Chá de gengibre

Quem olha para o gengibre sem conhecê-lo pode até mesmo torcer o nariz.

É verdade, o gengibre não é das raízes mais bonitas, mas para quem se deixa levar pela aparência e não o consome, acaba não recebendo os vastos benefícios que essa raiz oferece.

Com o chá de gengibre, o consumidor experimenta uma melhora substancial no seu organismo.

Neste texto você conhecerá os benefícios e as contraindicações do chá de gengibre, além de informações interessantes sobre a raiz.

Qual o gosto do gengibre?

O gengibre é muito utilizado para a preparação de molhos e pratos principais, dentre outras coisas, e seu sabor pode ser descrito como “fervente”.

Não é que ele seja amargo, mas sim que ele queima a garganta quando você o consome.

Algumas pessoas gostam do chá de gengibre justamente por isso, enquanto outras preferem partir para outras alternativas que também envolvem o gengibre.

Para o gosto do chá de gengibre não ficar tão “quente e intragável”, como algumas pessoas o descrevem, pode-se acrescentar gotas de limão e mel, o que muitas vezes torna a bebida aprazível até para essas pessoas que reclamam.

Quais são os benefícios de consumir chá de gengibre?

O consumo de chá de gengibre é muito benéfico para o corpo em diferentes áreas, embora as propriedades estejam mais concentradas na área do estômago.

Abaixo, você encontra os principais benefícios do chá de gengibre:

  1. O chá de gengibre ajuda o seu consumidor a ter uma digestão mais facilitada e eficiente, reduz o gás e a flatulência, combate a constipação e alivia a dor abdominal quando há uma inflamação no estômago. Resumindo: para tratar problemas digestivos, o chá de gengibre pode ser sua melhor alternativa.
  2. Esse chá também melhora a circulação sanguínea, pelo fato de conter substâncias como o magnésio e o zinco. Sem contar que em suas propriedades inclui a de reduzir o acúmulo de colesterol ruim no fígado. Esse último ponto é especial para quem teme ficar com problemas cardiovasculares.
  3. O gengibre ajuda na redução do quadro da febre e dos problemas de transpiração excessiva.
  4. O chá de gengibre é capaz de melhorar a absorção de nutrientes essenciais para o corpo. É que, quando você toma o chá de gengibre, é estimulada a secreção estomática e as enzimas pancreáticas. Ou seja, se você tiver problemas com apetite, pode tomar chá de gengibre alguns minutos antes da refeição.
  5. Se você toma chá de gengibre, está automaticamente recebendo benefícios expectorantes e antibióticos, que são eficazes para tratar as gripes e os resfriados. Esses benefícios foram comprovados por um estudo.
  6. O chá de gengibre ajuda a lidar com doenças respiratórias, como por exemplo a asma, já que possibilita a eliminação do fleuma, que é o muco que está alocado no sistema respiratório.
  7. Foram feitas investigações e se descobriu que o chá de gengibre, se consumido com frequência, ajuda a inibir o crescimento de células cancerígenas no cólon e na próstata. Talvez esse seja o benefício que muitas pessoas acham mais surpreendente, pois, comparando com o preço do gengibre, vale muito a pena.
  8. O chá de gengibre tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico quando consumido regularmente. É por isso que, além de lidar com as gripes e resfriados já presentes no corpo, ainda impede que mais doenças acometam o consumidor. Essas doenças vão desde as infecções às doenças crônicas. Além disso, o chá de gengibre ainda reduz o risco de você sofrer um AVC.
  9. Esse chá é eficaz no alívio das dores nas articulações e a inflamação, além de reduzir as dores comuns. Isso acontece porque o chá de gengibre tem fortes propriedades anti-inflamatórias. Entre as dores que o gengibre alivia estão também as dores menstruais, então é um chá muito recomendado para mulheres.
  10. Você sofre de enjoos e náuseas? O chá de gengibre é eficaz para tratar esses sintomas, tanto que é recomendado para tratar a náusea causada pelo processo de quimioterapia e era usado para aliviar esses problemas nos marinheiros da antiguidade.
  11. Esse chá ajuda a emagrecer, principalmente se for feito misturado com limão.

Contraindicações do gengibre

O gengibre também possui contraindicações, e de modo algum elas devem ser menosprezadas, pois, se pessoas que não podem consumir esse chá consumirem, podem até mesmo vir a óbito, entre outras coisas.

Não podem consumir o chá de gengibre quem:

  • Toma anticoagulantes como a aspirina e o ibuprofeno, pois o gengibre tem o mesmo efeito deles e retarda o processo de coagulação sanguínea. Portanto, é mais fácil de a pessoa sofrer hematomas e hemorragias.
  • Está grávida. Na verdade, as opiniões sobre isso são controversas, portanto, antes de tomar o chá deve falar com um especialista.
  • Tem problemas de hipertensão, pois o gengibre bloqueia os canais de cálcio, o que prejudica a pressão arterial, deixando-a mais elevada. Pode ser perigoso, então o melhor é não consumir.
  • Tem peso baixo, pois o gengibre tem a capacidade de deixar a pessoa mais magra.
  • Tem hemofilia, pois o gengibre causa um choque no corpo deles.
  • Tem problemas no coração. Nesse caso, o ideal é controlar a dose, pois o gengibre pode ajudar a desbloquear os vasos sanguíneos que causam ataques cardíacos.
  • Tem diabetes. Na verdade, apenas os pacientes que estão fazendo tratamentos como de injeção de insulina devem evitar consumir o gengibre, pelo menos até falar com um especialista para moderar a quantidade de insulina. Dessa forma, você conseguirá aproveitar os benefícios do gengibre.
Mais textos relacionados
benefícios do chá de maca peruana
maca peruana

A maca peruana, como o próprio nome sugere, vem do Peru, e ela é utilizada deste a época dos Incas. Read more

chá de açafrão: 7 benefícios incríveis para sua saúde
açafrão

Chá de açafrão: Provavelmente você já usou ou o usa o açafrão para receitas culinárias, na verdade muitos lugares no mundo Read more

Chá de moringa
planta moringa

chá de Moringa: uma planta repleta de benefícios para o corpo Quando as pessoas ouvem falar na árvore moringa pela Read more

Bruno Costa

Redator e publisher desde 2014 Graduado em Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *