Chá de hortelã: benefícios

O chá de hortelã atualmente é consumido por uma quantidade muito grande de famílias, mas mesmo as pessoas que o tomam nem sempre sabem a totalidade dos benefícios que o chá dessas folhas oferece.

São beneficiadas sem saber como isso acontece. Neste texto serão apresentados todos os benefícios do chá de hortelã para que essas informações fiquem mais conhecidas e as pessoas utilizem a planta para fins que não utilizavam antes.

Benefícios

imagem:reprodução

Antes de explanar os benefícios da planta é importante falar que pessoas que sofrem de insônia também podem tomar o chá de hortelã.

Essas pessoas sempre ficam receosas sobre se devem ou não tomar determinado chá, por medo de que contenha teína, uma substância estimulante parecida com a cafeína e que muitas vezes é chamada dessa forma.

Pode tomar sem medo. Os benefícios do chá de hortelã são os seguintes:

  • O chá de hortelã é capaz de diminuir a febre e os sintomas acompanhados por ela, se tornando, só por esse motivo, essencial para ter em casa. Isso acontece porque o chá de hortelã faz com que o consumidor produza suor ao mesmo passo em que o interior do corpo é esfriado e refrescado.
  • Também é muito eficaz para a saúde digestiva e gastrointestinal. É um potente remédio contra os gases, desde a produção à eliminação e estimula o fluxo da bile, o que faz com que o processo de digestão ocorra mais rápido e de forma mais eficiente. Isso evita que a pessoa sofra de constipação intestinal, então é um excelente remédio para as pessoas que sofrem desse mal. É também um remédio eficaz contra a síndrome do intestino irritado.
  • É um remédio potente e natural contra a náusea e o vômito, pelo fato de ser um antiespasmódico. Não é um remédio que funciona apenas nos casos que vêm aparentemente do acaso, mas também em situações em que a pessoa está em um barco ou em um avião e se sente dessa forma.
  • O chá de hortelã é um potente analgésico natural, reduzindo a sensação de peso e acalmando problemas como a distensão abdominal, a indigestão e as cãibras que costumam atingir inesperadamente mais umas pessoas do que outras. O efeito analgésico ajuda na indigestão porque acalma o intestino e os músculos lisos do trato digestivo.
  • Alivia problemas respiratórios comuns, como a tosse. Pelo fato de ser um antiespasmódico, melhora aquela vontade de tossir que as pessoas têm. Ajuda a eliminar os sintomas da gripe e do resfriado, uma vez que relaxa os músculos da garganta e do peito.
  • É capaz de aumentar as chances da pessoa de perder peso, quando, antes de tomar o chá, a pessoa inala o mentol, de forma que a pessoa tem o apetite diminuído.
  • Melhora o sistema imunológico, que é o sistema de células que protegem o corpo. É que o chá de hortelã tem propriedades antibacterianas, evitando vários tipos de doença. Mas essas propriedades não fazem o trabalho todo sozinho; o chá de hortelã contém potássio, cálcio, vitamina B e antioxidantes, e tudo isso junto ajuda na captura dos nutrientes pelo corpo, ajudando no processo de enfrentamento das doenças.
  • O mentol do chá de hortelã elimina o mau-hálito, então é recomendado para pessoas que sofrem disso.
  • O chá de hortelã reduz o nível de estresse, pois é um sedante natural que acalma todo o corpo.
  • Além de todos esses benefícios, o chá de hortelã ainda reduz a pressão arterial.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não basta saber apenas os benefícios, uma vez que um chá que pode lhe ajudar em um problema pode lhe causar um outro problema.

Saber das contraindicações antes de tomar qualquer coisa é ser prudente, é agir com cautela visando o melhor para a sua saúde.

Com base em algumas pesquisas, é possível afirmar que o chá de hortelã não é recomendado para pessoas que são alérgicas à planta ou que sofrem de gastrite.

Além disso, deve-se levar em conta os efeitos colaterais que podem acometer algumas pessoas. Eles são:

  • Dermatite por causa do contato com a planta;
  • Gastrite, caso o chá seja consumido muitas vezes por muito tempo. O chá de hortelã estimula o fluxo da bile, como dito anteriormente, e isso faz com que, caso ocorra por muito tempo, pessoas pré-dispostas à gastrite podem ter complicações;
  • Em algumas pessoas, pode causar nervosismo.

Agora que você sabe os benefícios e as contraindicações do chá de hortelã, sabe que pode toma-lo sem medo.

Visite nossos outros artigos para saber mais sobre os benefícios e contraindicações dos chás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *