12 de junho de 2021

Cacau e seus benefícios

Nós conhecemos bastante o cacau por causa do chocolate, um alimento que é feito com esse produto natural.

É até provável que o chocolate seja mais conhecido do que o cacau.

Aqui você conhecerá os benefícios do cacau, tanto na área saudável quanto na área cosmética.

Você não pode perder, principalmente se gosta de chocolate e outros produtos feitos com o cacau.

Para que é usado o cacau?

O cacau é amplamente usado por conta de seus benefícios para a nossa saúde e por ser um produto que melhora a nossa beleza.

Das sementes de cacau, é possível extrair três substâncias, sendo o licor de cacau, o pó de cacau e a manteiga de cacau.

Elas são usadas para fazer produtos comestíveis e de beleza, como chocolate em barra, sobremesas de chocolate, pão, cremes, sabonetes, xampus e outros.

Benefícios do cacau

O cacau é um produto cheio de benefícios para o nosso corpo, então o ideal é você consumi-lo pelo menos alguma pouca quantidade com constância.

O cacau é cheio de propriedades nutricionais importantes para o nosso corpo e tudo isso você conhece abaixo:

Antioxidantes

O cacau contém antioxidantes, são eles que combatem os chamados radicais livres, que são agentes que podem causar o envelhecimento celular — o que nos deixa com uma aparência envelhecida —, doenças cardíacas, cerebrais e até mesmo o câncer.

Está aí a sua importância.

A quantidade de antioxidantes presentes no cacau é eficiente para tratar os radicais livres, estando em número semelhante aos antioxidantes presentes no chá verde e no vinho tinto.

Com essa grande quantidade antioxidantes você está um passo à frente para se proteger das doenças cardiovasculares, cerebrais, de cólon, de fígado, doenças gástricas e diabetes.

Alguns dos números

É sempre bom pesquisar por números quando você quer comer alimentos saudáveis, pois eles mostram o quão saudáveis esses alimentos realmente são.

Para você ter uma ideia dos números presentes no cacau, preste atenção às seguintes informações: o cacau é um produto da natureza que contém 50% de gordura na forma de manteiga, de 11 a 12% de proteína e entre 7 e 8% de amido.

O resto da sua composição comporta água, fibra — muito importante para a nossa saúde — e ácidos orgânicos essenciais.

Além de todos esses itens, o cacau contém em menor quantidade elementos como açúcar, teobromina, cafeína e mais umas 300 substâncias.

Magnésio

O magnésio é um item importante na nossa alimentação, então você deve comer alimentos que contenham essa substância para ter uma melhor qualidade de vida.

O magnésio presente em grande quantidade na forma bruta do cacau.

Estresse

Você já ouviu falar de grávidas que querem chocolate para aliviar o estresse?

Isso não é mito, e é comprovado que os compostos do cacau ajudam a aliviar o estresse do sistema nervoso central.

Isso acontece porque o cacau contém teobromina, a qual protege a pessoa do estresse e dos problemas associados a ele.

Colesterol

Há três tipos de colesterol existentes, mas é mais importante falar sobre dois deles, o LDL, considerado o colesterol “ruim”, e o HDL, considerado o colesterol bom.

O cacau é importante pelo fato de diminuir a quantidade do colesterol ruim e aumentar a quantidade do colesterol bom, protegendo a pessoa de doenças graves causadas pelo acúmulo do colesterol nas artérias.

Se você consome um chocolate escuro com 60 ou 70% de cacau, já está se beneficiando do aumento do colesterol HDL e da diminuição do colesterol LDL, que é nocivo para nós em grandes quantidades.

Bem-estar, felicidade e prazer sexual

Tudo isso pode ser conseguido com o consumo de cacau, pois ele contêm elementos como a serotonina, anandamida e feniletilamina, que são neurotransmissores que trazem uma sensação de bem-estar, excitação, felicidade e prazer.

Por esse motivo, consumir alimentos que contêm cacau é uma excelente forma de aliviar a depressão e de aumentar o prazer e o desempenho sexuais.

Beleza

O tratamento tópico com cacau, ou seja, aplicando-o na pele, tem se mostrado efetivo no combate de problemas desagradáveis como a celulite e para melhorar as condições do cabelo, deixando-o sempre hidratado.

Câncer de pele

O cacau ainda pode ser aplicado na pele para servir como um fotoprotetor, o que vai reduzir as chances da pessoa sofrer de câncer de pele. Sem dúvida é um dos melhores remédios caseiros para isso.

Como consumir o cacau

Você pode consumi-lo de diversas maneiras, por meio de doces, sobremesas, chocolate.

A melhor maneira de realizar o consumo é fazendo uma bebida com cacau solúvel, pois é o remédio caseiro com cacau que vai lhe dar a maior quantidade de antioxidantes para te proteger de todos os problemas que citamos.

O cacau solúvel pode então ser dissolvido na água quente ou no leite, para que você tenha uma bebida gostosa e saudável.

Quanto consumir

Os especialistas recomendam que você consuma de 28 a 56 gramas de chocolate escuro ou amargo com a maios taxa de cacau e a menor quantidade de açúcar e gorduras saturadas que você encontrar.

Receita de bebida de cacau (6 porções)

Você vai precisar de::

  • 1 litro de leite sem gordura ou com baixo teor de gordura;
  • 1 pau de canela;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • ¼ xícara de amido de milho e um substituto para o açúcar.

Para fazer o remédio é simples.

  1. Você precisa primeiramente ferver o leite com a canela, para então adicionar o amido de milho dissolvido em leite frio e mexer constantemente, ainda no fogo.
  2. Você ainda precisa deixar a mistura ferver por 10 minutos, para só então adicionar o cacau.
  3. Você deve retirar do fogo quando a mistura estiver homogênea, e aí é só colocar o substituto do açúcar, esperar esfriar até uma temperatura agradável e beber.

Contraindicações

O cacau em pó previne a diabetes, mas não é indicada para diabéticos.

Além disso, pode causar nervosismo ou hipertensão pelo fato de ser estimulante, além de dores de cabeça e de enurese noturna — quando a pessoa urina à noite — em crianças.

Lembre-se sempre de procurar as versões menos calóricas do cacau, pois trata-se de um alimento com muitas calorias e que pode fazer mal se comido em grande quantidade ou por longos períodos de tempo.

Consumir os alimentos naturais com cautela é sempre uma ótima ferramenta para cuidarmos da nossa saúde e esbanjarmos força.

Mais textos relacionados
Couve e seus benefícios
pe de couve

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em Read more

Melão e seus benefícios
fruta melão

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas Read more

Beneficios Spirulina
pó de spirulina

A Spirulina é um item do qual muito se fala no mundo, por conta da enorme quantidades de benefícios que Read more

Benefícios Chlorella
po de clorela

A Chlorella é uma alga verde com a qual atualmente se fazem muitas pesquisas por conta de seus benefícios nutritivos Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *