Castanhas em geral são sementes oleaginosas e que, normalmente, são envolvam por uma casca rígida.
Muito consumida em todo o mundo, as Castanhas se destacam pelos seus sabores, textura (geralmente crocante) e de tempos para cá, devido as suas propriedades nutricionais.
São consumidas in natura, cozidas, torradas, assadas ou como ingredientes de receitas salgadas e doces, bebidas e outros tipos de alimentos.
Tipos de Castanhas mais consumidas no Brasil
Não se sabe ao certo quantos alimentos são classificados como Castanhas, mas é algo que ultrapassa 300 variedades.
Algumas são mais tradicionais e comuns, sendo que no Brasil, entre as mais consumidas podemos citar:
- Castanha de Caju: muito comum no Brasil e uma das Castanhas que contém mais zinco – um mineral importantíssimo para regular os níveis do colesterol ruim no sangue, proteger o cérebro, combater radicais livres, etc.
- Castanha do Pará: típica castanha brasileira, é extremamente saborosa e riquíssima em selênio – ajudando na desintoxicação do organismo, equilibrando os hormônios da tireóide e fortalecendo o sistema imunológico.
- Nozes: já foi apenas uma castanha consumida nas festas de fim de ano, mas, hoje, é apreciada o ano todo – se destacando por ser rica em Ômega 3, que protege o cérebro e ajuda na memória e na sensação de bem-estar.
- Amêndoa: um dos tipos de Castanhas com menor teor glicêmico, podendo ser consumida por diabéticos (com moderação) e traz benefícios como proteção e fortalecimento do sistema cardiovascular.
- Castanha Portuguesa: é consumida cozida e tem polpa doce e macia – sendo rica em fibras e combatendo os radicais livres.
- Avelã: saborosa, as avelãs ajudam a reduzir o colesterol ruim, tem poucos carboidratos e é rica em Vitamina E – que tem função antioxidante e ajuda a evitar doenças degenerativas.
- Macadâmia: é uma das Castanhas com maior com maior teor de gordura, mas também maior quantidade de proteínas – sendo boa para a proteção do coração, para regular os hormônios da tireóide e hipertensão.
Quanto posso ingerir de Castanhas em geral?
As Castanhas trazem diversos benefícios, mas devem ser consumidas com moderação.
Para consumir adequadamente as Castanhas, veja o limite diário de algumas delas:
- Castanha de Caju: 1 colher de sopa
- Castanha do Pará: 2 unidades
- Nozes: 4 unidades
- Amêndoa: 4 unidades
- Castanha Portuguesa: 10 unidades
- Avelã: 10 unidades
- Macadâmia: 4 unidades
Castanhas em geral podem fazer mal à saúde?
Tudo depende da castanha, além da condição de saúde da pessoa.
No entanto, em geral, o consumo excessivo de castanhas costumam trazer alguns desconfortos, como:
- Desconfortos gastrointestinais: gases, diarreia ou prisão de ventre, dores abdominais.
- Problemas de pele: oleosidade excessiva, alergia.
- Ganho de peso: como os limites recomendados são relativamente baixos e as Castanhas em geral são saborosas, não é raro passar do limite e se isso for feito com freqüência pode refletir no ganho de peso.
Vale ressaltar que, como as Castanhas são ricas em minerais, Vitaminas e outros nutrientes, o consumo em excesso pode desencadear desequilíbrio nutricional.
Outros tipos de Castanhas
- Pistache
- Pecan
- Castanha de pequi
- Castanha de baru
Fontes: