24 de junho de 2022

Cacau

O Cacau é o fruto da árvore chamada popularmente de cacaueiro (Theobroma cacao).

Essa árvore é nativa do Brasil. em especial, do estado do Amazonas, embora seja cultivada em outros países da América do Sul.

O Cacau é conhecido mundialmente por ser a principal matéria-prima para a produção do chocolate.

No entanto, a fruta e muito diferente desse doce.

Sem processamento, o Cacau pode ser consumido in natura – geralmente, em forma de polpa para bebidas.

Ainda, há a versão industrializada em pó, que pode ou não conter açúcar e outros aditivos.

Quais as formas de saborear o Cacau?

Em pó (não confundir com chocolate em pó), pode ser adicionado ao leite, vitaminas e outros preparados, como mingaus e biscoitos.

Polpa in natura, que é suculenta e adocicada.

O Cacau é gorduroso?

Não, a fruta tem 0% de gordura.

A confusão está no alto teor de gordura do chocolate, que provém da manteiga.

Cacau faz bem para a saúde?

Consumido de forma adequada, o Cacau pode trazer benefícios para a nossa saúde, como:

1 – Faz bem para a saúde mental: o cacau (não só o chocolate, como muitos pensam) estimula a produção da serotonina – neurotransmissor do bem-estar.

2 – Ajuda na produção do bom colesterol e reduz o mau colesterol – o que evita diversos problemas de saúde.

3 – Ajuda a prevenir a trombose, em razão da os flavonois – que evitam a formação de coágulos.

4 – Combate a anemia, devido às altas concentrações de ferro.

5- Ativa a circulação e, com isso, previne doenças neurodegenerativas, AVC, perda de memória, etc.

6 – Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

7 – Combate a prisão de ventre, pois possui fibras e lactobacillus;

8 – Ajuda a reduzir a pressão arterial.

9 – Tem propriedades anti-inflamatórias.

10 – Ajuda a reduzir sintomas de doenças respiratórias, devido a capacidade de relaxar os brônquios.

11 – Pode ajudar na prevenção de diversos tipos de câncer.

12 – É bom para a pele, para os cabelos e as unhas: os antioxidantes deixam essas estruturas mais hidratadas, firmes e fortes.

Atenção com o consumo do Cacau!

Apesar de não haver contraindicações significativas para o consumo in natura ou em pó do cacau (sem açúcar), é preciso se atentar!

Perceba se a fruta (ou o condimento) não causam problemas digestivos.

Se isso for percebido, suspensa o consumo e procure um médico.

Esse problema pode acontecer com algumas pessoas alérgicas a bactérias presentes no Cacau, mesmo sendo benéficas para a maioria.

Os sintomas de alergia são: diarreia, dores abdominais, constipação, vômitos.

Além disso, modere no consumo. O limite é de 3 frutas por dia ou até 3 colheres rasas de sopa de pó de cacau (sem açúcar)

Propriedades Nutricionais do Cacau

  • Fibras;
  • Proteínas;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Manganês;
  • Cobre;
  • Selênio;
  • Zinco;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Lactobacilos;
  • Carboidratos.
Mais textos relacionados
Carambola
fruta carambola

A Carambola se trata do fruto da Averrhoa carambola – a caramboleira. O arbusto é um arvore de pequeno porte, Read more

Jambo
fruta jambo

O Jambo (Syzygium jambos) é a fruta do Jambeiro e se trata de um alimento bastante apreciado em muitas regiões Read more

Laranja
laranja fruta

A Laranja, talvez, seja a fruta mais antiga consumida em todo o mundo, incluindo o Brasil. É consumida in natura, Read more

Kiwi
planta kiwi

O Kiwi (Actinidia deliciosa) é uma fruta, hoje, muito valorizada no Brasil. Chegou por aqui pelo mercado da Nova Zelândia e Read more

chá para infecção urinaria