2 de julho de 2022

Chá de erva-cidreira: Alguns benefícios

A erva-cidreira, conhecida também como melissa, é uma planta medicinal que os gregos já usavam há 2.000 anos, e hoje ela é bastante conhecida por suas propriedades e benefícios no nosso corpo.

Quer saber quais são eles e ainda descobrir as contraindicações derivadas do consumo do chá de erva-cidreira? Basta continuar conosco.

Benefícios

  • O chá de erva-cidreira protege nossas células cerebrais. Foi provado que, além de acalmar a mente, a melissa protege o cérebro de danos físicos, neutralizando ainda os radicais livres, que podem causar cânceres. O chá de erva-cidreira é indicado para pessoas que sofreram AVC.
  • É rico em antioxidantes e compostos que oferecem propriedades antivirais e antibacterianas profundas, além de proteger a membrana lipídica das células.
  • O chá de erva-cidreira consegue bloquear parte do hormônio da tireoide no organismo. É por isso que desde o passado foi usado para tratar a Doença de Graves, uma condição em que a glândula da tireoide produz hormônio tireoidiano em excesso.
  • Pode ser usado para promover um sono mais agradável e facilitado e para tratar a ansiedade. Aumenta a capacidade de concentração e de executar tarefas com a mente tranquila.
  • Ajuda o fígado a remover as toxinas do corpo, fazendo a desintoxicação sem que o fígado se desgaste. Outro benefício é o de normalizar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a resistência à insulina se for tomado habitualmente.
  • Atua significativamente na reparação das feridas e ajuda a tratar o vírus da herpes simplex e zoster.
  • Ajuda a regular o hormônio da tireoide. Misturado com outras habilidades, o chá de erva-cidreira é indicado para quem sofre da Síndrome de Fadiga Crônica. Usado no rosto, o chá elimina rugas.

Contraindicações

É claro que, mesmo sendo um produto natural, a erva-cidreira tem contraindicações.

Abaixo, você pode encontrar as principais delas:

  • A erva-cidreira ou melissa pode interagir com a tiroxina, o principal hormônio secretado pela glândula da tireoide, portanto, antes de fazer uso desse chá, você deve consultar seu médico, para que ele possa avaliar a situação.
  • O chá de erva-cidreira também não pode ser administrado para crianças pequenas e bebês, porque não é seguro para pessoas de tão pouca idade.
  • Não é recomendado tomar chá de melissa quando se toma antidepressivos sintéticos, anti-histamínicos, narcóticos ou outros sedativos.
  • As últimas contraindicações são que mulheres grávidas e que estão amamentando não podem tomar o chá de erva-cidreira.
Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria