A erva-cidreira, conhecida também como melissa, é uma planta medicinal que os gregos já usavam há 2.000 anos, e hoje ela é bastante conhecida por suas propriedades e benefícios no nosso corpo.
Quer saber quais são eles e ainda descobrir as contraindicações derivadas do consumo do chá de erva-cidreira? Basta continuar conosco.
Benefícios
- O chá de erva-cidreira protege nossas células cerebrais. Foi provado que, além de acalmar a mente, a melissa protege o cérebro de danos físicos, neutralizando ainda os radicais livres, que podem causar cânceres. O chá de erva-cidreira é indicado para pessoas que sofreram AVC.
- É rico em antioxidantes e compostos que oferecem propriedades antivirais e antibacterianas profundas, além de proteger a membrana lipídica das células.
- O chá de erva-cidreira consegue bloquear parte do hormônio da tireoide no organismo. É por isso que desde o passado foi usado para tratar a Doença de Graves, uma condição em que a glândula da tireoide produz hormônio tireoidiano em excesso.
- Pode ser usado para promover um sono mais agradável e facilitado e para tratar a ansiedade. Aumenta a capacidade de concentração e de executar tarefas com a mente tranquila.
- Ajuda o fígado a remover as toxinas do corpo, fazendo a desintoxicação sem que o fígado se desgaste. Outro benefício é o de normalizar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a resistência à insulina se for tomado habitualmente.
- Atua significativamente na reparação das feridas e ajuda a tratar o vírus da herpes simplex e zoster.
- Ajuda a regular o hormônio da tireoide. Misturado com outras habilidades, o chá de erva-cidreira é indicado para quem sofre da Síndrome de Fadiga Crônica. Usado no rosto, o chá elimina rugas.
Contraindicações
É claro que, mesmo sendo um produto natural, a erva-cidreira tem contraindicações.
Abaixo, você pode encontrar as principais delas:
- A erva-cidreira ou melissa pode interagir com a tiroxina, o principal hormônio secretado pela glândula da tireoide, portanto, antes de fazer uso desse chá, você deve consultar seu médico, para que ele possa avaliar a situação.
- O chá de erva-cidreira também não pode ser administrado para crianças pequenas e bebês, porque não é seguro para pessoas de tão pouca idade.
- Não é recomendado tomar chá de melissa quando se toma antidepressivos sintéticos, anti-histamínicos, narcóticos ou outros sedativos.
- As últimas contraindicações são que mulheres grávidas e que estão amamentando não podem tomar o chá de erva-cidreira.