Beterraba

A Beterraba se trata de um alimento conhecido pela sua intensa cor arroxeada e um sabor único, que lembra terra.

É um alimento rico em nutrientes, que é consumido, e geral, cozido. 

A Beterraba também é muito usada como ingredientes em sucos funcionais e vitaminas.

É um alimento leguminoso e sua parte consumida é o bulbo da raiz.

Quais os benefícios da Beterraba para a saúde?

Como já citado anteriormente, a Beterraba é fonte de nutrientes diversos e o seu consumo traz benefícios para a nossa saúde, como:

  • Fortalece a imunidade: contém ferro e outras propriedades, mantendo a imunidade em alta e nos prevenindo de diversas doenças – além de prevenir a desnutrição e a anemia.
  • Ajuda a regular a pressão arterial: devido à presença de nitratos, faz com que os vasos sanguíneos relaxem e, assim, melhora a circulação e mantém a pressão em níveis normais.   
  • Faz bem para os músculos: atua na regeneração e fortalecimento muscular – o que também é bom para quem pratica atividades físicas intensas.
  • Faz bem para o sistema nervoso: a Beterraba é fonte de Vitamina B1 e Vitamina B2, o que confere proteção ao cérebro e seu funcionamento – ajudando a evitar doenças neurodegenerativas, depressão, ansiedade, etc.
  • Reduz os níveis do colesterol ruim no sangue: a alta concentração de fibras evita a absorção total das gorduras ingeridas, reduzindo o nível do colesterol ruim no sangue.
  • É bom para os olhos e a visão: por ter Vitamina A, a Beterraba ajuda a manter a boa saúde dos olhos e a nossa visão.  
  • Ajuda a tratar problemas de fígado e de pulmão: a betalaína e a Vitamina C contidas no alimento ajuda a tratar esses problemas de saúde e evitá-los também.

Há algum risco no consumo da Beterraba?

Apesar de ser um excelente alimento, a Beterraba deve ser evitada em alguns casos, como pessoas que têm (ou já tiveram) pedras ou cálculos nos rins – devido ao oxalato.

Pessoas que não sofrem de tais problemas, também devem consumir moderadamente a Beterraba, não ultrapassando 250 g ao dia.

Atenção! Cuidado ao consumir o alimento com a casca, pois, hoje em dia, são usados agrotóxicos, que podem fazer mal saúde – portanto, higienize muito bem a Beterraba com casca.  

Suco nutritivo de Beterraba

Ingredientes:

  • 1 beterraba pequena com a casca;
  • 200 ml de água;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 maçã com casca;
  • 1 colher de sopa de linhaça ou outro grão;
  • Raspas de gengibre.

Modo de fazer:

1 – Higienize bem a Beterraba e a maçã e corte em cubos.

2 – Bata todos os ingredientes no liquidificador ou com um mix – coloque pedras de gelo se quiser.

3 – Consuma em seguida e não guarde, pois a bebida perderá seus nutrientes.

Propriedades Nutricionais da Beterraba

A cada 100 g de Beterraba, encontramos:

  • Caloria: 32 kcal      
  • Vitamina A: 0,01 mg
  • Vitamina B1: 0,04 mg
  • Vitamina B2: 0,003 mg
  • Vitamina B5: 0,002 mg
  • Vitamina C: 4,9 mg
  • Carboidratos: 11,1 g           
  • Proteína: 1,9 g
  • Gordura: 0,1 g
  • Fibras: 3,4 g
  • Ferro: 2,5 mg          
  • Potássio: 375 mg    
  • Cálcio: 32 mg

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/foods/beetroot

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