2 de julho de 2022

Chá de azedinha (trevo)

O chá de azedinha (oxalis latifolia), ou chá de trevo, como normalmente é chamado em algumas regiões do país, é feito de uma planta que pertence à um gênero de que inclui cerca de 300 espécies.

A palavra trevo traduz-se como “três folhas” e vem de tri- (três) e -folium (folha). 

Muitos sabem que também há quatro folhas, que, embora não sejam fáceis de obter, são símbolos de boa sorte.

Com relação às suas características, são plantas pequenas, podem atingir 60 centímetros e são compostas por ácido cafeico, oxálico, glutâmico e salicílico; alguns aminoácidos tais como arginina, lisina, valina, metionina, entre outros. 

Elas também têm fibras, vitaminas e minerais.

Propriedades medicinais do chá de azedinha

Metabolismo

O chá de azedinha é um diurético leve para que você possa usá-lo em casos de obesidade ou doenças reumáticas, como gota e artrite.

Câncer

Em alguns estudos é relatado que o trevo pode ser um ótimo aliado na luta contra esta terrível doença, pois contém genisteína.

Essa substância impede o desenvolvimento de câncer e reduz tumores.

Dores menstruais e menopausa

Graças a algumas das suas características, o chá de azedinha alivia as dores causadas por estes dois processos hormonais, tais como ondas de calor, dor de cabeça e palpitações geradas pela perda de sangue na menstruação.

Sistema respiratório

É um expectorante extremamente útil em doenças respiratórias.

Acalma espasmos, acalma a tosse, ajuda a expelir o muco e protege o trato respiratório.

Pele

Em caso de feridas, eczema, conjuntivite, olhos irritados ou irritados, a azedinha funciona perfeitamente como um adstringente. 

Lembre-se que, neste caso, o uso é externo. É preciso fazer o chá e aplicar diretamente no local.

Infecção urinária

Este chá é utilizado também por muitas pessoas para o tratamento da famosa infecção urinária que ocorre com muita frequência nas mulheres.

Por ser uma planta com bastante propriedades como diurética e anti-inflamatório, os seus benefícios podem ser estendidos para este tipo de problema

Receita de chá de azedinha

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azedinha (de preferência folhas frescas, mas se estiverem secas não tem problema);
  • 250 ml de água.

Modo de Preparo:

  1. Lave bem as folhas de azedinha para retirar todo e qualquer resíduo de terra ou outras substâncias nocivas. Pique em pedaços bem pequenos para ficar mais fácil o preparo.
  2. Pegue uma panela e nela misture a água com as folhas de azedinha picadas, colocando tudo para ferver em seguida. Assim que entrar em ponto de ebulição, retire a panela do fogo.
  3. Deixe o chá de azedinha tampado por aproximadamente 15 minutos para que seu sabor e nutrientes fiquem mais apurados. Espere esfriar, coe a bebida e tome em seguida.

Recomenda-se que se beba até 2 xícaras de chá de azedinha por dia.

Contra indicações e precauções no uso do chá de azedinha

A azedinha pode ser consumida sem problemas, ingerindo com a sua infusão e contribuindo para a sua saúde com minerais como:

  • Magnésio;
  • Cálcio;
  • Potássio, bem como uma variedade de aminoácidos.

Agora, os fitoestrogênios que esta bela planta tem, aparentemente, são responsáveis ​​por malformações congênitas, alguns casos de esterilidade, nanismo, etc.

A azedinha não é tóxica se consumida nas doses recomendadas, mas recomenda-se não usá-la por muito tempo, pois também pode causar sangramento, especialmente se você estiver tomando anticoagulantes.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria