2 de julho de 2022

Chá das folhas de batata doce

A batata doce dentre as plantas comestíveis, ela é considerada a sétima planta comestível mais importante pela FAO, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) que cuida das questões alimentares e da fome do mundo.

No Brasil é muito comum encontrar a batata-doce na versão rosada na casca e branca no seu interior.

Além dela, existe a batata doce com a casca branca e interior branco; tem ainda a amarela, que tem a casca branca por fora e dentro é amarela; tem também a roxa que por tanto seu interior quanto seu exterior é roxo.

As folhas da batata doce são muito utilizadas no preparo de chás.

Suas folhas contém alto teor de polifenóis, ácidos fenólicos, são ricas em minerais essenciais, vitaminas, aminoácidos e outros compostos.

Toda essa composição faz do chá das folhas de batata doce um poderoso aliado no combate de algumas doenças.

É muito fácil conseguir as folhas da batata doce para o preparo do chá, porque ela se produz em grande quantidade e com muita facilidade.

Você pode produzir essas folhas aí mesmo em sua casa.

Basta pegar um pedaço da ponta da batata doce enfiar 4 palitinho de dente ao redor desse pedaço, e coloca-lo em um copo com água de tal maneira que a parte de baixo esteja encostando na água.

Depois de alguns dias ele começara a brotar gerando ramas que podem ser plantadas em seu quintal.

O sabor dessas folhas de batata doce é muito bom e saudável, o que faz do seu chá muito delicioso e também saudável, conforme será descrito a seguir.

Propriedade e benefícios do chá das folhas da batata doce

Nas folhas da batata doce estão presentes os Polifenóis, Ácidos Fenólicos e Antocianinas.

Esses componentes têm varias substâncias que combatem os radicais livres o envelhecimento, e os problemas inflamatórios.

Ela ainda tem ação cicatrizante, anticancerígeno e tumoral.

Suas folhas ainda são ricas em minerais essenciais, vitaminas, aminoácidos e outros compostos.

Fazendo o chá um poderoso aliado contra essas enfermidades.

COLESTEROL

O chá das folhas de batata  doce ainda tem a capacidade de controlar o colesterol LDL, que é o colesterol considerado ruim.

Por conta desse controle do colesterol, ele contribui na prevenção da arteriosclerose, infarto, trombose, hipertensão, dentre outros problemas cardiovasculares.

O seu chá também além de controlar o colesterol e triglicerídeos tem ação de baixar o colesterol, em pessoas que estejam como nível dele elevados.

ANEMIA

O chá das folhas de batata doce também é uma ótima opção para que tem anemia, uma vez que ela traz melhoras nos parâmetros sanguíneos como hemoglobina, células vermelhas e plaquetas.

Inclusive, para crianças que sofrem com anemias ou que tenham desnutrição o chá pode servir como complemento nutricional.

HIPERTENSÃO ARTERIAL

Com relação à pressão alta foi verificado que as folhas de batata doce possuem substâncias que inibem a angiotensina encontrada em nosso organismo e que promove o fechamento dos vasos sanguíneos, deixando esses vasos mais tensos e mais fechados.

Com isso, a circulação sanguínea se torna mais difícil precisando assim de mais pressão para o sangue passar, consequentemente, há uma elevação da pressão arterial.

Com o consumo do chá é possível então neutralizar parcialmente a angiotensina, resultando em um relaxamento maior dos vasos sanguíneos, permitindo maior passagem de sangue com menor pressão.

Sendo então indicada para o controle da hipertensão arterial.

CÂNCER DE PRÓSTATA

O consumo do chá das folhas tem excelente ação na inibição do desenvolvimento do câncer da próstata.

Modo de preparo do chá das folhas da batata doce

O chá para iniciar o tratamento deve ser feito em infusão, isto é, leve ao fogo 1 xícara de chá de água e quando levantar fervura desligue-o.

Acrescente 1 xícara de chá das folhas picadas de batata doce e tampe o bule. Aguarde aproximadamente 10 minutos e estará pronto o chá.

Recomenda-se tomar o chá todos os dias para fazer o tratamento.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria