Chá de boldo

É difícil conhecer algum adulto no Brasil que nunca ouviu falar do chá de boldo.

Nativo da América do Sul, o boldo é uma planta muito usada para fazer chá, tanto que é um dos preferidos dos brasileiros.

Para fazer o chá e aproveitar as maravilhas de benefícios que o chá de boldo traz, utilizam-se normalmente as folhas.

É por meio delas que se obtêm as melhores propriedades da planta.

No boldo, é possível encontrar diversos óleos essenciais que favorecem o nosso organismo.

Esses óleos essenciais são, por exemplo, o ascaridol e o cinel, além de outros.

O chá de boldo ainda contém uma grande quantidade de flavonoides, que ajudam a proteger o coração, e taninos, que são antioxidantes.

Benefícios do chá de boldo

  • Carrega propriedades digestivas, onde, por exemplo, tonifica o sistema digestivo e protege a mucosa gástrica. Por esse motivo, torna-se muito útil para quem sofre de dores estomacais e gastrite. Além disso, é capaz de deixar o estômago calmo, e por isso auxilia no processo eliminação de gases e flatulência. Ajuda também a contornar a dispepsia, que é aquele desconforto que muita gente sente logo após as refeições, como se estivesse cheio demais.
  • Tem também propriedades que estimulam as funções hepática e biliar. Dessa forma, o chá de boldo ajuda no favorecimento do bom funcionamento do fígado e da digestão das gorduras. Além disso, ajuda no controle do colesterol.
  • O chá de boldo tem propriedades sedativas, por isso é capaz de fazer com que os níveis de ansiedade da pessoa que o consome diminuam, além de combater a insônia com eficácia. Para insones e ansiosos, é ideal.
  • Esse chá ainda tem fortes propriedades diuréticas, ou seja, ajuda no processo de eliminação dos líquidos que estão em excesso. Se você sofre de um problema de retenção de líquido, provavelmente vai se sentir inchado e com um peso que não é satisfatório, mas o chá de boldo pode ajudar. Normalmente, os chás diuréticos são muito procurados por pessoas que querem perder peso de forma rápida e eficaz. Além de estimular a perda de peso, por ser um chá diurético o chá de boldo previne e trata as infecções urinárias.
  • O chá de boldo ajuda a tratar cãibras no estômago, artrite e inflamações intestinais.
  • É muito eficaz no tratamento de doenças virais, como gripes e resfriados, ajuda a tratar a tosse com fleuma, ajuda a lidar com parasitas intestinais, protege a pessoa e possibilita a recuperação da malária e ajuda no tratamento de DSTs, Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Quais são os efeitos colaterais do chá de boldo?

Os remédios naturais, mesmo vindos da natureza, devem ser consumidos sempre com cautela, para que maiores riscos possam ser evitados.

O chá de boldo pode apresentar alguns efeitos colaterais, onde se destacam a sonolência e a diarreia.

Esses efeitos colaterais atingem mais as pessoas que consumem uma grande quantidade de chá de boldo, no caso, uma quantidade que chega a ser tóxica.

Para receber os melhores benefícios, você deve tomar o chá de boldo uma vez por dia em jejum e não consumir por mais de 9 dias seguidos.

Para quem o chá de boldo é contraindicado?

As contraindicações existem e não devem ser ignoradas, uma vez que, se isso for feito, a pessoa pode sofrer danos temporários ou até permanentes. O chá de boldo não deve ser administrado para:

  • Mulheres grávidas, porque a bebida possui alcaloides e pode ocasionar um aborto espontâneo ao estimular as contrações uterinas.
  • Mulheres que estão amamentando, pois os componentes do chá de boldo podem passar para o leite materno.
  • Crianças, pois pode gerar problemas para organismos não desenvolvidos.
  • Pessoas que possuem doenças hepáticas graves, pois o quadro pode piorar. Parece contraditório, visto que o chá de boldo é benéfico para o fígado, mas se a pessoa sofre de alguma doença hepática, apenas pode tomar o chá se essa doença não for grave.
  • Pessoas que possuem pedras na vesícula biliar, pois, aumentando a secreção da bile (coisa que o chá de boldo propicia), pode causar obstrução biliar.
  • Pessoas que possuem doenças renais, pois elas podem sentir irritação e sobrecarga renal.
  • Pessoas que fazer tratamento com anticoagulantes, pois o chá de boldo pode aumentar o efeito deles e propiciar sangramentos.
Mais textos relacionados
4 chás para infecção na bexiga

Infelizmente a infecção na bexiga é algo relativamente comum entre as mulheres, acontece também com homens, mas é menos comum. Read more

jacaranda trata reumatistmo
arvore carobinha

A carobinha pode ser usada como erva medicinal e há vários benefícios que a cultura popular lhe atribui. Ela também Read more

Chá de Angélica
planta angelica

Angélica é uma planta perfumada oriunda do norte da Europa que pode ser usada medicinalmente, usa-se dessa planta as folhas, Read more

Bruno Costa

Redator e publisher desde 2014 Graduado em Psicologia