Cenoura

A Cenoura é um alimento repleto de nutriente e que traz benefícios diversos para o organismo – sendo o mais conhecido a proteção da visão.

É bastante apreciado no Brasil e é consumido in natura, cozido, como ingredientes de receitas salgadas e doces, além de sucos nutritivos e funcionais,

As variedades de Cenoura

Os tipos de Cenoura se diferenciam conforme a cor.

A Cenoura mais comum no Brasil é a laranja, que é a mais rica e carotenos e Vitamina A.

Temos também as cenouras brancas, amarelas, arroxeadas e vermelhas.

Ainda, a mini Cenoura (ou Cenoura baby), que é muito usada em conversas.

Quais os Benefícios que a Cenoura traz?

Como foi mencionado anteriormente, a Cenoura – sobretudo a laranja – é rica em propriedades nutricionais, trazendo muitos benefícios ao organismo, como:

1 – Faz bem para a visão e para os olhos: talvez seja o benefício mais conhecido da Cenoura, devido a sua alta concentração de Vitamina A e carotenos.

Protege e visão e os olhos dos raios solares nocivos, fortalece os músculos da córnea e evita a catarata.  

2 – Fortalece a imunidade: devido à alta concentração de nutrientes, aumenta a imunidade do organismo em geral, evitando a desnutrição e nos protegendo de doenças – além do alimento ter efeito anti-inflamatório.

3 – Melhora o processo de digestão: tem fibras, celulose, pectina e outros componentes que ajudam a formar o bolo fecal, evitando a prisão de ventre.

4 -Ajuda a prevenir o câncer e o envelhecimento precoce: a Cenoura é rica em antioxidantes e polifenois, que evitam o envelhecimento do organismo e diversos tipos de câncer.

5 – Faz bem para o coração: o caroteno ajuda a abaixar os níveis de colesterol ruim e fortalece o coração.

6 – Faz bem para a pele: devido ao beta-caroteno, protege a pele dos raios nocivos do sol – além de ajudar a prolongar o efeito do bronzeado.

Ainda:

  • Faz bem para o bom funcionamento cerebral;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Pode ser consumida por diabéticos;
  • Ajuda a controlar a glicemia no sangue;
  • Reduz o colesterol ruim.

Cenoura tem contraindicações?

Apesar de todos os benéficos, a Cenoura deve ser consumida moderadamente ou mesmo evitada, veja:

  • Não é recomendada para pessoas que sofrem de ulcera estomacal ou ulcera duodenal;
  • Está contraindicada em casos de reações alérgicas à Cenoura;
  • Não deve ser consumida por pessoas com infecção no intestino.

Fora os casos mencionados acima, a Cenoura deve ser consumida dentro dos limites considerados ideais por especialistas que é de até 250 g ao dia.

Propriedades Nutricionais da Cenoura

Cerca de 100 g da Cenoura laranja crua contém:  

  • Calorias: 35 kcal
  • Vitamina A:  933 mcg
  • Vitamina B1: 50 mcg
  • Vitamina C:  3 mg
  • Proteínas: 1,3 g
  • Carboidratos: 7,7 g
  • Fibras: 3,2 g
  • Cálcio: 23 mg          
  • Potássio: 315 mg    
  • Fósforo: 28 mg
  • Magnésio: 11 mg
  • Gorduras: 0,2 g
  • Caroteno: 5600 mcg         
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