3 de julho de 2022

Café: Benefícios e malefícios

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, principalmente por causa da grande variedade de aromas e sabores, o que faz com que quase todo paladar seja conquistado.

Muitas pessoas precisam tomar uma xícara de café por dia para se sentirem prontas para começar o dia. Aqui, você vai conhecer os benefícios, malefícios e contraindicações do café.

Benefícios do café para nossa saúde

Beber café puro nos traz uma série de vantagens. Dentre elas, podemos perceber que:

  • O café está relacionado com a diminuição do aparecimento de alguns tipos de câncer, como os orais, hepáticos, esofágicos, de mama e próstata. A causa não foi ainda encontrada, então não é possível afirmar com toda a certeza.
  • Essa bebida atua como um protetor para o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Propuseram 3 ou 4 xícaras por dia para diminuir até 65% o risco de a pessoa adquirir a doença de Alzheimer ou outra demência.
  • O café pode melhorar a função circulatória, o que acaba por melhorar as funções dos vasos sanguíneos, limpando as artérias e ativando a pressão arterial.
  • Com o consumo do café, diminui-se o risco do mal de Parkinson.
  • O café pode ajudar a prevenir o surgimento do diabetes tipo 2, porque o magnésio e o cromo presentes na bebida estimulam a secreção de insulina no pâncreas, o que serve de fator protetor contra o aparecimento dessa doença crônica.
  • A cafeína potencializa as drogas, acelerando a resposta delas e aumentando em até 40% seu efeito. É por isso que muitos medicamentos, como por exemplo os analgésicos, contêm cafeína.
  • O café acelera nosso metabolismo, o que faz com que perdemos peso mais rapidamente, se o consumo for associado a uma dieta saudável e a exercícios. Também é diurético, o que elimina a retenção de líquidos. É importante que o café seja consumido nas quantidades e porções recomendadas para que não haja problemas.
  • O café não torrado (café verde) ajuda a visão, diminuindo a degeneração da retina.

Malefícios e contraindicações

  • O café consumido em excesso traz riscos para a saúde, como irritabilidade e dificuldade para dormir. É uma bebida saudável se consumida com moderação, então tenha cautela.
  • Foram feitos estudos em diferentes países e descobriram que o café é abortivo. Se você está grávida, não consuma café até pelo menos as 12 semanas de gravidez, o primeiro trimestre.
  • Para pessoas hipertensas, não é aconselhável tomar mais de uma xícara de café por dia, por causa dos efeitos estimulantes do sistema nervoso.
  • O café tomado ao longo de muito tempo eleva os níveis de colesterol.
  • Se não forem tomadas as medidas corretas de saúde bucal, o café amarela os dentes. O consumo em excesso pode provocar o mesmo efeito. Nesse caso, é melhor combinar o café com leite e limpar os dentes de forma correta.
  • Por último, se usado com abuso, o café pode aumentar a frequência cardíaca.
Mais textos relacionados
Conhece o Pariri? Saiba quais sãos os benefícios dessa planta
planta pariri

Pariri ou também chamada por alguns de crajiru (nomes científicos arrabidaea chica ou fridericia chica) é uma excelente planta para Read more

Colônia
planta colonia

A colônia é uma planta relativamente conhecida por nós, geralmente encontramos em locais em que não foram plantadas e que Read more

Como cultivar a planta Colônia

Aqui em nosso site você já viu outros textos falando sobre essa plantinha chamada colônia Neste texto iremos mostrar como Read more

Como plantar alho
alho plantado

Por incrível que pareça o número de pessoas querendo plantar em sua própria casa algumas plantas como o alho tem Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria