3 de julho de 2022

Chá de folha de goiabeira

A folha de goiabeira, cientificamente conhecida por Psidium guajava, é uma erva muito poderosa no combate de inúmeras enfermidades, como diabetes e inflamações de diversos tipos.

A goiabeira é bastante comum aqui no Brasil, mas também encontra – se presente em todo continente americano e no africano.

Além disso, podemos encontrar esse fruto em dois tipos: vermelha e branca.

Estudos revelam que a goiaba vermelha possui mais princípios ativos do que a goiaba branca, dessa maneira ao preparar chá com as folhas de goiaba é bom que seja dado preferência as das folhas da goiaba vermelha.

Abaixo são apresentadas as principais propriedades dos chás com folhas de goiabeira.

Propriedades dos chás com folha de goiabeira

Atividade Antimicrobiana

O chá feito com folhas de goiabeira é um poderoso aliado no tratamento de infecções intestinais e diarreias (causadas ou não por uma infecção intestinal), uma vez que o chá da folha da goiaba ao mesmo tempo que trata os agentes causadores da infecção também combate a diarreia causada por ela.

Por ter função antimicrobiana, também contribui para o tratamento de ferimentos que estejam infeccionados, por ação de bactérias e fungos, como a herpes labial e genital.

Basta aplicar o chá das folhas de goiabeira no local lesionado.

Ação antidiabética

O chá da folhas não irão curar a diabetes, essa propriedade diz respeito ao fato de que ele tem a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue.

NOTA: O uso em excesso do chá pode causar hipoglicemia, que tem a ver com baixo nível de glicose no sangue (fraqueza, tremedeira, suor frio).

Ação anti-inflamatória

O chá das folhas de goiaba são excelentes para controlar a inflamação e para redução da febre causada pela mesma inflamação.

Dessa forma, o chá é indicado para inflamações de garganta, ouvido, gengiva e tendinite.

Ação analgésica

Quando se diz que algo tem ação analgésica significa que esse algo tem efeito antinociceptivo, ou seja, reduz a sensação de dor no sistema nervoso.

Sendo assim, o chá é muito indicado para dores de cabeça, dor de dente, cólicas menstruais, dor de ouvido, dores relacionadas a luxações e dores musculares.

Protetor do fígado

Existem certas substâncias nas folhas da goiabeira que protegem o fígado contra lesões.

Essas lesões são em muitos dos casos causadas por uso de medicamentos, por isso é indicado tomar o chá das folhas de goiaba juntamente com esses medicamentos para inibir as agressões ao fígado devido ao uso excessivo de remédios.

Depressora do sistema nervoso central

Substâncias que são depressoras do sistema nervosos central são aquelas que tem efeito calmante, diminui o nervosismo e estresse.

Além disso, ele abaixa a pressão arterial provocando o relaxamento e consequentemente induz o sono.

Portanto, o chá das folhas da goiaba induz o sono, e aumenta a duração dele, muito indicado então para pessoas com problemas de insônia.

Ação adstringente

Essa propriedade do chá de goiabeira faz o tecido da pele se contrair, fazendo assim o chá ser um grande aliado na cicatrização de ferimentos.

Ela facilita assim, na cicatrização de aftas, lesões na mucosa e feridas na boca.

Modo de preparo do chá de folhas de goiabeira

Para o preparo desse poderoso chá de folhas de goiabeira é recomendado

  • ferver 15 olhos das folhas de goiaba (“olho da goiabeira” é aquelas folhinhas  que crescem nas pontas dos galhos, isto é, o broto e as duas primeiras folhas do galho)
  • em 1 litro de água durante 1 a 2 min.

Caso ache que o chá fique muito forte, pode ser utilizado 6 olhos de folhas.

Para as crianças que estão se desidratando por causa da diarreia basta adicionar 1 colher de sobremesa de açúcar e outra da mesma medida de sal no chá.

O ideal é tomar esse chá em caso de diarreia muito forte, beba uma xícara de chá em intervalos curtos.

Se for utilizar o chá para inflamações da boca e de garganta faça gargarejos de 3 a 4 vezes ao dia.

Para ferimentos, pode se aplicar o chá diretamente nas feridas para agilizar a cicatrização e combater os microrganismos presentes.

Precauções

Deve-se tomar cuidado com o consumo exagerado do chá das folhas de goiabeira, uma vez que, o chá contribui no controle do açúcar no sangue, e seu uso em excesso pode causar hipoglicemia.

Pessoas que tem prisão de ventre devem fazer o uso do chá com cautela, pois devido sua propriedade antidiarreica, ela poderá piorar esse quadro.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria