24 de junho de 2022

benefícios do chá para a saúde

Os benefícios do chá para a saúde não são poucos nem podem ser deixados de lado, esquecidos.

O chá pode ser aquecedor, revigorante, calmante e, o mais importante, promotor da saúde. 

Com milhares de variedades, o chá é uma bebida versátil e uma ótima alternativa para o café ou leites carregados de calorias.

Muitos tipos de chá têm excelentes benefícios para a saúde, por isso, embora seja fácil ficar sobrecarregado pela grande quantidade de chás para escolher, um pouco de conhecimento pode colocá-lo no caminho certo.

Teor de cafeína

Muitos chás pretos, mate e verdes contêm cafeína, que estimula o sistema nervoso central e age como um diurético. 

É importante que você evite chás com cafeína à noite (especialmente se tiver problemas para dormir) e consuma-os pela manhã ou à tarde. 

Lembre-se de que, se estiver tomando chá com cafeína, beba uma quantidade igual de água para evitar a desidratação.

Quantidade de chá que se pode ingerir

Se você está bebendo chá de ervas que contém pouca ou nenhuma cafeína, você pode ingerir uma quantidade maior da bebida. 

Tente consumir 3 xícaras ou menos de chá preto, 5 xícaras ou menos de chá verde como regra geral, apesar de que cada um tem uma tolerância diferente à cafeína.

Então, se você estiver nervoso, tendo problemas para dormir ou se concentrar, talvez seja a hora de experimentar as variedades de chá sem cafeína.

Tempo de preparo e consumo do chá

Cada variedade de chá tem um tempo de preparação diferente, mas para obter o máximo benefício nutricional de cada um deles, tente fervê-lo por cerca de 3 a 6 minutos. 

O ideal é que você pesquise sobre o chá apropriado para a sua enfermidade e siga as instruções particulares de cada um.

Variedades de chá e benefícios

As três variedades mais populares de chá são verde, preto e oolong

Todas essas variedades vêm da mesma planta. 

As diferenças entre eles são resultado do processamento pelo qual cada chá passa, ou seja, o teor de oxidação de cada um.

Oolong encontra-se bem no meio, entre o chá verde e o chá preto, e por isso é chamado de semi-oxidado.

Verde – O chá verde é feito a partir de folhas não fermentadas e que supostamente contém a maior concentração de polifenóis (um grupo de poderosos antioxidantes). 

Antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, que são compostos nocivos no organismo que podem alterar as células e causar danos ao DNA e às células. 

O chá verde tem sido consumido ao longo dos tempos na Índia, China, Japão e Tailândia. 

Na medicina tradicional chinesa e ayurvédica, os praticantes usavam o chá verde como estimulante, diurético, adstringente (para controlar o sangramento e ajudar a curar feridas) e para estimular o sistema imunológico. 

Outros usos medicinais do chá verde incluem aumentar o metabolismo, regular o açúcar no sangue, promover a digestão e melhorar os processos mentais.

Preto – Os polifenóis do chá preto são conhecidos por impedir que as bactérias cresçam na boca, mantendo as coisas como mau hálito e herpes ausentes. 

O chá preto tem propriedades antiinflamatórias e pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite, aliviar o stress e estimular o metabolismo. 

Também pode diminuir o risco de ataques cardíacos e derrames, reduzindo o LDL (colesterol “ruim”).

Oolong – Oolong é a variedade de chá que ajuda a suprimir o apetite e aumentar a oxidação das gorduras. 

Ao beber uma xícara de chá oolong diariamente, além de manter uma dieta saudável e um programa de exercícios adequado, você provavelmente estará bem no caminho para perder alguns quilos e melhorar sua saúde.

Branco – O chá branco é um dos mais antigos de todos os chás. 

Descobriu-se que o chá branco contém mais antioxidantes de catequina do que o chá verde e, portanto, pode ser mais eficaz na prevenção de danos celulares, reduzindo tumores cancerígenos e impedindo o crescimento de células cancerígenas. 

Devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, pode ajudar a reduzir a acne e outras irritações da pele.

Mate – Este chá é uma verdadeira potência. 

É embalado com antioxidantes, vitaminas, minerais e outros nutrientes benéficos. 

A lista inclui: vitaminas A, B1, B2, niacina, B5, C, E; cálcio; zinco; manganês; ferro; selênio; potássio; magnésio; caroteno; ácidos graxos; clorofila; flavonóis; polifenóis; inositol e aminoácidos. 

Embora contenha cafeína, o chá mate estimula a mente e o corpo, sem lhe dar os efeitos colaterais negativos geralmente associados às bebidas cafeinadas.

O chá mate pode ajudar a aliviar os sintomas de artrite, digestão lenta, doenças do fígado, dores de cabeça, reumatismo, ganho de peso, colesterol alto e muitos outros problemas de saúde.

Rooibos – Rooibos ou chá vermelho é uma bebida medicinal herbal que é adquirida a partir da planta espessa Aspalathus-linearis, encontrada na África do Sul. 

O chá Rooibos fornece ferro, cálcio, potássio, cobre, manganês, zinco e magnésio. 

É também uma fonte significativa de alfa-hidroxi. 

O teor de ácido alfa-hidroxílico e zinco no chá vermelho pode ser útil para problemas de pele. 

Este chá tem muitos benefícios para a saúde e pode ajudar com dores de cabeça, insônia, cólica ou dor de estômago em crianças, diarreia e constipação.

Quase toda erva que você pode pensar pode ser mergulhada em água quente para fazer um chá, cada um com seus próprios benefícios exclusivos:

O chá de hortelã alivia o desconforto digestivo;

chá de gengibre melhora a circulação e ajuda a combater resfriados;

O chá preto ajuda a aliviar os sintomas da menopausa;

O chá de erva-doce alivia cólicas, fratulências, dores de cabeça e insônia;

O chá de agrião é recomendado para o combate a anemia.

E enquanto perdemos a memória das próprias feições das ervas medicinais – quanto mais de suas propriedades -, tornamo-nos cada vez mais dependentes dos produtos de laboratório obtendo de fato alívios rápidos, mas ao preço de efeitos colaterais ou do próprio condicionamento do organismo que se torna preguiçoso, incapaz de reagir a males que para os nossos pais e avós nem existiam ou, na pior das hipóteses, eram curados com algumas doses de chá.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria