O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, principalmente por causa da grande variedade de aromas e sabores, o que faz com que quase todo paladar seja conquistado.
Muitas pessoas precisam tomar uma xícara de café por dia para se sentirem prontas para começar o dia. Aqui, você vai conhecer os benefícios, malefícios e contraindicações do café.
Benefícios do café para nossa saúde
Beber café puro nos traz uma série de vantagens. Dentre elas, podemos perceber que:
- O café está relacionado com a diminuição do aparecimento de alguns tipos de câncer, como os orais, hepáticos, esofágicos, de mama e próstata. A causa não foi ainda encontrada, então não é possível afirmar com toda a certeza.
- Essa bebida atua como um protetor para o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Propuseram 3 ou 4 xícaras por dia para diminuir até 65% o risco de a pessoa adquirir a doença de Alzheimer ou outra demência.
- O café pode melhorar a função circulatória, o que acaba por melhorar as funções dos vasos sanguíneos, limpando as artérias e ativando a pressão arterial.
- Com o consumo do café, diminui-se o risco do mal de Parkinson.
- O café pode ajudar a prevenir o surgimento do diabetes tipo 2, porque o magnésio e o cromo presentes na bebida estimulam a secreção de insulina no pâncreas, o que serve de fator protetor contra o aparecimento dessa doença crônica.
- A cafeína potencializa as drogas, acelerando a resposta delas e aumentando em até 40% seu efeito. É por isso que muitos medicamentos, como por exemplo os analgésicos, contêm cafeína.
- O café acelera nosso metabolismo, o que faz com que perdemos peso mais rapidamente, se o consumo for associado a uma dieta saudável e a exercícios. Também é diurético, o que elimina a retenção de líquidos. É importante que o café seja consumido nas quantidades e porções recomendadas para que não haja problemas.
- O café não torrado (café verde) ajuda a visão, diminuindo a degeneração da retina.
Malefícios e contraindicações
- O café consumido em excesso traz riscos para a saúde, como irritabilidade e dificuldade para dormir. É uma bebida saudável se consumida com moderação, então tenha cautela.
- Foram feitos estudos em diferentes países e descobriram que o café é abortivo. Se você está grávida, não consuma café até pelo menos as 12 semanas de gravidez, o primeiro trimestre.
- Para pessoas hipertensas, não é aconselhável tomar mais de uma xícara de café por dia, por causa dos efeitos estimulantes do sistema nervoso.
- O café tomado ao longo de muito tempo eleva os níveis de colesterol.
- Se não forem tomadas as medidas corretas de saúde bucal, o café amarela os dentes. O consumo em excesso pode provocar o mesmo efeito. Nesse caso, é melhor combinar o café com leite e limpar os dentes de forma correta.
- Por último, se usado com abuso, o café pode aumentar a frequência cardíaca.