25 de outubro de 2021

Chá de alface

As folhas de alface são muito usadas para fazer saladas das mais simples às elaboradas, mas além disso podem ser usadas como uma infusão, gerando o chamado chá de alface, que, apesar de não ser muito conhecido, é recomendado por quem toma, já que carrega alguns benefícios muito interessantes, os quais serão abordados mais abaixo.

Antes, é importante dizer que, diferentemente de muitos outros chás, o chá de alface também é indicado para os pequenos, então não tenha medo de administrá-lo para uma criança.

Benefícios

O primeiro benefício é o fato de o chá de alface ser um sedativo natural, ou seja, ele prepara o corpo e a mente, deixando-os mais calmos para que a pessoa consiga dormir com mais facilidade.

Por conta disso, é indicado para quem sofre de insônia e não quer tomar remédios que podem deixar essa pessoa dependente de seus efeitos sedativos.

Também é indicado, por causa desses mesmos efeitos, para que a pessoa tenha mais facilidade em lidar com o estresse e a ansiedade.

A alface contém uma boa quantidade de flavonoides, substâncias que combatem efetivamente os radicais livres.

Esses radicais livres são responsáveis por causar o envelhecimento precoce e combater doenças perigosas como alguns tipos de câncer.

Se você quer se manter jovem ainda por muito tempo, o chá de alface é uma bebida barata e que realmente vai satisfazer suas necessidades.

Esse chá tem propriedades diuréticas, as quais são ideais para eliminar a retenção de líquidos e as toxinas que ficam presentes no corpo.

As propriedades diuréticas fazem com que o inchaço abdominal causado pela retenção de líquido diminua.

Por ser diurético, o chá de alface ajuda em casos de pressão alta, obesidade e diabetes, pois nesse último caso diminui o açúcar no sangue, que é eliminado pela urina.

Além de ajudar a emagrecer por causa das propriedades diuréticas, ainda emagrece por causa de outros fatores, como o baixo teor calórico da alface.

Por esse motivo, é ideal para ser combinado com dietas emagrecedoras. Tenha em mente que cem gramas de alface têm apenas cerca de dez calorias.

Ele ajuda a emagrecer principalmente as pessoas que comem compulsivamente, já que provoca plenitude — a sensação de estar satisfeito de comida que geralmente acontece depois das refeições — e reduz o apetite, de modo que essa pessoa vai comer menos e se sentir saciada com o que comer.

O chá de alface ainda é capaz de aliviar as dores de cabeça e aquelas causadas por uma pancada, já que suas propriedades analgésicas pouco comentadas realmente funcionam.

Experimente caso esteja sofrendo de dores.

O chá de alface é seguro na gravidez?

Se você olhar neste site, verá que a maioria dos chás citados não são recomendados para mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Por isso, sempre surge a dúvida sobre se determinado chá é seguro para grávidas e lactantes.

Mas o chá de alface é até mesmo indicado para essas mulheres, uma vez que a alface possui componentes que fazem bem tanto à mãe quanto ao bebê.

Contraindicações

Apesar de serem muito poucas, as contraindicações e os efeitos colaterais do chá de alface existem, e é importante ficar atento a eles para que nenhuma reação desagradável ocorra.

Os efeitos colaterais geralmente são sentidos quando a pessoa consome uma grande quantidade desse chá em um curto espaço de tempo.

Nesse caso, a pessoa pode ter perda de potássio no corpo, que pode causar um cansaço sem motivo aparente.

Além disso, ela pode sentir enfraquecimento nos músculos e ter até dor de estômago, náuseas e vômitos, esses três últimos sintomas em casos mais graves.

Mas há as pessoas que não podem de forma alguma consumir o chá de alface, e esses casos devem ser levados ainda mais a sério.

Se você faz muita atividade física e/ou mental, é recomendado que não consuma alface de qualquer tipo, pois, por conta de seus efeitos sedativos, ele pode prejudicar o rendimento do esforço que você faz.

Também não deve ser consumido por pessoas que sofrem de problemas nos rins, principalmente que têm insuficiência renal, pelo fato de ser um vegetal diurético.

E tratamentos diuréticos não se misturam, então, se você já está fazendo um tratamento para retenção de líquidos, não pode consumir o chá de alface regularmente.

As pessoas que consomem chá de alface em excesso ainda podem ter problemas com gases e inchaço abdominal, além de desacelerar o metabolismo, que faz com que as digestões ocorram de forma mais lenta.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *