6 de dezembro de 2021

Chá de capeba

A infinidade de chás que existem pode ser dividida de várias formas e uma delas é separar os menos conhecidos dos mais conhecidos.

Mas até os chás menos comentados, como o chá de capeba são capazes de proporcionar muitos benefícios para a saúde de quem o consome.

Esses chás dos quais não se ouve tanto falar têm propriedades que competem de igual por igual e podem até ser melhores que os outros chás que agem da mesma forma.

Alguns chás são muito conhecidos em um lugar e pouco valorizados em outros, mas isso não significa que são piores.

Neste texto você ficará por dentro das informações mais importantes sobre o chá de capeba, onde serão mostrados os benefícios, as contraindicações e os efeitos colaterais de seu consumo.

VEJA MAIS CHÁS CONTRA FEBRE

Benefícios do chá de capeba

capeba

A capeba, de nome científico Pothomorphe umbellata, é um vegetal com inúmeras propriedades medicinais e que vem sendo utilizado há anos para combater a febre e regular o ciclo menstrual.

Além desses benefícios, abaixo você encontra outros.

O chá de capeba é uma bebida diurética, ou seja, ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas pela urina.

Por causa disso, é muito indicada para quem sofre de infecções urinárias.

Um outro ponto interessante em relação aos benefícios diuréticos da planta é que ela combate o inchaço abdominal causado pela retenção de líquidos.

Com o chá de capeba, o funcionamento dos rins e da bexiga vai ser muito melhor.

VEJA OUTROS CHÁS DIURÉTICOS

  • Nas propriedades do chá de capeba está incluído que ele é uma bebida laxante, o que ajuda muito nos casos de pessoas que sofrem de constipação, ou seja, que não conseguem evacuar normalmente.

OUTROS CHÁS LAXANTES

  • O chá de capeba é muito bom para mulheres que precisam normalizar o ciclo menstrual, pois suas propriedades permitem isso. Para isso, você pode usar as folhas, a raiz, o caule e as sementes.
  • É uma bebida febril, ou seja, ajuda a controlar e eliminar os sintomas da febre.
  • Foram feitas pesquisas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Universidade de São Paulo, e foi descoberto que as raízes da capeba são cheias de 4-nerolidilcatecol, uma substância que é capaz de proteger a pele dos raios ultravioletas, aqueles que são bem nocivos e predispõem o câncer de pele. A substância normaliza os níveis de vitamina E, que é eficaz para evitar que a epiderme fique mais espessa, condição que normalmente vem antes do câncer propriamente dito. Tomando o chá de capeba, portanto, a pessoa terá uma pele mais rejuvenescida.
  • Outro benefício da capeba para nossa saúde, de forma especial para as mulheres que mais sofrem com a cistite (inflamação na bexiga). Mulheres tem tendência maior a desenvolver a infecção urinária e consequentemente a cistite. O chá de capeba é excelente para tratar esse problema
  • A casca da capeba também é muito bom para o tratamento de problemas respiratórios e doenças gástricas
  • Mas o chá de capeba possui outros benefícios. Nele ainda estão inclusas propriedades anti-inflamatórias, antianêmicas, antiespasmódicas, emoliente, estomacal, sudorípara, tônica e anti-reumática, além de ser benéfico para tratar a gonorreia e a epilepsia.
Veja também!  Os benefícios do uso do chá de pau tenente para a saúde

Contraindicações

Os produtos naturais também possuem contraindicações, assim como os fármacos, com a diferença de que esses medicamentos muitas vezes podem deixar o corpo ou a mente dependente do uso, enquanto no caso dos chás naturais esse risco é bem menor ou até inexistente.

O chá de capeba é contraindicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, pois no primeiro caso existe o risco de prejudicar o feto e até mesmo levar a um aborto espontâneo.

No segundo caso, é desaconselhável para mulheres que amamentam porque, assim como em outros chás, as substâncias do chá de capeba podem passar para o leite materno.

Efeitos colaterais do chá de capeba

Os efeitos colaterais são aqueles efeitos negativos advindos com o uso de determinado medicamento ou alimento ou bebida, assim como o chá.

Não é garantido que você vai sentir esses efeitos colaterais, pois cada substância reage de uma forma diferente dependendo do organismo da pessoa.

Entretanto, é bom ficar atento, pois, se o seu organismo rejeitar o chá de capeba, ou seja, se ele apresentar esses efeitos colaterais, é necessário que você suspensa o uso para que o quadro não fique agravado.

Entre os efeitos colaterais estão incluídos o vômito e a náusea, a diarreia, a febre, cãibras, tremores, alergia e dores de cabeça.

Muita gente não segue isso a risca, mas o recomendado é que você consulte seu médico antes de se aventurar tomando qualquer chá que você não tem certeza se pode fazer mal a você.

Esses efeitos colaterais não ocorrem apenas quando uma pessoa é sujeita a senti-los com o consumo do chá. Na verdade, eles também podem ser sentidos quando você consome o chá em excesso.

Como preparar o chá de capeba

O chá de capeba pode ser feito de algumas partes da planta, para baixar a febre, por exemplo, deve ser feito o chá das raízes da planta. Quando formos usar as raízes de qualquer planta deve-se ter um cuidado especial na hora de lavar.

Veja também!  Chá de camapu

Para fazer o chá com as raízes deve-se depois de lavar, cortar em pequenos pedaços e colocar para ferver com água.

Pode também pegar essa raiz e amassar em um copo e acrescentar água.

Você pode também fazer o chá com as folhas e também com o caule. Basta fazer em infusão.

Veja um vídeo com mais detalhes sobre essa planta

Outros nomes

Assim como a maioria dos chás, a Pothomorphe umbellata recebe vários nomes além de Capeba, isso normalmente da região do país. Veja outros nomes:

  • ariparoba;
  • Caapera;
  • Malvarisco;
  • Aguaxima ;
  • Caapeba;
  • Caá-peuá;
  • Caena;
  • Capeba-do-campo;
  • Capeba-do-norte;
  • Catajé;
  • Lençol-de-santa-barbara;
  • Manjerioba;
  • Pariparoba-do-mato;
  • Pariparoba e
  • Periparoba
Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more