O Brócolis se trata de uma hortaliça que se destaca, dentre várias características, pelo seu sabor marcante.

É consumido em geral, cozido ou no vapor – além de ser um ingrediente para pratos salgados quentes ou frios, como saladas.

É uma hortaliça com origem na Europa, mas hoje, é cultivada em diversas regiões do mundo, como no Brasil.

Ainda, o Brócolis é famoso pelas suas altas propriedades nutricionais.

Quais os benefícios de consumir o Brócolis?

São vários os benéficos do Brócolis para a nossa saúde, devido as suas propriedades nutricionais, como:

  • Fortalece a imunidade: a hortaliça em rica em vitaminas, selênio e outros nutrientes, que deixam o sistema imunológico mais forte, nos prevenindo de doenças diversas.
  • Bom para o colesterol: o Brócolis contém fibras, que reduzem a absorção de gorduras e assim, reduz o colesterol ruim do sangue.
  • Faz bem para a digestão: contém enzimas que estimulam a boa digestão dos alimentos.
  • É bom para o coração: o Brócolis contém agentes e enzimas que fortalecem vasos sanguíneos e os músculos do coração – além de eliminar toxinas, evitando a formação de placas de gordura. 
  • Faz bem para os olhos e a visão: como muitas hortaliças verde-escuras, os altos índices de caratenoides protegem a visão de raios solares nocivos e evitam a catarata, o glaucoma e outras doenças oculares.
  • Regula o funcionamento do intestino: o Brócolis contém fibras e isso ajuda a evitar a terrível prisão de ventre.
  • Faz bem para a saúde das articulações: tem efeito anti-inflamatório e, com isso, reduz eventuais processos de inflamação em articulações.
  • Contém antioxidantes e com isso faz bem para a manutenção das células; fortalece pele, unhas e cabelos e ajuda a prevenir diversos tipos de câncer.

O Brócolis tem contraindicações?

O consumo exagerado do Brócolis pode trazer alguns incômodos,

Por exemplo, pessoas com problema de hipotireoidismo podem ter o quadro agravado, pois essa hortaliça reduz a absorção do iodo – um nutriente que estimula o funcionamento dessa glândula.

Além disso, pessoas com problemas de retenção de gases devem evitar o consumo exagerado ou, então, desprezar o caule/talo.

Seja como for, o consumo do brócolis não é proibido – sempre é preciso pedir orientações de um profissional.

O consumo máximo para pessoas saudáveis da hortaliça é de até 150 g ao dia.

Dica para preparar o Brócolis

Vale saber que o Brócolis é uma hortaliça que perde mais da metade de seus nutrientes se for cozido em muita água.

Assim, prefira cozinhar sempre com o mínimo de água – melhor ainda se poder fazer isso cozinhando no vapor.

Ainda, de uns anos para cá, a hortaliça tem sido usada in natura em bebidas funcionais (ver receito no final)

Propriedades nutricionais do Brócolis

Cada 100 g de Brócolis cozido no vapor encontramos (aproximadamente)

  • Valor calórico: 25 kcal
  • Vitamina C: 6 mg
  • Fibras: 3 g
  • Ferro: 0,3 g
  • Proteínas: 2 g
  • Carboidratos: 5 g    
  • Gordura: 0,2 g
  • Magnésio: 20 g
  • Cálcio: 65 g
  • Fósforo: 20 g
  • Potássio: 320 mg

Suco de Brócolis

Anote a receita desse suco extremamente nutritivo, que fortalece a saúde e desintoxica!

Ingredientes:

  • 6 “flores” de Brócolis;
  • Suco de 1 limão;
  • 500 ml de água;
  • Adoçante a gosto ou 1 colher de sopa de mel;
  • Gelo se desejar.

Modo de preparo:

1 – Deixe o Brócolis de molho em água e vinagre ou bicarbonato de sódio por uns 20 minutos para higienizar e enxágue em água corrente.

2 – Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou bate com um mixer até formar um suco grosso.

3 – Beba em seguida.

4 – Consumo o suco pela manhã ou à tarde, evitando beber depois das 18 h devido ao efeito diurético.

Fontes:


https://www.miarevista.es/salud/articulo/los-10-principales-beneficios-del-brocoli-para-la-salud-291461659861

https://de.wikipedia.org/wiki/Brokkoli

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