28 de outubro de 2021

Chá de douradinha do campo

A Douradinha do Campo é uma planta bastante conhecida e utilizada para fins medicinais.

O nome científico dessa erva é Waltheria indica que é muito comum em regiões litorâneas.

Entretanto, existem outras espécies no interior do Brasil, por exemplo, a Waltheria douradinha que é a mais conhecida e utilizada.

As duas espécies tem características muito parecidas e se diferenciam um pouco pelo formato da folha, tamanho e quantidade de flores, mas as duas possuem as mesmas atividades e propriedades medicinais.

Assim, tanto faz utilizar qualquer uma das espécies.

  •  Essa planta tem uns cachinhos de flores amarelas muito pequenas;
  • suas folhas são macias e aveludadas; ela nasce “arrastando” pelo chá;
  • a espécie Waltheria douradinha pode ser encontrada facilmente em pastos, em campos e à beira de estradas. Já a espécie Waltheria indica pode ser encontrada na areia da praia.

Também pode ser encontrada em lojas especializadas em venda de chá.

Propriedades do chá de douradinha do campo

BACTERICIDA E COMBATE A DISENTERIA

As raízes e os galhos tem propriedade bactericida e contra disenteria.

Pessoas que estejam com infecção intestinal, disenteria por conta de bactérias, por exemplo, Escherichia coli., Salmonela, ou outras que causam infecções intestinais são indicadas a consumir o chá de Douradinha do Campo, já que ela é bactericida.

ANALGÉSICA E ANTI-INFLAMATÓRIA

O chá das hastes e raízes da douradinha do campo também tem ação analgésica e anti-inflamatória, dessa forma combate dores e as inflamações, principalmente as urinárias e cistites.

Para fazer o chá para tratar essas enfermidades pode usar a planta inteira, pois suas folhas têm propriedade diurética e os galhos e raízes tem propriedade em combater infecções e bactérias.

CONTROLA A PRESSÃO ARTERIAL

Por ser diurética, ela tem atividade hipotensora, abaixa a pressão arterial, pois quando urinamos eliminamos os sais e a eliminação desses sais ajuda a abaixar a pressão arterial.

Dessa forma, pessoas que sofrem com hipertensão são recomendadas usar o chá dos ramos e das folhas, pois ele tem uma atividade excelente no controle da pressão.

CONTRA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST

Devido a Douradinha do Campo ser bactericida (antibiótico), o seu chá é muito indicado para combater Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O chá pode ser ingerido ou usado para fazer banhos de assento ou fazer compressas nas áreas afetadas.

Ela é excelente para casos de sífilis e gonorreia.

AÇÃO EXPECTORANTE

A Douradinha do Campo é um ótimo expectorante (função de eliminar catarro pelas vias respiratórias) e combate ainda as afecções pulmonares como, gripe e bronquite. 

Inclusive é recomendado até para fumantes, pois o chá ajuda a limpar as vias respiratórias dessas pessoas.

PLANTA CARDIOTÔNICA

Cardiotônico é a propriedade que a planta tem de fortalecer o coração.

Assim, o chá é indicado para pessoas que tem debilidade no coração, que tem batimento cardíaco baixo, ou fraqueza do coração.

Ela fortalece o coração fazendo com que o ritmo cardíaco fique em dia, e dessa maneira a pessoa previne a pressão baixa, fraqueza, entre outros.

Ela fortalece o coração sem aumentar a pressão arterial, pois sendo diurética ela abaixa a pressão como foi comentado anteriormente.

CICATRIZANTE

Pessoas que sofreram queimaduras, cortes ou feridas que precisam ser cicatrizadas podem usar o chá para lavar, fazer banhos ou compressas nessas regiões, pois ele é um excelente aliado para o processo de cicatrização da pele.

O chá é indicado para esse tipo de tratamento porque ele é analgésico e anti-inflamatório, o que contribui para minimizar as dores provocadas por queimadura ou cortes mais sérios;

Evita o inchaço e edema no local. Também o chá é bactericida e previne infecções.

ELEVA O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Além de todos os outros benefícios já citados, temos ainda a propriedade do chá de elevar a atividade do sistema imunológico.

Modo de preparo

Fazer o chá em infusão, ou seja, leve ao fogo uma xícara de água, e quando levantar fervura adicione 1 colher de folha picada de Douradinha do Campo.

Abafe por 10 minutos, coe e pode servir em seguida.

Para fazer compressa ou banhos, o chá deve ser bem forte.

Mais textos relacionados
Benefícios do chá de alecrim
cha de alecrim

O alecrim é erva muito conhecida e também muito utilizada para diversas finalidades, não apenas como fitoterápico, mas também na Read more

Pau-ferro
PAU FERRO

O pau-ferro (Caesalpinia ferrea Mart.) é uma plana utilizada para fins medicinais principalmente como antisséptico e para hemorragias Essa planta Read more

Pasta de amendoim
PASTA DE AMENDOIM

A pasta de amendoim tem se tornado um produto cada vez mais consumido pelas pessoas em nosso país, cada dia Read more

1 thought on “Chá de douradinha do campo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *