28 de outubro de 2021

Caqui

O Caqui é um fruto muito apreciado no Brasil, devido ao seu sabor doce e suave.

A forma mais comum de consumo do Caqui é in natura, embora possa ser usado como ingrediente de compostas, geleias, bebidas.

É uma fruta nativa do Japão e da China. 

No Brasil, a produção do Caqui se concentra na região Sul e no estado de São Paulo.

Há diversas variedades de Caqui no Brasil.

Quais são as variedades de Caqui mais consumidas no Brasil?

As variações mais comuns e apreciadas no pais são:

1 – Caqui Taubaté: a fruta se parece com um tomate. Tem casca e coloração da polpa avermelhada. 

A polpa é gelatinosa, mole e adocicada.

É o tipo de Caqui mais consumido no país. 

2- Caqui fuyu: a fruta apresenta consistência firme e tem a polpa bem alaranjada.

Não possui sementes e tem a característica de aderir a boca quando consumido (amarrar).

3 – Caqui giombo ou Caqui chocolate: tem consistência firme (parecida com a de uma maçã).

Tem sabor moderadamente doce e se destaca por apresentar uma polpa mais escura no centro, que se assemelha ao chocolate.

4 – Caqui rama forte: também se parece muito com um tomate.

A sua casca é vermelha e lisa.

Apresenta uma polpa bem adocicada e com textura gelatinosa.

Benefícios do caqui

Sim, devido às muitas propriedades nutricionais dessa fruta, o seu consumo pode trazer diversos benefícios a nossa saúde, como:

  • Evita a desnutrição e a anemia;
  • Fortalece o sistema imunológico, prevenindo de diversas doenças;
  • É bom para a saúde dos olhos e a boa visão;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Faz bem para o sistema nervoso, apresentando leve e natural efeito calmante;
  • Contribui para o desenvolvimento dos ossos e previne a osteoporose;
  • Tem baixo valor calórico;
  • Proporciona sensação de saciedade, devido às fibras;
  • Evita a prisão de ventre;
  • Contribui para o controle da pressão arterial;
  • Reduz os níveis do colesterol ruim;
  • Ajuda na boa digestão;
  • Protege a saúde do coração;
  • Protege as artérias, evitando a formação de placas de gordura.

O Caqui pode fazer mal?

Em geral, o consumo do Caqui não traz danos relevantes para a nossa saúde.

Mas, como toda a fruta, contém açúcar e, assim, é preciso consumir sem exageros.

Pessoas com diabetes, por exemplo, devem consumir o Caqui eventualmente e com recomendação médica.   

Também, recomenda-se evitar o consumo dessa fruta com o estômago vazio.

Isso porque, o tanino presente no Caqui pode causar diarreia.

O mesmo vale para o consumo exagerado dessa fruta.

Recomenda-se consumir 1 unidade de Caqui por ida.

Atenção também na hora de comprar a fruta, optando por caquis sem rachaduras, de casca uniforme e firme (mesmo aquelas variedades com polpa mole).

Já se for fazer suco com a fruta, o ideal é consumir após o preparo, para evitar a perda de nutrientes ou mesmo que o Caqui acabe azedando ou tenha o sabor alterado.

Propriedades nutricionais do Caqui

  • Vitamina C
  • Ferro 
  • Potássio
  • Sódio
  • Carboidratos
  • Proteínas     
  • Cálcio           
  • Ferro 
  • Calorias: 125 calorias a cada 100 g.
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