27 de junho de 2022

Chá de hipérico

O chá de Hipérico é o melhor e o mais indicado para tratar a depressão, uma doença que vem atingindo um número significativo de pessoas nos dias atuais.

O Hipérico é uma planta de origem inglesa e cientificamente é chamada de Hypericum perforatum.

Além dessa espécie inglesa, no Brasil encontram-se espécies nativas de Hipérico, que são o Hypericum brasiliense e oHypericum connatum.

Essas duas espécies apesar de serem muito parecidas com o Hipérico inglês não há pesquisas científicas sobre elas, por isso não é possível dizer que elas têm as mesmas propriedades que o Hipérico inglês.

Desde muito tempo o chá de Hipérico já era muito utilizado no tratamento da depressão, inclusive já se tem comprovado a sua ação antidepressiva através de pesquisas científicas (1)

Porém, o chá de Hipérico não é utilizado somente para tratar a depressão, mas também tem outras finalidades como:

  • adstringente (lavar feridas estancar sangramentos);
  • antisséptico (contra bactérias e fungos);
  • calmante, analgésico;
  • anti-inflamatório (interno e tópico);
  • minimizar as dores reumáticas.

O chá ainda é muito empregado no tratamento de ansiedade infantil, nas dores menstruais, TPM, tosses e bronquites e é cicatrizante.

Benefícios e propriedades do chá de hipérico

planta hiperico

Ele trabalha no nosso sistema nervoso central na produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina, noradrenalina, entre outros, e todos eles estão ligados com as nossas sensações, nosso comportamento, e emoções.

Auxilia no controle do alcoolismo

O hipérico não vai fazer com que a pessoa deixe de ser dependente de álcool, mas ele vai controlar alguns padrões neurológicos dos neurotransmissores da sensação de felicidade, da satisfação, da ansiedade, entre outros que leva a pessoa a beber o álcool.

O chá do hipérico tem a função de diminuir o desejo e a compulsão pela ingestão do álcool, ou seja, ela combate a depressão alcoólica e fica mais fácil da pessoa controlar o seu desejo e ímpeto de beber.

Auxilia a controlar a TPM

Na Tensão Pré-Menstrual ou Síndrome Pré-menstrual o consumo do chá de Hipérico demonstrou em um estudo a capacidade de melhorar o estado físico e comportamental das mulheres que sofrem desse problema.

Anti-inflamatório, analgésico e gastro-protetor

Outra propriedade do chá é que em um estudo ele demonstrou uma excelente ação tanto como anti-inflamatório e de protetor do aparelho digestivo contra gastrite, úlcera, etc.

Em vários estudos o chá de Hipérico mostrou uma ação anti-inflamatória e analgésica muito eficaz.

Então, o chá pode ser usado em vários tipos de inflamações como, a de garganta, ouvido, amídalas e intestinal.

Dessa forma, o chá contribui tanto para a cura da inflamação quanto na dor que muitas vezes ocorre em processos inflamatórios.

Em tratamento de infecções crônicas como a artrite, o chá também teve uma ação muito interessante contra tal inflamação.

Para diabetes

Como antidiabético o chá de Hipérico tem uma fantástica capacidade de reduzir os níveis glicêmicos em curtos espaços de tempo. Ou seja, é possível controlar os níveis de glicemia tomando o chá.

Antidepressivo

A depressão é um problema emocional, que faz com que as pessoas fiquem em um estado de falta de autoestima, tristeza, melancolia, desanimadas, sem vontade de fazer suas atividades, etc.

O uso do hipérico é reconhecido mundialmente como muito eficiente nos casos leves e moderados de depressão.

O principal princípio ativo da planta que atua no combate à depressão é a Hipericina. Apesar das folhas do Hipérico serem amarelas, a Hipericina é uma substância avermelhada.

Inclusive é muito utilizado como substituto do Diazepam, medicamento usado no tratamento de depressão.

Na Alemanha, por exemplo, o uso do Hipérito é superior aos medicamentos químicos antidepressivos (2)

Há um estudo que comparou o uso do Hipérico com a fluoxetina (Prozac), foi verificado que o hipérico tem ação igual a fluoxetina.

Em crianças o chá de Hipérico também demonstrou atividade antidepressiva e é seguro u seu uso em crianças.

Mas sempre é importante consultar um fitoterapeuta ou pediatra.

Modo de Preparo do chá de hipérico

Fazer o chá em infusão, ou seja, leve ao fogo uma xícara de água, e quando levantar fervura adicione 1 colher de picada da planta Hipérico.

Abafe por 10 minutos, coe e pode servir em seguida.

Precauções e efeitos colaterais

O chá de hipérico pode ser consumido continuamente, é raro encontrar pessoas que tiveram efeitos colaterais com seu uso.

Dessa forma, o consumo do chá é seguro.

Talvez pessoas que sejam muito sensíveis, que já tenham algum problema prévio e que será estimulado com o consumo, ou ainda que tomem dosagens altas do chá, pode ser que tenham algum problema.

Mas são problemas leves e o interessante é que quando o consumo do chá é interrompido esses problemas desaparecem.

Esses problemas podem ser: problemas gastrointestinais, confusão mental, sonolência, sedação.

O efeito mais grave, porém raro, foi a fotossensibilização, que a sensibilização da pele devido a iluminação solar.

Com relação ao uso em mulheres grávidas e lactantes, estas devem sempre buscar orientação médica antes de iniciar o tratamento com o chá de Hipérico.

Mas os extratos do Hipérico se mostraram seguros e não tiveram efeitos abortivos, como também não prejudicou a formação do feto.

O chá também não prejudicou na quantidade de leite e nem na qualidade do mesmo.

Não é aconselhável fazer uso do chá de Hipérico juntamente com outros medicamentos, pois ele tem a capacidade de interferir na ação de outros medicamentos.

Principalmente medicamentos que elevam os níveis de serotonina.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria