástico.

E elas só podem ter sido armazenadas depois de terem sido secas à sombra nos varais e cobertas com tecido.

Contraindicações do chá de canela de velho

Ao que tudo indica, o chá de canela de velho não tem contraindicações, elas pelo menos não foram encontradas nas fontes de pesquisa.

Mas os produtos naturais que você consome sempre devem ser conhecidos pelo seu médico, para que ele saiba exatamente como agir perante a sua situação.

Em alguns casos, não haverá problema consumir a erva, mas o médico pode restringir seu consumo dependendo das suas condições.

Mais informações

Você precisa tomar o chá de canela de velho por pelo menos 30 dias, mas não deve estender o consumo por mais de 60 dias.

Tomando o chá com prudência, será mais assegurada a melhora.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria