3 de julho de 2022

Benefícios do chá de maracujá

O maracujá é conhecido por ser uma fruta que proporciona a tão comentada propriedade calmante.

Diferentemente do que muita gente pensa, o chá de maracujá pode ser feito usando a planta e a fruta em sua totalidade.

Folhas, casca e polpa são aproveitados, e abaixo você encontra os usos desse chá como remédio alternativo e também para fins estéticos.

Acompanhe para saber de todos os benefícios do chá de maracujá.

Propriedade de antienvelhecimento

Dificilmente você encontra uma pessoa que quer parecer mais velha, não é verdade?

Provavelmente, as pessoas já com uma idade considerável com quem você mais se depara são aquelas que não estão satisfeitas com a própria aparência, que se acham velhas demais para a idade que têm.

O chá de maracujá contém uma quantidade enorme de antioxidantes que são responsáveis por eliminar os radicais livres, que são substâncias que provocam o envelhecimento das células e dos órgãos e que podem causar alguns tipos de cânceres.

Para utilizar os antioxidantes do maracujá, pode usar qualquer parte dele ou mesmo misturá-las na preparação.

Esses componentes contribuirão para o bom funcionamento do corpo, de modo que as falhas nos órgãos e os problemas que os radicais livres podem causar sejam minimizados.

Propriedade tranquilizante

As pessoas costumam associar o maracujá e o seu chá a uma ação tranquilizante, e essa é uma ação totalmente verdadeira.

O chá de maracujá realmente mantém a pessoa calma, já que possui uma alta quantidade de alcaloides e flavonoides, que agem diretamente no sistema nervoso central.

No final das contas, essas substâncias agem como calmante e relaxante muscular.

É uma notícia melhor ainda para quem tem problemas de ansiedade, depressão e distúrbios do sono.

O chá de maracujá potencializa o sono que faz com que a pessoa se sinta descansada e preparada para enfrentar mais um dia.

As pessoas que consomem esse chá ficam menos ansiosas e menos deprimidas, mas isso não significa que se trata de um remédio milagroso.

Pessoas depressivas e ansiosas precisam continuar a fazer o tratamento indicado pelo médico.

O chá de maracujá deverá ser apenas um complemento.

Outros textos que vão lhe interessar

Propriedade de perda de peso

E se você está interessado em procurar um produto natural que auxilie na perda de peso, vai se surpreender positivamente com os efeitos do chá de maracujá.

Em primeiro lugar, ele é uma fruta com uma quantidade muito baixa de calorias, e a casca da fruta, especificamente, tem propriedades que ajudam no processo de emagrecimento.

Sabe aquela parte branca do maracujá?

Então, ela tem em sua composição uma substância chamada pectina, que, no processo de digestão, se transforma em um gel que não é digerível e que provoca a sensação de saciedade, ou seja, a pessoa se sente satisfeita mesmo sem ter comido muito.

Um outro efeito desse gel não digerível é que ele reduz a velocidade de absorção do açúcar pelo sangue, o que faz com que a pessoa demore mais tempo para sentir fome novamente.

Mas é importante dizer que as propriedades do chá de maracujá não são mágicas, mesmo sendo muito boas.

Você provavelmente não vai emagrecer muito ao consumir constantemente o chá de maracujá, por isso esse consumo deve ser aliado a uma dieta benéfica para o seu corpo e a exercícios físicos frequentes, mesmo que seja apenas uma caminhada diária.

A partir disso, você provavelmente enxergará diminuição no seu peso.

Outros benefícios incluem:

  • O chá de maracujá é uma bebida muito saudável, pois é repleta de nutrientes, como os sais minerais ferro, cálcio, sódio e fósforo, além das vitaminas A, B e C.
  • O maracujá é uma fruta que tem benefícios para a saúde do coração, pois combate o colesterol LDL. É recomendado fazer esse chá com as sementes do maracujá, se quer aproveitar esse benefício.
  • Como já dito logo acima, o chá de maracujá tem muita vitamina A, o que melhora a visão em ambientes escuros.
  • O chá de maracujá tem a capacidade de melhorar o sistema imunológico por causa da alta presença da vitamina C. Ao consumir, seu corpo passa a produzir mais células de defesa, o que ajuda a lidar com gripes e resfriados, além de outras doenças.
  • Esse chá contém muito potássio, que ajuda na diminuição da pressão arterial. Se você é hipertenso e não toma remédios para essa condição, não hesite em consumir esse chá regularmente.
  • O maracujá ainda traz benefícios para viciados em drogas e alcoólatras, pois serve como um mecanismo que possibilita a recuperação nesses casos. Assim como para depressivos e ansiosos, o chá de maracujá vai servir apenas como apoio.
  • As mulheres que estão na menopausa e tomam o chá de maracujá sentirão diminuição nas ondas de calor que acompanham esse período.
  • Esse chá melhora o funcionamento gastrointestinal, o que equilibra a flora intestinal e promove uma melhor digestão.
  • Se você sofre de diabetes, vai ser ótimo usar o chá de maracujá, pois ele diminui a quantidade de glicose no sangue. Além disso, ele serve como um bloqueador de gorduras. Se você fizer o chá de maracujá com a casca, vai se beneficiar ainda mais, pois ela contém a insulina que é tão importante para os diabéticos.
  • O chá de maracujá alivia certas dores e desconfortos corporais, uma vez que possui propriedades que reduzem a inflamação e propriedades analgésicas.
  • Por último, o chá de maracujá é um vermífugo natural, ideal para crianças.

 

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria