14 de agosto de 2022

Chá de boldo: benefícios e malefícios

A árvore do boldo, originária do Chile, tem uma série de benefícios para o corpo.

Alguns deles são muito conhecidos, mas outros passam quase em branco.

Durante séculos as pessoas consumiram boldo cru ou cozido.

As infusões são feitas com as folhas e as cascas são usadas em várias preparações.

Hoje, vamos nos atentar aos benefícios do chá de boldo.

Benefícios do chá de boldo

Dentre as várias propriedades do chá de boldo, podemos encontrar:

  • Ação expectorante, isto é, ajuda na expulsão das secreções bronquiais que se acumulam nas vias respiratórias.
  • Ação sedativa, devido à atuação no sistema nervoso, tornando-se adequado no tratamento da insônia. O chá de boldo vai fazer com que você durma mais tranquilamente e tenha um sono satisfatório, que te faz sentir revigorado ao acordar.
  • O chá de boldo ajuda na eliminação de gases, sendo indicado para pessoas que têm problemas de cólica e flatulência. Ajuda a tratar a constipação, limpa o fígado e reduz o risco de cálculos biliares.
  • Tem propriedades diuréticas e depurativas, permitindo que sejam eliminados os líquidos acumulados no organismo e as toxinas do sangue. É por isso que pessoas com infecção urinária, nefrite e cistite costumam tomar chá de boldo. Quando conhecem seus benefícios, claro.
  • Além de tudo isso, o chá de boldo ainda tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, antioxidantes, hepatoprotetoras, fungicidas, antissépticas, e, por último e o que é melhor para algumas pessoas: ajuda a emagrecer. Claro que toda planta natural que ajuda na perda dos quilos deve ser associada a uma dieta saudável, além de exercícios.

Contraindicações e efeitos colaterais

O boldo, assim como praticamente qualquer produto natural, não é indicado em determinados casos e pode haver efeitos secundários desagradáveis.

É importante conhecer tudo isso antes de começar a tomar chá de boldo, ainda mais se você fará isso por muito tempo.

Não foi provado que o chá de boldo prejudica a fertilidade masculina, afetando o esperma, mas é sabido que o abuso do boldo pode afetar os órgãos.

Durante o período da gravidez e da lactação, o chá de boldo é contraindicado. Na gravidez, pode induzir o aborto ao estimular as contrações uterinas.

Saiba mais sobre o chá de boldo

O chá de boldo é contraindicado para quem tem as vias biliares obstruídas, porque a infusão estimula a secreção da bile, que pode agravar essa obstrução.

O boldo não deve ser administrado em grandes quantidades, devido a um alcaloide contido que apresenta potente ação neuroléptica.

Apesar do gosto bom, aplica-se o que dizem sobre tudo demais ser ruim.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria